Bastidores | Confira algumas CURIOSIDADES sobre Duro de Matar

Duro de Matar foi lançado há 35 anos.

Aclamado como um dos grandes filmes de ação e o filme que catapultou a carreira de Bruce Willis, o os bastidores da história é maior do que o Nakatomi.

Em 1979, o policial que virou autor Roderick Thorp escreveu Nothing Lasts Forever, inspirado por um sonho que teve de assaltantes armados perseguindo um homem através de um prédio. Inspirada em A Torre do Inferno, a 20th Century Fox comprou os direitos de adaptação para o cinema.

Em 1987, o roteirista Jeb Stuart foi contratado para adaptar Nothing Lasts Forever. Ele estava lutando contra isso até que uma noite, depois de uma briga com sua esposa, ele teve a ideia de tornar o protagonista um homem que deveria ter pedido desculpas à esposa, mas não o fez, e algo muito ruim aconteceu.

Assim que o roteiro recebeu sinal verde, Joel Silver foi contratado para produzir. Ele disse a Stuart “Não é nada pessoal, mas você está demitido. Adorei o roteiro, mas não te conheço e preciso fazer um filme rápido”. Silver trouxe Steven E. de Souza, com quem ele havia trabalhado em Comando Para Matar.

Paul Verhoeven foi especulado para dirigir, tendo acabado de fazer RoboCop. Silver disse “ele seria tão bom”, mas Verhoeven rejeitou. O diretor do Predador, John McTiernan, foi então abordado, mas também rejeitou, dizendo que não gostava do personagem terrorista.

Silver não desistiu e continuou enviando o roteiro a McTiernan. Por fim, ele disse “se você me deixar descobrir como tornar isso divertido, eu farei isso”. Uma decisão importante foi usar os terroristas como uma fachada para ladrões, pois, McTiernan raciocinou, “ladrões são divertidos”.

Em 1968, Frank Sinatra estrelou um filme chamado Crime Sem Perdão – como tal, a Fox foi contratualmente obrigada a oferecer a Sinatra, de 72 anos, o papel de McClane. Ele se recusou dizendo “estou muito velho e muito rico”.

Clint Eastwood disse não porque não entendeu exatamente como funcionava o humor. Paul Newman recusou porque havia decidido não trabalhar mais com armas em filmes. Al Pacino estava nos planos. E, supostamente, Richard Gere era quem Jeb Stuart tinha em mente quando escreveu o primeiro rascunho.

Joel Silver estava em um voo com o agente Arnold Rifkin, que sugeriu seu cliente Bruce Willis. Silver achou que Willis tinha uma aparência de James Cagney e ficou interessado. Willis foi contratado para o programa de TV Moonlighting ( A Gata e o Rato no Brasil ), mas quando a co-estrela Cybill Shepherd engravidou, Willis viu a chance de estelar o longa.

Willis recebeu US $ 5 milhões pelo papel. Uma quantia enorme para uma estrela de TV e teve um impacto duradouro na indústria. Wills disse “no dia seguinte, o salário de cada ator subiu para $ 5 milhões, não recebi cartão de Natal nem nada”.

Ao escalar a protagonista feminina Holly, Willis viu a atuação de Bonnie Bedelia em Heart Like A Wheel ( Dragster 1983 ) e concordou com o diretor de elenco Jackie Burch que Bedelia seria perfeita para a esposa de McClane trazendo coração, calor e força para o papel.

O principal vilão é Hans Gruber, e Jackie Burch tinha Alan Rickman em mente desde o início. Ator de teatro na época, Duro de Matar foi o longa-metragem de estreia de Rickman.

Rickman estava preocupado em dizer “eu disse, ‘o que diabos é isso, eu não estou fazendo um filme de ação’”. Ele foi convencido por seu agente e disse que via Hans como o outro lado da mesma moeda para McClane: cosmopolita, elegante, elitista. Tudo o que McClane não era.

McTiernan queria Robert Duvall como Al Powell, mas Jackie Burch pressionou por Reginald VelJonson por tê-lo escalado para papéis anteriores. Ela disse que queria cercar McClane com atores que lhe dessem calor, profundidade e credibilidade e VelJohnson se encaixava no projeto. McTiernan foi convencido.

VelJohnson estava morando no porão de sua mãe e não atuava há algum tempo. Quando foi escalado, ele andou de carona com policiais para obter conhecimento e entender a angústia que emanava de seu personagem.

O principal capanga de Gruber era Karl, interpretado pelo bailarino russo Alexander Godunov. Silver o escolheu para o papel e o levou aos escritórios da Fox para encontrar Jeb Stuart para discutir o papel. Stuart disse: “Ele era apenas um espécime físico perfeito”.

O diálogo na discussão entre Holly e McClane surgiu da improvisação de Bedelia e Willis. A direção apenas os deixou indo em frente com os diálogos e fez anotações e incorporou os diálogos ao roteiro da cena em questão.

A frase de efeito de McClane é “Yippee-ki-yay mãe **** er”. De Souza( roteirista ) afirma que a linha era dele, Willis disse que a inventou. De qualquer forma, é uma referência a uma letra da música I’m an Old Cowhand regravada por Roy Rogers – McClane se autodenomina em homenagem a Rogers no filme.

Joel Silver queria utilizar o titulo Duro de Matar. Ele conseguiu do diretor Shane Black, que na verdade utilizaria o nome em outro filme, no caso seria o nome do filme O Último Boy Scout. Roderick Thorp ficou furioso com a mudança e falou com Silver, mas Silver disse: “A melhor coisa que aconteceu com o seu livro é este filme”.

Outra observação de Silver foi que o prédio não explode. Stuart disse que seria um fracasso para McClane. Silver respondeu: “Eu não vou fazer alguém pagar $ 12 por um ingresso de cinema e assistir o filme por 2 horas e depois o *** do prédio não explodir.”

Steven E. de Souza foi contratado para injetar um pouco de humor no roteiro. Ele acrescentou algumas falas de McClane,  e também o recado que McClane escreve no moletom de Tony e o envia pelo elevador.

Desde que viu Laranja Mecânica, McTiernan quis usar a Ode à Alegria de Beethoven no filme. O compositor Michael Kamen sugeriu outra peça de Laranja Mecânica, Singin’ in the Rain. Isso está inserido na partitura e pode ser ouvido durante o ataque da equipe SWAT.

Por causa das obrigações com Moonlighting ( A Gata e o Rato ), Willis tinha uma janela de 6 semanas para filmar. Então eles filmaram todas as suas cenas primeiro, então nas 6 semanas seguintes eles fizeram cenas que não tinham Willis. Ele então voltou para filmar as cenas em que o Atrium é destruído no final do filme.

McTiernan teve alguns problemas com Willis. Willis queria mudar sua posição em certos momentos para melhorar o angulo de filmagem “Eu não acho que ele ficaria aqui, ele ficaria ali”. Acontece que Willis estava preocupado com a queda de cabelo e queria ficar em lugares onde não apareceria tanto.

Marylin Vance foi a desenhista de produção. Ela tinha 17 versões diferentes de blusas de McClane criadas em vários graus de desgaste. Também há alguns problemas de continuidade – a blusa começa branco, depois fica verde, antes de ficar branco novamente.

Reginald VelJohnson dirigiu uma viatura de verdade quando deu ré e bateu no muro. McTiernan disse “ele não é um super-herói, ele está fazendo o melhor que pode. Então, deliberadamente, tornou-o um pateta. VelJohnson não queria fazer isso, mas estava ansioso para agradar e acertou em 2 tomadas.

O trabalho do icônico arquiteto Frank Lloyd Wright aparece algumas vezes. O átrio do Nakatomi foi baseado no Fallingwater de FLW. E a ponte modelo no escritório de Takagi é um projeto não realizado de Frank Lloyd Wright de 1953 chamado The Butterfly Bridge.

A parte de trás da cidade no escritório de Holly era na verdade uma pintura de 380 pés de comprimento, pintada com luzes led, o diretor de fotografia Jan de Bont adicionou a luz atrás da pintura para preencher o pôr do sol.

Em uma cena, no primeiro encontro entre Hans e McClane, Rickman precisou fazer um pulo, mas sentiu um impacto no joelho ao cair. Ele foi ao hospital e disseram que era uma cartilagem rompida. Ele voltou ao set com muletas e estava de pé em uma perna quando estava apontando a arma para McClane na cena.

O nome de toda a equipe de produção estava nesta lista, onde Hans recebeu o nome de Bill Clay. Na foto você pode ver os sobrenomes de Souza (roteirista), de Govia (desenhista de produção) e de Bont (Diretor de Fotografia).

No roteiro original de Stuart, McClane acidentalmente pisou em tubos fluorescentes, mas de Souza mudou para usar todo o vidro da sala de informática. Eles gastaram $ 130.000 em vidro de segurança para filmar esta cena enquanto o vidro de segurança se quebra em pequenos cubos.

Botas de silicone foram feitas para se moldar perfeitamente aos pés de Willis quando ele corre pelo vidro. Elas tinham uma sola de borracha resistente, mas eram como chinelos. A equipe de maquiagem trabalhou para que eles se misturassem à pele de Willis, e em todas as tomadas intermediárias de Willis ele está usando essas botas de couro.

Demorou meses para persuadir as autoridades locais a permitir a filmagem da explosão do telhado com os dois helicópteros. McTiernan teve 1 semana para filmar, mas fez tudo em uma noite. A rota de voo dos helicópteros foi configurada com 12 câmeras e tudo teve que ser planejado nos mínimos detalhes.

O momento em que McClane pula do telhado foi feito no telhado de um estacionamento equipado com morteiros. As costas de Willis foram acolchoadas e sua pele coberta com gel para absorver o calor. O salto foi de 7 metros em queda para cima de um colchão de ar. A explosão empurrou Willis para a borda do colchão – foi incrível e ele simplesmente conseguiu.

O dublê Ken Bates então substituiu Willis e um desacelerador foi usado para controlar sua queda. Bates estava preso a fios e o desacelerador permitiu que ele caísse em queda livre com segurança, o mecanismo entra em ação a 15 metros do solo e para de forma controlada.

Filmando a queda icônica de Hans do Nakatomi, McTiernan convenceu Rickman a fazer a cena sozinho. Os efeitos coordenados disseram que o derrubariam na contagem de 3, mas secretamente planejaram soltá-lo em 1 para capturar medo e terror genuínos nos olhos de Rickman.

A queda do corpo de Hans caindo no chão foi o de Ken Bates, que usou uma configuração semelhante à que foi feita para a descida de McClane. Havia um colchão de ar na parte inferior para segurança adicional. Bates caiu de alguns bons metros de altura do Fox Plaza sem nenhum arranhão.

A Fox não tinha certeza de como comercializar o filme e 2 semanas antes do lançamento decidiu por um pôster sem o rosto de Willis, decidindo que um ator conhecido pela comédia não venderia um filme de ação. 2 semanas depois que o filme estreou como um grande sucesso, o rosto de Willis estava de volta ao pôster.

Com um orçamento de US$ 35 milhões, o filme arrecadou US$ 141,5 milhões. Rapidamente se tornou um clássico e hoje é considerado um dos maiores filmes de ação já feitos.


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