A Pequena Sereia | Cabelo de Halle Bailey custou 750 mil reais

Se alguém sabe como obter o tom certo de vermelho para o cabelo preto, é Camille Friend, cujos créditos incluem Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Ela já experimentou adicionar cor diferente ao cabelo de Lupita Nyong’o, e agora ela está fazendo isso novamente.

Desta vez, foi para Halle Bailey no live-action de A Pequena Sereia, mas fazer isso não saiu barato.

Seu desafio era pegar a ruiva mais famosa da Disney, a princesa Ariel, e criar um visual para Bailey que funcionasse. Além disso, manter o cabelo natural de Bailey era um requisito importante que ela precisava atender.

Bailey, que ostenta cabelos longos, queria se manter fiel à sua herança negra. E mantê-la sem peruca anunciaria um momento importante para a representatividade e a identidade de Bailey, já que o filme apresenta a primeira Ariel negra da Disney (e primeira princesa negra em um filme live-action).

Em conversa com a Variety, Friend diz que começou com as raízes de Bailey. “Fui me encontrar com a família da Halle. Sua mãe é espiritual e eles são uma família gentil.” Ela acrescenta: “Comecei a entender quem ela era e por que o elemento natural do cabelo era importante manter”.

Assim que Friend teve aprovação e entendimento disso, ela começou seu processo de criação. “Olho para o formato facial, tom de pele e cor dos olhos. E qual será a cor do figurino dela.”

Amigo estava determinado a não cortar nenhum dos cabelos naturais de Bailey ou usar uma peruca. “Eu sabia que uma peruca simplesmente não ia funcionar”, diz ela.

O dilema de Friend era criar o icônico visual de princesa ruiva sem cortar os locs de Bailey. O processo de envelopamento levava de 12 a 14 horas. Ela diz que Bailey foi “guerreira”, e Friend conseguiu que o processo fosse reduzido a um tempo razoável.

O cabelo comprido era de cor personalizada e fundido com pontas de queratina. “São três tons de vermelho”, diz Friend, que encontrou o cabelo na Extensions Plus em Chatsworth. “Provavelmente gastamos pelo menos US$ 150 mil porque tivemos que refazer e retirar. Você não poderia usá-lo e teríamos que começar de novo. Foi um processo.”

A Pequena Sereia está em exibição nos cinemas.