Back to the Future Special Pack é a expansão que os fãs de lavadores de alta pressão e De Volta do Futuro esperavam?
Desenvolvido por: FuturLab |
---|
Publicado por: Square Enix |
Gênero: Casual, Indie, Simulação |
Série: PowerWash Simulator |
Lançamento: 16 de novembro de 2023 |
Classificação indicativa: Livre |
Modos: 1-6 Jogadores |
Disponível para: PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC |
Desde que PowerWash Simulator lançou, a curiosidade para jogá-lo apenas aumentava e quando surgiu a DLC Back to the Future Special Pack, vi finalmente minha chance de experimentá-lo e descobrir se era algo prazeroso ou monótono. Você também está nessa dúvida? Então vem comigo nessa review.
Objetivo & Equipamentos
Seguindo a proposta do jogo base, nosso objetivo gira em torno de limpar um determinado objeto ou local de forma minuciosa. Para isso usamos uma lavadora de alta pressão que pode utilizar diferentes acessórios, como bocais que permitem lavar uma área maior reduzindo a pressão ou ainda, empunhaduras diferenciadas que podem melhorar sua precisão a curta distância ou permitir alcançar locais mais distantes.
Enquanto PowerWash Simulator possui toda uma campanha própria com sistemas de progressão para a melhoria de equipamentos e novos acessórios, a expansão vai direto ao ponto. Back to the Future Special Pack já vem com todos os melhores equipamentos ao seu dispor para auxiliar na limpeza e cabe ao jogador apenas colocar a mão na massa.
A expansão fica localizada numa aba especial e pode ser acessada diretamente, sem a necessidade de qualquer progresso no jogo base.
Sujeira & Praticidade
Dando início a campanha, você terá acesso ao primeiro item a ser limpo, a Van do Doutor Emmett Brown. O veículo como qualquer outro item está completamente sujo. A imundice é tanta que fica impossível de ver inscrições e até sua cor real. A missão do jogador então é muito simples, deixar a Van limpa usando uma lavadora de alta pressão.
Todos os 5 itens/fases presentes na expansão (Van, Máquina do Tempo, Torre do Relógio, Teatro Holomax e o Trem do Tempo) possuem objetos presentes no cenário como escadas e andaimes que podem ser utilizados para melhorar o acesso a determinadas sujeiras.
Algo interessante e que oferece muito praticidade, é a forma com a qual PowerWash Simulator demonstra sua completude na limpeza. Existe um contador que mostra a porcentagem limpa da fase e também um menu com todos os itens que precisam ser limpos. Esse menu além de nomear todos os itens, mostra a porcentagem da limpeza, quanto você ganha por limpar aquela parte e ainda permite a você selecioná-la para que comece a piscar no cenário para ser achada facilmente.
Jogabilidade & Atalhos
O jogo é bem simples, basicamente o jogador se movimenta com um analógico, gira a câmera com o outro e esguicha a água com o gatilho direito. É fácil o suficiente para qualquer pessoa jogar. No entanto mesmo em sua simplicidade existem atalhos muito úteis.
Utilizando o D-PAD você consegue: travar o botão da água e evitar de cansar o dedo no gatilho; inverter a posição do esguicho para uma cortina vertical ou horizontal; fazer com que toda a sujeira brilhe em amarelo para ser facilmente encontrada; e por fim, pode utilizar uma mudança na perspectiva para focar em determinado local sem mexer a câmera, apenas o jato de água (opção muito útil para quem possui enjoo de movimento).
Um forte ponto positivo do jogo é que você pode salvá-lo em qualquer parte da limpeza e voltar novamente exatamente de onde parou.
Tematização
Back to the Future Special Pack nos coloca no papel de um limpador de equipamentos que serão utilizados para produzir a franquia de filmes de De Volta para o Futuro. Existe um estagiário da produção que te contrata e dá alguns toques sobre o que será gravado ali ao longo da sua limpeza, fornecendo detalhes sobre os filmes.
Algo que chama a atenção durante a limpeza nessa expansão, é o nome dos itens presentes nos objetos, como o capacitor de fluxo. Uma pessoa normal que não assistiu aos filmes talvez não saiba o que é, para o que serve e onde o encontrar. Mas para um fã se torna gratificante saber sua posição e limpá-lo com afinco. Aliás, o jogo está localizado em PT-BR.
Existem interações com alguns itens do cenário e também uma pequena cena no término de cada limpeza.
Partes Técnicas
Durante a campanha é nítido que o visual gráfico não é uma coisa de outro mundo, mas é caprichado o suficiente e atende as expectativas. A textura de algo sujo que depois de limpo começa a brilhar e refletir os objetos do cenário, deixa a limpeza muito agradável e gratificante.
Por falar em cenário, todo objeto é rodeado por cenários conhecidos dessa franquia de sucesso, envolvendo trechos de toda a trilogia. Dessa forma, além de limpar objetos que marcaram essa história dos anos 80, você também pode apreciar um pouco da ambientação a sua volta.
A parte sonora que não chama muito a atenção, mas combina perfeitamente com uma lista personalizada da sua preferência utilizando simultaneamente um Spotify ou Apple Music.
As features do DualSense infelizmente não foram utilizadas, um detalhe que certamente aumentaria a imersão e conforto na hora da limpeza.
Modos de Jogo
Back to the Future Special Pack possui dois modos. O modo livre permite que você jogue com 1 a 6 jogadores online. Já o modo campanha pode ser jogado solo ou em dupla.
Back to the Future Special Pack: Vale a pena?
O Pacote Especial De Volta para o Futuro de PowerWash Simulator é uma expansão barata, o que a torna um bom atrativo para quem já curtiu o jogo base. Ela traz consigo objetos icônicos que na certa farão os fãs assistirem novamente os filmes devido a nostalgia proporcionada aqui, e para s fãs da caçada, um novo pacote de troféus pode ser obtido com umas 4 horas de jogo.
No entanto, existe a sensação de que faltou algo. Talvez itens tematizados, novos equipamentos e trajes ou uma abordagem mais carismática tornassem essa expansão mais indispensável. De resto, a última fase do trem foi a única que deu alguns crashs durante a partida, porém o progresso em nenhuma vez foi perdido o que reduziu a frustração.
Concluindo, é uma ótima expansão que cumpre em trazer um bom conteúdo tematizado nos moldes da campanha base, mas não foge disso. E sobre ser divertido? É sim, mas não é algo que você vai querer devorar e sim consumir aos poucos. É pra ser um jogo para relaxar quando você não quer nenhum desafio, apenas a sensação reconfortante de ser útil.
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Continue lendo aqui.