Nobel de Literatura perseguido pelos nazistas, tem suas obras em domínio público.
Na Europa e no Brasil as obras do consagrado escritor Thomas Mann entra em domínio público, depois de 70 anos da morte do autor as editoras perdem a exclusividade dos títulos nessa quinta- feira (01-01).
Na prática, isso significa que qualquer editora pode publicar obras até então protegidas por direitos autorais, sem necessidade de autorização prévia ou pagamento de royalties. Em 2026, ficam liberadas as obras de autores que morreram em 1955.
A Companhia das Letras tem onze títulos de Mann publicados no Brasil. Os seus grandes romances incluem Os Buddenbrook, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1929, A Montanha Mágica e Doutor Fausto.
Considerado um dos mais importantes escritores alemães do século 20, o autor nasceu em Lübeck, na Alemanha, em 1875, filho de uma teuto-brasileira. Ele viveria tempos de turbulência política — marcados pelas duas Guerras Mundiais, o nazismo e o Holocausto.
Indagado por um repórter sobre se considerava o exílio um fardo, respondeu: “Onde eu estiver, será a Alemanha. Levo minha cultura comigo e não me vejo como alguém decadente.”
Quer saber mais sobre Literatura? Então, clique!
Conheça nosso canal no YouTube:
