As Mãezonas da Ficção

As genitoras são sempre figuras marcantes na vida real, bem como na fantasia. Detendo elas destaque em boa parte das obras, seja para nos fazer rir igual Dona Nenê, de A Grande Família, ou chorar igual a mãe do dinossaurinho Littlefoot, no desenho clássico Em Busca do Vale Encantado.

Com a colaboração da minha companheira de Teoria Geek, Taís Wolfert, elaborei essa pequena lista de matriarcas inesquecíveis da TV e do Cinema.

Donna Sheridan

Mamma Mia! é uma comédia musical movida por músicas do Abba, que mostra uma mãe solo que lidou anos com tudo sozinha e sua filha de casamento marcado que quer saber quem é o pai. O filme pode ter uma sinopse zoada, mas é maravilhoso! Principalmente, se olhado mais do ponto de vista de Donna (Meryl Streep). Afinal ela se virou e deu conta de tudo sozinha durante anos, mostrando ser capaz de dar uma vida boa para sua filha e comandar um hotel.

O longa tem um ótimo ritmo e também aborda a questão da comunicação, de certa forma. Afinal, Donna escondeu uma informação de Sophie (Amanda Seyfried) durante muito tempo, mesmo tendo seus motivos. Ainda assim, a relação e a proximidade das duas é linda de se ver, em alguns momentos até emocionante. Donna é uma mãe que foi guerreira e lutou para se estabelecer e conseguir tudo que conseguiu, mesmo que não fosse muito e que ainda tivesse outras metas.

Joyce Byers

Interpretada por Winona Ryder, ela é uma das personagens principais de Stranger Things, o arrasador sucesso da Netflix.

Mãe solteira de Will (Noah Schnapp) e Jonathan Byers (Charlie Heaton), e possuindo sérios problemas financeiros, Joyce trabalha como balconista de varejo. Ficando desesperada quando o caçula desaparece misteriosamente e não medindo esforços para encontra-lo! Mesmo que isso signifique passar como louca.

Sra. Wollowitz

Genitora do pervertido Howard (Simon Helberg), em The Big Bang Theory, ela ficou conhecida pela gritaria ao falar com o filho. Jamais sendo mostrado o seu rosto na série!

Justamente por esse motivo, a foto de ilustração é da atriz que fazia a voz da personagem na produção, Carol Ann Susi. Tendo falecido em 2014, ainda com o sucesso de audiência no ar. Provocando, assim, uma emocionante despedida durante o episódio 18 da oitava temporada!

Wanda Maximoff

A Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), uma das personagens mais marcantes do Universo Marvel, dispensa maiores apresentações.

Nenhuma seleção de matriarcas ficaria completa sem ela! Até porque, uma série e um filme foram lançados focando, justamente, no lado materno da sua poderosa figura. Literalmente cruzando dimensões, para ficar junto dos tão amados filhos!

Dona Hermínia

Encarnada, brilhantemente, pelo saudoso Paulo Gustavo, ela com certeza representa boa parte das mães brasileiras. Seja graças aos escândalos em público ou o amor incondicional pela prole!

Inspirada em Déa Lucia, de quem o ator era filho, foi tão bem representada na telona que quase nos esquecemos se tratar de um homem no papel. Com o longa inicial ganhando mais duas continuações, tamanho o sucesso de crítica e bilheteria alcançado.

Rainha Elinor 

Valente é uma animação que mostra bastante sobre a relação familiar entre uma mãe e sua filha. A mãe, Elinor, age, e quer que as pessoas a sua volta também ajam, de acordo com a época em que vive. Mas a filha, Merida, é uma garota bem a frente de seu tempo, por isso as duas entram nos mais diversos conflitos e discussões. Até que Merida busca ajuda de uma bruxa e a mãe acaba virando uma ursa.

A animação mostra como as relações não são perfeitas, como a comunicação é um ponto muito importante. Grande parte do problema das duas seria resolvido se ambas conversassem mais. E é enquanto a mãe está na forma de urso, que as duas se unem e percebem o amor que tem uma pela outra. Que a forma de Elinor agir era seu jeito de cuidar de Merida, de querer o melhor para ela. Só faltou um diálogo melhor para que, antes de todo o desastre, as duas se entendessem e entrassem em acordo.

Sarah Connor

Apesar de também interpretada por nomes consagrados como Emilia Clarke e Lena Headey, a personagem teve seus maiores momentos nas mãos de Linda Hamilton.

Mãe do líder da Resistência Humana contra a dominação das máquinas, comandadas pela Skynet, Sarah faz de tudo para derrotar os terríveis assassinos enviados por ela. Tornando-se, enfim, uma verdadeira casca grossa!

Marge Simpson

Nossa segunda representante animada da lista, Marge é quem segura as pontas da família mais insana dos desenhos.

Entre as bizarrices de Homer, as militâncias da Lisa, as tretas do Bart e os momentos icônicos da Maggie, ela sempre está lá para confortar, apoiar ou limpar a sujeira de todos.

Cersei Lannister

A leoa coroada, que só se importava com as próprias crias, Cersei conseguiu destacar-se numa série lotada de mães marcantes. Como Catelyn Stark e Daenerys Targaryen, por exemplo.

Apesar da aparente frieza e indiferença quanto às outras pessoas, quando o assunto eram os filhos, ela mudava radicalmente de postura. Ultrapassando qualquer limite e tirando seja quem fosse do caminho, caso necessário, para mantê-los a salvo. O que, na prática, acabou até jogando contra, no final!

Dona Florinda

Aqui temos a mãe do tesouro mais famoso da televisão. Cujo coração por ela bate, feito caroço de abacate!

Ostentando uma personalidade forte e um cerne apaixonado, Dona Florinda (Florinda Meza) sempre se esforçou ao máxima para dar de tudo ao seu mimado filho, Kiko (Carlos Villagrán). Exceto a tão sonhada bola quadrada!

Molly Weasley

Se criar um filho já é difícil, imagina então dar conta de 7, ainda mais num mundo repleto de magias e perigos fantásticos.

Porém, mesmo levando uma vida simples e se virando para prover o melhor à sua família, Molly (Julie Walters) nunca deixou de ostentar o mais terno dos sorrisos no rosto. Nem deixou de aplicar as maiores broncas e castigos, quando foi preciso!

Rochelle Rock

Cuidado! A última mãe dessa lista é extremamente raiz e sem papa nenhuma na língua. Até porque, com o marido tendo dois empregos, nem seria obrigada a isso!

A genitora do carinha que mora logo ali, aquele mesmo, odiado por todos, Rochelle (Tichina Arnold) rouba a cena na série através do temperamento agressivo e das frases hilárias. Tornando obrigatória, assim, a sua participação na nossa seleção! Mesmo ela insistindo em dizer que não precisaaaaava.

 

Quer saber mais novidades do universo geek? Então, clique aqui.


Conheça nosso canal no YouTube: