Conheça os filmes selecionados para a 16ª edição do Festival Anim!Arte

Entre os destaques está o curta “Only a Child”. Festival acontece 100% online este ano. Estudantes e professores de todo o Brasil terão acesso gratuito.

Anim!Arte

A 16ª edição do Festival Anim!Arte começa a partir de segunda-feira, 24 de maio. Até 13 de junho a seleção de 452 filmes de mais de 60 países, estará disponível para ser assistida através da plataforma Kinow. Pela primeira vez o festival será acessado de todo o Brasil. Estudantes e professores poderão se cadastrar por meio de um formulário na plataforma e obter acesso gratuito ao festival. Para o público em geral o ingresso custará R$ 25,00, sendo válido para todos os dias do evento, e poderá ser adquirido no mesmo site: https://animarte.kinow.tv.

Na edição de 2021, o festival tem um recorde de mulheres: 58% dos filmes selecionados foram dirigidos ou codirigidos por animadoras. O festival também conta com animações que falam sobre a pandemia de coronavírus pelo mundo. Curtas com a temática LGBTQI+, sobre diversidade racial e feminismo também estão na seleção oficial, além de filmes dedicados ao público infantil.

Entre os curtas selecionados na categoria Filme Ambiental destacam-se “Only a Child”, criado por mais de 20 diretores de animação sob a supervisão artística de Simone Giampaolo (Suíça). O filme dá forma e cor às palavras originais ditas pela canadense Severn Cullis-Suzuki, representante da ECO (Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente) na cúpula da ONU no Rio, em 1992. A produção será exibida pela primeira vez no Brasil. Já “Òpárá de Òsún: Quando Tudo Nasce”, de Pamela Pelegrino (Bahia/Brasil), conta a história do Orixá das águas doces, Òsùn a deusa da fertilidade. O argentino “El Árbol ya fue Plantado”, de Irene Blei, também está entre os escolhidos.

Na seleção de Culturas do Mundo Profissional pode ser visto “Girls talk about Football”, de Paola Sorrentino (Itália), um filme que conta como é ser garota no mundo dos meninos. Seis meninas compartilham suas próprias experiências jogando futebol feminino em um esporte dominado pelos homens e através de diferentes técnicas de animação exploram várias narrativas. A animação terá sua première mundial. Também na mostra aparece “El Desfile de los Ausentes”, de Marcos Almada Rivero (México), que faz sua première no Brasil.  

Na categoria competitiva Estudantes Brasileiros Maxi destacam-se filmes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Vinte e sete dos 49 curtas terão sua première mundial.

Em Estudantes Internacionais Maxi, 168 filmes terão estreia mundial, brasileira ou sul-americana na 16ª edição do Festival Anim!Arte. Já na categoria Estudantes Internacionais Mini, 51 dos 72 filmes terão sua première por aqui.

Nos filmes infantis destacam-se “Sonhos da Isah: O baú do papai”, de João Ricardo Costa (Santa Catarina/Brasil); “Los Fantásticos Viajes de Ruka: Pez Luna”, de Julián Rosenblatt (Chile) e “Nana & Nilo em Dia de sol e Chuva”, de Sandro Lopes (Brasil).

Além das mostras competitivas, o festival também apresentará sessões retrospectivas, com curtas produzidos por alunos da UVA (Universidade Veiga de Almeida) e da Escola Parque, do Rio de Janeiro.

O 16° Festival Anim!Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Escola Parque, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com o apoio de Kinow,  Freeway Film, Festhome e Núcleo i Inteligência Criativa.

Sobre o Anim!Arte:

O Festival Anim!Arte foi criado em 2001 e há 20 anos vem realizando mostras de filmes feitos por estudantes e para os estudantes. Nas últimas edições, o festival recebeu mais de 3000 inscrições e apresentou para o seu público uma seleção de curtas-metragens de animação, muitas vezes inéditos no Brasil e na América do Sul. No ano de 2019 o evento contou com mais de 4000 espectadores em 11 dias de evento. O Anim!Arte foi o primeiro festival audiovisual da América Latina a integrar o Youth Cinema Network, a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil.

Confira a programação completa em: https://animarte.kinow.tv  

Redes sociais: 

Site: www.vouanimarte.com.br 

Instagram: https://www.instagram.com/festival_animarte/