PREDADOR completou 36 anos de lançamento. Considerado ainda hoje um dos melhores filmes de ação/ficção científica dos anos 1980, a história dos bastidores é repleta de grandes histórias.
Em meados da década de 1980, havia uma piada em Hollywood de que, depois de vencer Ivan Drago em Rocky IV, Rocky Balboa teria que lutar contra um alienígena em seguida. Em resposta, os roteiristas Jim e John Thomas escreveram um roteiro sobre um alienígena assassino vindo à Terra. Eles o chamavam de Caçador.
Os Thomas não tinham um agente, então entraram sorrateiramente na 20th Century Fox e colocaram o roteiro sob a porta de um executivo. Acabou sendo escolhido pela Fox e entregue à produção de Joel Silver.
Joel Silver acabara de produzir um grande sucesso de filme de ação em 1985, Comando Para Matar. Como tal, ele mostrou o roteiro de Caçador para Arnold Schwarzenegger, que concordou em estrelar.
O roteiro passou por mudanças:
– O nome foi mudado para Predator (Pradador) porque havia uma série americana chamada Hunter (Caçador).
– O roteiro focava em um bando de caçadores alienígenas. Isso mudou para um alienígena.
– O filme teve um nativo americano como protagonista. Este personagem evoluiu para Billy.
O produtor John Davis lembrou-se de ter visto Delírios Mortais (1986), de John McTiernan, e de ter ficado impressionado com o que criou com um orçamento de menos de US$ 1 milhão. Ele exibiu o filme para Schwarzenegger e Joel Silver, e eles adoraram. Então McTiernan foi contratado como diretor.
O consultor militar Gary Goldman disse que ficou impressionado com o esforço de Schwarzenegger e com a seriedade com que ele levou o treinamento. E o DP Donal McAlpine contou uma história sobre como Arnold sabia no que era bom e no que não era… Todas as manhãs haviam textos novos, em uma certa manhã Arnold saiu do seu trailer e foi direto em John, agarrou-o pelo colarinho e disse: Tem muitas palavras aqui, vou gravar do meu jeito! Disse Donal McAlpine.
Arnold se casou com Maria Shriver no meio das filmagens. O elenco e a equipe voaram para o casamento na sexta-feira, gravaram na sexta à noite, Arnold se casou no sábado, teve uma lua de mel de 2 dias e voltou ao set na quarta-feira.
Arnold teve algumas dificuldades:
– Ele não gostava da selva: “Estávamos sempre em uma colina. Uma perna para cima, uma perna para baixo”
– Na cena em que Arnold está coberto de lama, sua temperatura caiu. Eles o aqueceram dando-lhe ponche austríaco. Arnold disse “quanto mais eu bebia, mais bêbado eu ficava”
Carl Weathers interpretou o homem da CIA Dillon no filme e parecia se divertir muito no set com Arnold. Tivemos ótimos momentos. Era um grande grupo de rapazes. Sendo o atleta que sou, nunca em um milhão de anos deixaria o tabaco tocar meus lábios. Mas eu sentei lá sentindo o cheiro desse ótimo, ótimo aroma desse charuto. Arnold finalmente disse Carly, você quer um? Claro, por que não? Estava tudo acabado… Em poucos dias, Arnold me entregou uma caixa de charutos. Disse Carl Weathers.
Recém-saído de Máquina Mortífera, o roteirista Shane Black foi contratado como ator, interpretando Rick Hawkins. Joel Silver queria que Black estivesse disponível para trabalhar no roteiro, se necessário. Black, porém, não gostou e escreveu algumas falas de seu personagem, mas é isso, acabou ajudando.
Sonny Landham interpretou Billy. Ele era conhecido por ter um pavio tão curto que o estúdio contratou um guarda-costas para proteger as pessoas dele. Este guarda-costas seguiu Landham em todos os lugares que ele foi para garantir que ele não tivesse problemas no set.
Única mulher no elenco principal, Anna foi interpretada por Elpidia Carrillo. Ela trabalhou muito para criar uma história de fundo e McTiernan disse: “Ela sabe mais sobre o personagem do que eu.”
Um conselheiro militar chamado Gary Goldman colocou os atores para praticar os exercícios abaixo:
– Eles caminharam 20 milhas por uma selva mexicana.
– Goldman os levou em diversas corridas nas montanhas.
– Ele definiu exercícios e simulações por alguns dias.
Richard Chaves (Poncho) conta uma história em que ele se deitou para descansar no meio da caminhada na selva e quando se sentou estava coberto por centenas de formigas que começaram a picá-lo. Ele entrou em estado de choque e correu pela selva arrancando suas roupas.
A primeira pessoa escolhida para interpretar o Predador foi ninguém menos que Jean-Claude Van Damme. A ideia era que JCVD usaria suas habilidades em artes marciais para interpretar o Predador como um ninja alienígena que daria chutes de kung fu e realizaria diversas habilidades.
Van Damme esteve no set por apenas 2 dias antes de ser dispensado e demitido. Alguns dizem que Van Damme não gostou da cabeça do Predador; quando o colocaram nele pela primeira vez, ele o quebrou no chão. Custou $ 20.000, então Joel Silver o demitiu. Existem diferentes versões sobre o que aconteceu.
Van Damme estava fora e McTiernan trouxe Kevin Peter Hall ser o Predador. No mesmo ano em que Predator foi lançado – 1987 – Hall também interpretou o sasquatch em Harry and The Hendersons.
Hall achou difícil. O traje pesava muito, então teve que ser sustentado por uma plataforma para que Hall pudesse movê-lo. Ele estava usando o traje em condições de calor e também não conseguia enxergar com a máscara, então teve que memorizar para onde ele tinha que caminhar nas cenas.
McTiernan teve que lidar com problemas:
– Devido ao calor extremo, a maioria do elenco/equipe teve febre.
– McTiernan não comia comida local e perdeu 25 kg.
– McTiernan quebrou o pulso ao cair de uma árvore.
A Boss Studios foram contratados para projetar o traje do Predador. O traje estava atrasado, então McTiernan teve que filmar todas as cenas que não envolviam o Predador. Eventualmente, uma enorme caixa de madeira chegou – a fantasia de predador estava dentro e ninguém fora do Boss Studios a tinha visto.
A Boss Studios foram demitidos e a Stan Winston foi contratada. Eles haviam recentemente construídos o endosqueleto do Exterminador do Futuro e ganhou um Oscar por seu trabalho em Aliens. Ele recebeu US$ 1,5 milhão para projetar o traje do Predador novamente do zero.
Os retoques finais no Predador:
– A cabeça tinha 9 servomotores para mover a boca e o rosto.
– Seu sangue verde é o líquido de um bastão luminoso.
– O som de clique do Predador foi gravado pelo dublador Peter Cullen, ele se inspirou no barulho que os caranguejos fazem.
Antes de filmar algumas sequências de ação, a equipe levou 2 semanas para equipar a selva com explosivos. Eles não destruíram nada da selva, pois aquele local havia pegado fogo 2 anos antes, embora eles gastassem tempo pintando os tocos de preto com spray.
Joel Silver queria que Michael Kamen escrevesse a música depois de trabalhar com ele em Máquina Mortífera. Kamen já estava com a agenda fechada para trabalhar em Uma Noite de Aventuras, então McTiernan perguntou a Alan Silvestri porque ele era um grande fã de Silvestri por De Volta para o Futuro.
Em seu lançamento em 1987, Predador foi recebido com críticas muito mistas, mas rapidamente se tornou um popular clássico de ação dos anos 80.
Eu vou ficando por aqui, e quem sabe assistir esse clássico mais uma, ou duas, ou 3 vezes…