Segundo o Globo, o período nebuloso da pandemia fez com que a procura por livros de fantasia tenha tido um aumento considerável.

George MacDonald - Phantastes
Escritor Escocês George MacDonald – Phantastes – inspirador de outros grandes tais como C.S Lewis e J.R.R. Tolkien

Autores clássicos como Rick Riordan (Percy Jackson) e Sarah J. Maas (Corte de Espinhos) são alguns dos destaques na procura de livros durante a pandemia da covid-19. De acordo com dados da Nielsen, o segmento de fantasia foi o que mais cresceu no mercado editorial, com 61% de aumento no volume de vendas desde março de 2020. No entanto, aparentemente, as editoras já haviam percebido que os títulos venderiam mais, antes mesmo da pesquisa. Segundo a PublishNews, pesquisas internas foram feitas por algumas delas, sendo assim se concluiu que as obras de fantasia estão sendo mais consumidas por adolescentes, bem como, por jovens adultos (até 25 anos).

Clássicos da fantasia, que inspiraram outros clássicos, são lançados no Brasil


Recentemente, o Estadão fez uma matéria com os livros de fantasia que foram lançados há pouco tempo no Brasil, e outros que ainda serão, com autores que inspiraram a literatura fantástica de Tolkien e C.S Lewis. São clássicos de George MacDonald, Selma Lagerlöf, bem como, Novalis.

Aliás, nós, aqui do TG, já fizemos uma matéria do livro de Selma Lagerlôf, a primeira mulher a ganhar um nobel de literatura, lançado neste ano (confira aqui).

Ainda na matéria do Estadão, foi compartilhado um trecho do clássico “Phantastes” (1858), mencionado como grande inspirador para J.R.R. Tolkien e C.S Lewis, lançado pela editora Thomas Nelson no início de 2021. Veja:

“Que objeto estranho um espelho é! E que magnífica afinidade existe entre ele e a imaginação humana! Pois este meu aposento, enquanto o vejo no espelho, é o mesmo e, ao mesmo tempo, não é. Não constitui a mera representação do lugar onde moro, mas parece que estou lendo a sua descrição em um livro cuja história me agrade.”

Confira mais sobre o livro na Amazon.

Quem mais está a procura desse mundo ilimitado? 

Leia mais sobre a matérias dos clássicos da Fantasia:


Para mais sobre livros, veja AQUI, no TG.