A vida conturbada de Amy Winehouse contada pelo olhar dela sobre a vida e a música chega aos telões tardiamente.
Título: Back To Black |
---|
Ano de Produção: 2024 |
Dirigido Por: Sam Taylor-Johnson |
Estreia: 16 de maio de 2024 |
Duração: 1h 47min |
Classificação: 16 anos |
Gênero: Cinebiografia, Drama |
País de Origem: Reino Unido |
Sinopse: Back to Back é um filme biográfico sobre a cantora Amy Winehouse, pelas mãos da diretora Sam Taylor-Johnson, responsável pelo longa Cinquenta Tons de Cinza. O longa-metragem narra a carreira sombria da artista conhecida por sucessos como ‘Rehab’ e ‘Black to Black’, que morreu precocemente aos 27 anos de idade por intoxicação alcoólica em 2011. Através da jornada da adolescência até a fase adulta, sua curta carreira profissional é apresentada, desde os seus primeiros dias em Camden até a produção de seu álbum inovador, Back to Black, que serviu como um grande impulso para a fama global de Amy. A história, contada através dos olhos da cantora, explora e abraça as muitas camadas da artista icônica, além de seu relacionamento amoroso tumultuado com Blake (Jack O’Connell). Durante sua caminhada no estrelato, a cantora criou álbuns Frank e Back to Black, o último dos quais lhe rendeu seis prêmios Grammy. Até hoje, Amy é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B. |
---|
Cinebiografia Tardia
A cinebiografia de Amy Winehouse chega em um tempo que seu nome mal é lembrado pelos fãs, perdendo o timing para um possível “estouro” de bilheteria, mas, ao meSso tempo, traz uma nova perspectiva à história de sua breve vida adulta na carreira artística e suas dores.
Dentre as mudanças na história e a licença poética, vemos a personalidade de algumas pessoas mudarem drasticamente, como a do pai e do ex namorado, que na vida real, não eram tão “santos’ como o filme pinta para o público. ao menos o filme pode trazer um novo olhar sobre as letras de suas canções.
Falta Coragem, Sobra Voz
“Back to Black” é uma tentativa de celebração cinematográfica da Vida de Amy Winehouse, se arrisca pouco a ser uma obra-prima, mas captura a essência da artista com uma sensibilidade e profundidade raramente vistas no cinema. Sob a direção de Sam Taylor-Johnson, o filme é uma jornada emocionante e inspiradora através da vida e do legado de uma das vozes mais distintas da música moderna. Infelizmente, faltou coragem para ousar e se arriscar mais a contar mais detalhes pesados da história.
Marisa Abela, encarnando Winehouse, entrega uma performance estelar que transcende a mera imitação. Ela captura a alma de Amy com uma autenticidade que ressoa em cada cena, trazendo à tona a paixão, a dor e o espírito indomável da cantora. A atuação de Abela é uma força da natureza, uma tempestade de emoções que nos envolve e nos leva ao coração da história de Winehouse.
Roteiro Apressado Mas Certeiro
O roteiro de Matt Greenhalgh é uma tapeçaria rica que tece momentos de triunfo e tragédia com uma habilidade narrativa que honra a complexidade de sua protagonista. O filme não se esquiva de todos os momentos sombrios, mas os apresenta com uma dignidade que eleva a narrativa além do sensacionalismo.
Visualmente, “Back to Black” é um deleite. A cinematografia captura o glamour e a decadência da cena musical de Londres com uma paleta de cores que reflete a vibração da música de Winehouse. A trilha sonora, naturalmente, é um destaque por si só, com as canções icônicas de Amy servindo como o coração pulsante do filme.
A Música Acima de Tudo
Em última análise, “Back to Black” é um tributo à arte de Amy Winehouse. É um filme que celebra sua música, sua personalidade e sua influência inegável na cultura pop. É um lembrete poderoso de que, apesar de suas lutas, Amy Winehouse foi, antes de tudo, uma artista extraordinária cuja obra continua a inspirar.
Seu par romântico (encarnado por Jack O’Connel) a conquista através da música, além de ser tema de várias composições, e já entra em sua vida com tudo, mesmo que apressando bastante o roteiro do filme.
Veredicto Final
Nós podemos certamente aplaudir a forma como “Back to Black” consegue ser um retrato honesto e tocante, e mesmo não tendo coragem de se arriscar mais a fundo, é um filme que não apenas conta uma história, mas também a canta, com todas as notas de amor e perda que compuseram a vida de Amy Winehouse.
Conheça nosso canal no YouTube:
Estreia: 17/05/2024 as 20h