Absolum | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Guard Crush Games, Supamonks
Publicado por: Dotemu
Gênero: Beat’em up, roguelike
Série: Absolum
Lançamento: 09 de Outubro de 2025
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC

 

Após publicar diversos títulos do gênero beat’em up, das mais famosas IPs de todo o mundo, a Dotemu decidiu investir em sua própria IP, e assim nasceu Absolum, o primeiro game original da Dotemu. O game, do gênero de briga de rua, com elementos roguelike, foi desenvolvido pela Guard Crush Games (uma das co-desenvolvedoras de Streets of Rage 4) em parceria com a Supamonks, publicado pela Dotemu. Mas será que essa criação original deu certo? Vamos conferir!

Trama

Ambientado no mundo de Talamh, o jogo segue quatro rebeldes que devem lutar contra o tirânico Rei Sol Azra, que decidiu conquistar todas as terras mágicas e livrar o mundo da magia. Após um cataclismo mágico causado por magos ambiciosos que abalou o mundo, Azra usou o caos resultante e a desconfiança pública na magia para tomar o poder, escravizando magos por meio de sua Ordem Carmesim. Os jogadores então assumem o papel dos rebeldes, que tentam libertar a magia e derrotar o regime opressor de Azra.

Gameplay

Absolum é um beat’em up com progressão em side scroll, que apresenta várias classes de personagens, havendo um total de quatro personagens diferentes, cada um com seus próprios pontos fortes e habilidades únicas, sendo eles:

Karl: é um anão que luta contra inimigos com suas armas e punhos nus; Galandra, a elfa, está equipada com uma espada enorme;

  • Karl: um anão que usa os punhos como ataque principal e como arma para ataques Arcanos, o que o torna excelente em causar dano tanto a curta quanto a longa distância. Seu ataque pesado permite que ele execute um golpe, no qual ele desfere um soco para baixo, atordoando o inimigo e interrompendo sua postura.
  • Galandra: uma elfa que usa socos e chutes como seu ataque principal, mas vem equipada com uma grande espada que pode ser usada através do botão de ataque alternativo. Sua espada é ainda mais mortal graças às suas habilidades Arcanas, que executam golpes poderosos que atordoam os inimigos e causam alto dano.

Cider: é uma fusão enigmática de humano e constructo, cuidadosamente reconstruída após quase morrer por um misterioso marionetista. É uma personagem ninja ágil que empunha duas adagas que lhes permitem atacar rapidamente; Os ataques principais de Cider são semelhantes aos de Galandra, onde ela usa socos e chutes a seu favor. No entanto, seu ataque pesado faz com que ela dispare um gancho e se agarre aos inimigos, permitindo que ela salte no ar e cause dano aéreo. As habilidades Arcanas de Cider consistem em projéteis e ataques de longo alcance que podem atingir vários alvos , tornando-a a escolha perfeita para controle de multidões.

Brome: É um sapo humanoide, que de imediato, ao vê-lo, é impossível não associá-lo ao Frog, de Chrono Trigger, mas aqui, o sapo é um mago, que pode surfar no ar usando seu cetro. Brome é definitivamente um dos melhores personagens do jogo devido às suas habilidades de conjuração de magias, bastantes úteis contra chefes do final do jogo. Para ataques básicos, ele usa seu cajado em rápida sucessão, e seu ataque pesado consiste em uma magia que causa dano em todos os lugares ao seu redor. Enquanto isso, suas habilidades Arcanas se concentram em magia de longo alcance com área de efeito.

Embora os jogadores comecem com dois personagens, eles terão que progredir até um certo ponto no jogo para desbloquear os Cider e Brome. O melhor de Absolum é que há um personagem para cada um, já que cada um se concentra em um estilo de jogo diferente. Seja para ataques aéreos, magias, socos poderosos ou uma jogabilidade focada em espadas, há um personagem para você.

Cada personagem tem um ataque leve e pesado básico. Ataques consecutivos contra um inimigo acumularão combos e mana para o personagem do jogador, que podem ser usados ​​para liberar “Arcana”, um ataque especial que pode causar danos significativos aos seus oponentes. Os jogadores também podem se esquivar ou desviar para evitar ataques recebidos. Esquivar ou atacar um oponente pouco antes de seu golpe atingir o personagem do jogador o desviará, deixando-o em um estado atordoado.

Outra grande característica do game, é que ele também apresenta elementos comumente encontrados em jogos roguelike. No início de cada run, o personagem do jogador pode se equipar com “Rituais”, que são habilidades passivas e bônus que alteram seus ataques. Conforme os jogadores concluem os encontros de combate, eles desbloquearão mais Rituais para uso em combate, embora todos os Rituais equipados sejam perdidos se o personagem do jogador for morto em combate. O level design e os Rituais que os jogadores encontram em um nível são randomizados, tornado assim cada partida única. Os jogadores derrotados retornarão a um reino onde podem recuperar sua saúde e comprar novas atualizações ou desbloqueios permanentes antes de partirem para sua próxima run. Derrotar um chefe pode desbloquear “Inspirações”, que são habilidades de combate ativas. O jogo também apresenta elementos encontrados em jogos de RPG, como sidequests e rotas alternativas. O jogo também suporta multiplayer cooperativo para dois jogadores.

Duração e fator replay

O game pode levar em torno de 8 a 10 horas para uma primeira run completa, com conteúdos extras desbloqueados somente após zerar o game. Já uma exploração mais profunda pode extender o tempo de vida do game para cerca de 20 horas ou mais.

Demais aspectos técnicos

O jogo se destaca visualmente, com sua arte rica, com animações muito bem feitas, com sua direção de arte que remete a HQs. Mesmo em uma tela repleta de inimigos, não há uma poluição visual que deixe o jogador perdido, tudo temm muita clareza.

A trilha sonora também é um diferencial, contando com composições de Gareth Coker (famoso por Ori and the Blind Forest), Yuka Kitamura (Dark Souls, Elden Ring) e Mick Gordon (DOOM). A sensação de impacto e envolvimento é reforçada pelos efeitos sonoros utilizados que dão peso aos golpes.

Absolum: Vale a Pena?

A abordagem ousada da Dotemu à mistura de gêneros funde a energia frenética dos beat ‘em ups com sistemas roguelite profundos, proporciona uma experiência estilosa e viciante. Embora sua narrativa tenha dificuldade em corresponder à grandiosidade da construção de mundo, o gameplay e o design audiovisual brilham por si só. Se você está procurando diversão a um preço razoável, não há nada melhor do que o que está sendo preparado aqui.

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation pela Dotemu para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.