Bastidores | Confiras algumas curiosidades sobre Os Caça-Fantasmas (1984)
Alexander Luthor
Os Caça-Fantasmas foi lançado há 39 anos. Um clássico da comédia dos anos 80 com algumas atuações e momentos icônicos, a construção da história é tão grande quanto o Homem de Marshmallow ( Stay Puft ).
O comediante do Edward “Dan“ Aykroyd foi criado em um ambiente onde fantasmas faziam parte de sua família, seu bisavô era um pesquisador espiritual e seu pai escreveu um livro chamado A History of Ghosts. Aykroyd sempre quis colocar suas experiências em um roteiro.
Aykroyd enviou ao diretor Ivan Reitman, seu roteiro, intitulado Ghost Smashers. O enredo era ambientado em um futuro em que os Caça-Fantasmas operavam em um posto de gasolina em Nova Jersey e enfrentavam ameaças fantasmagóricas. Ele também havia grande parte ambientado no espaço.
Reitman fez algumas mudanças. Ele o definiu para os dias modernos, tornou os Caça-Fantasmas mais parecidos com bombeiros e os fez comprar um quartel de bombeiros. Ele também pensou que começar em uma universidade enraizaria a história no realismo, ele a chamou de “teoria do dominó da realidade”.
Reitman apresentou a ideia ao presidente da Columbia Pictures, Frank Price, que perguntou quanto custaria. Reitman chutou US$ 30 milhões do nada com base em 3x o custo de Recrutas da Pesada, filme dirigido por ele. Price disse sim imediatamente, desde que fosse lançado em 12 meses, 8 de junho de 1984.
Harold Ramis veio para ajudar na redação, tendo trabalhado em Recrutas da Pesada. Aykroyd, Reitman e Ramis passaram 3 semanas no porão de Martha’s Vineyard de Aykroyd. Reitman disse que foi o melhor momento de sua carreira profissional.
Aykroyd escreveu o roteiro para ele e seu amigo John Belushi interpretarem os protagonistas. Infelizmente, Belushi morreu em 1982. Aykroyd ficou muito mal e chamou Belushi de sua “alma gêmea” e disse que Belushi era o único homem com quem ele podia dançar. O fantasma ‘Geleia’ foi baseado em Belushi como forma de homenagem.
Aykroyd sempre planejou interpretar Ray Stantz. E depois que Belushi faleceu, Michael Keaton, Tom Hanks, Chevy Chase e Steve Guttenburg foram todos considerados para o papel de Peter Venkman.
Reitman e Aykroyd concordaram que Bill Murray se encaixava perfeitamente. Murray era famoso por por alguns atrasos, mas tinha a reputação de honrar sua palavra. Apesar disso, Reitman não sabia ao certo se Murray apareceria até o dia em que as filmagens começariam.
No roteiro, Egon Spengler foi descrito como um “Sr. Spock da nova geração”, com o entendimento de que ele sozinho ajudou Venkman na escola. Christopher Walken, John Lithgow, Christopher Lloyd e Jeff Goldblum foram todos considerados para o papel.
Para inventar o nome, Ramis se inspirou em seu próprio colega de faculdade, Egon Donsbeck. “Spengler” veio do filósofo alemão Oswald Spengler.
Sigourney Weaver é Dana Barrett e queria uma mudança dos papéis mais sérios pelos quais era conhecida. Em sua audição, ela disse a Reitman que Dana que deveria se tornar um cachorro demônio. Para demonstrar, ela ficou de quatro e começou a morder os móveis. Reitman disse: “Nunca mais faça isso”.
Eddie Murphy foi escalado para o papel de Winston Zeddermore (Reitman negou). A cada revisão do roteiro, o papel de Winston aumentava e ele se tornava o personagem principal, então eles mudaram um pouco de Winston para Venkman e escalaram Ernie Hudson como Winston.
O Ectomóvel ou Ecto-1 é uma ambulância Cadillac dos anos 50. Era preto, mas não ficou bom na filmegem de câmera, então ficou branco. Como as filmagens foram apressadas, apenas um Ectomóvel foi produzido. Eles tratavam com luvas de pelica, com todo o cuidado e carinho. Ele ainda quebrou, felizmente logo após o término da produção.
Reitman queria que as lendas dos efeitos ILM (Industrial Light & Magic) trabalhassem no filme, mas eles foram contratados para O Retorno de Jedi. Na época, Richard Edlund queria se afastar da ILM, então montou o Boss Studios para trabalhar nos Caça-Fantasmas. Este vídeo mostra como alguns dos efeitos foram feitos…
Ray Parker Jr. foi contratado e criou o icônico Who Ya Gonna Call? No entanto, Huey Lewis e The News processaram por plágio, citando semelhanças com seu hit “I Want a New Drug“. A questão foi resolvida fora do tribunal.
O compositor Elmer Bernstein usou tecnologias novas e antigas. O novo da época, o sintetizador Yamaha DX-7 para criar sons estranhos que os instrumentos orquestrais não conseguiam. Ele também usou um Ondes Martenot , um instrumento eletrônico de 1928 para os tons sobrenaturais.
No roteiro original, o vilão Gozer assumia a forma de Ivo Shandor, um homem pálido e esguio de terno. A forma final de Gozer foi descrita como “David Bowie encontra Grace Jones“. Na verdade, Jones foi considerado antes de Slavitza Jovan ser escalado.
Na década de 1970, a Universal tinha uma série de TV intitulada The Ghost Busters e ameaçou processar. Felizmente, Frank Price estava se mudando para a Universal como chefe do estúdio e deixou Reitman manter o nome. E é por isso que a série animada se chama The Real Ghostbusters.
Reitman soube rapidamente que tinha um sucesso nas mãos. O público ria e gritava em igual medida, que era o que ele almejava, as críticas foram muito boas e 2 semanas após o lançamento, havia quiosques em todas as esquinas vendendo camisetas piratas dos Caça-Fantasmas.