Teoria Geek – O Importante é se divertir!

As Armadilhas da “Onda Nostálgica”

Existem duas palavras capazes de causar calafrios nos fãs de qualquer franquia consagrada, sejam elas filmes, séries, desenhos, animes, livros ou até mesmo jogos. Essas palavras são: nova adaptação!

O que é, tão somente, pegar uma obra de sucesso e fazer um reboot (mudando a história original), um remake (dando uma nova roupagem à mesma história) ou ampliar o universo dela (acrescentando acontecimentos à história). Muitos podem dizer “mas isso é bom, mantém a obra viva”, porém, o placar revela uma goleada para o time dos fracassos sobre o dos sucessos.

Para começar, basta ver os live actions lançados pela todo-poderosa Disney. Os quais oscilam entre o primor de A Bela e a Fera e a tragédia de O Rei Leão. Com direito a um A Dama e o Vagabundo completamente insosso e um Cruella magistral! Porém, ela não é a única a errar a mão em obras cujos nomes pareciam garantir sucesso absoluto.

Recentemente, saiu um novo filme de Mortal Kombat, carregando altas expectativas dos fãs. Contudo, apesar de deter à disposição toda a tecnologia moderna, passou deveras longe de captar a essência do lendário jogo! Sendo o longa de 1995 muito melhor, mesmo sem os aparatos disponíveis hoje em dia. E olha que ele nem foi lá grande coisa!

Todavia, nem tudo são espinhos. Como exemplo disso temos Cobra Kai, pegando na veia o espirito dos fantásticos longas de Karatê Kid.

Ghostbusters – Mais Além, introduzindo personagens novos, perfeitamente encaixados no universo, sem esquecer dos antigos. Contando, inclusive, com uma genial e emocionante homenagem ao saudoso Harold Ramis!

Bem como as diversas obras ampliando o universo Star Wars, com destaque para The Mandalorian, Rogue One e Clone Wars, verdadeiras obras-primas, que quase nos fizeram esquecer da bizarra trilogia cinematográfica recém-lançada.

No meio de tantos titãs, um personagem roubou a cena. Não pela proporção do seu filme, mas pelo modo como ele atingiu destaque na mídia. Sonic!

O live action do icônico ouriço azul tinha tudo para passar despercebido, ganhando apenas manchetes temporárias, tivessem os animadores feito um trabalho decente. Entretanto, a caracterização horrorosa apresentada no primeiro trailer, gerou uma avalanche de críticas! Os traços humanizados deram ao mascote da Sega aspecto esdrúxulo e teriam enterrado a franquia, não fosse os produtores ouvirem os fãs e refazerem por completo o protagonista. Como resultado, a longa foi um sucesso e ganhou até uma continuação, igualmente cativante.

Ouvir os fãs, aliás, é o que tem faltado aos responsáveis por Cavaleiros do Zodíaco! Um dos maiores animes de todos os tempos, quiçá o maior, teve sua essência deixada de lado na sanha da Toei (estúdio dono dos direitos da obra) pela conquista do público americano.

Ao invés de fazer o simples, dando à fanbase um reboot com traços da qualidade daqueles apresentados nas maquinas de jogos da Pachinko e concluindo Lost Canvas (os direitos não pertencem à Toei, mas poderia adquiri-los), preferiram descaracterizar completamente a obra e deixa-la irreconhecível. Consequentemente, vêm acumulando fracasso em cima de fracasso, enquanto levam os apaixonados a se corroerem de raiva! Vide a repercussão do já flopado live action.

Outra vítima do público americano é o chamado Monsterverse. O qual tem como personagem principal Godzilla e vinha montando, com maestria, um universo bastante interessante. Culminando no espetacular Godzilla II – Rei dos Monstros! Criticado por gente que nunca assistiu aos filmes originais do lagartão, pelo fato de dar muita atenção aos humanos e menos à porradaria entre os monstros.

Atendendo a esses críticos, todo o entorno das feras foi praticamente abandonado em Godzilla vs Kong, deixando o filme agitado e vazio, bem como eles adoram.

Em suma, entre enormes acertos tal qual Chucky e Wandinha, sempre há desastres igual DragonBall Evolution. E ainda vem aí o live action de Yu Yu Hakusho.

Cruzem os dedos, galera! Pois sempre que uma nova adaptação é anunciada, “os deuses atiram uma moeda ao ar e o mundo segura a respiração para ver de que lado cairá”.

Quer saber mais novidades do universo geek? Então, clique aqui.


Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile