A Lição é mais um drama coreano que está na Netflix e não tem nada de fofinho. Muito pelo contrário. Retrata o ambiente hostil das salas de aula.
Além disso fala sobre um tema recorrente, não apenas na Coreia do Sul como também no Brasil: o bullying.
Origem: Coreia do Sul |
---|
Classificação: 16 |
Gênero: Drama |
Temporadas: 1 |
Episódios: 16 |
Exibição: 30, Dez, 2022 – 10, Mar, 2023 |
Sinopse: Anos depois de ser vitima de terríveis atos de violência na escola, uma mulher coloca em prática um elaborado plano de vingança. |
---|
Onde Assistir: Netflix |
[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir lida com temas sensíveis que podem servir de gatilho. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.
Não é novidade para ninguém que o bullying é um tema recorrente quando os ambientes escolares são retratados nos doramas. E em “A Lição” eles foram bem a fundo no quesito violência escolar.
Confesso que pulei algumas cenas, isso porque elas são bem explicitas durante os atos de violência. Portanto, se você está a procura de um kdrama que te deixará suspirando de amores, pode pular A Lição e partir para outro título da sua lista. Que eu sei que é gigante kkk
Direção e Roteiro
Todo bom dorama vem com uma base sólida. E com certeza nós temos isso em A Lição. O diretor é o Ahn Gil Ho, que também dirigiu Passarela de Sonhos e Memórias de Alhambra.
Além disso, o roteiro foi feito pela maravilhosa Kim Eun Sook, que além de ser a roteirista das duas partes de “A Lição”, foi a roteirista de outros ícones como Goblin, Descendentes do Sol, Herdeiros e O Rei Eterno.
Confesso que a história é surpreendente e não tem como prever o jeito que vai acabar. Definitivamente, isso me surpreendeu demais nesse kdrama.
Ademais ele foi lançado em duas partes, a primeira parte contou com 8 episódios e foi lançado em dezembro de 2022. Já a segunda parte chegou no dia 10 de março, e eu simplesmente os devorei.
Personagens Principais
- Moon Dong Eun: é a nossa protagonista que, com certeza, ganhará seu consentimento por todo o caos que ela deseja causar. Portanto prepare-se para conhecer uma mulher forte, decidida e inabalável. Durante a fase escolar foi interpretada pela atriz Hyun Seung Min e nos anos posteriores pela atriz Song Hye Kyo.
- Joo Yeo Jeong: Um colírio para os olhos. Um jovem médico e também herdeiro do hospital da família. Tem um passado misterioso e guarda muito rancor. Mas isso muda quando o seu caminho cruza com o da Moon Dong Eun. Ele é inteligente e muito determinado. O ator responsável por dar vida a esse papel é o Lee Do Hyun.
- Park Yeon Jin: ela com certeza conseguiu um lugar no meu ranking de personagens mais detestáveis. Uma pessoa mimada, e acostumada a conseguir tudo que quer. Com um ego maior que o monte Everest, usa o dinheiro como desculpa para fazer o que quiser. Im Ji Yeon ficou com o papel em sua fase adulta e a atriz Shin Ye Eun interpretou a personagem na fase escolar.
- Jeon Jae Joon: Mais um integrante do quarteto culpado pelo que aconteceu com a Dong Eun, e outro que entrou pra minha lista. O ator interpretou tão bem que dá vontade de dar uns três socos nele por minuto de tela. Herdeiro de vários clubes de golfes para a alta sociedade. Ou seja, rico e malvado, não dá pra esperar muita coisa. O responsável por interpretar esse traste de personagem foi o ator Park Sung Hoon quando adulto e o ator Song Byeong Geun enquanto adolescente.
Enredo e Fotografia
Ás vezes, mesmo com um bom elenco o drama não consegue prender quem assiste. Com certeza não é o caso de “A Lição”. É muito bom assistir a uma história que no final não deixa nenhuma ponta solta.
Além disso, o foco total do dorama é na busca da Moon Dong Eun por uma reparação através da vingança. Pois a história faz questão de mostrar os danos psicológicos e físicos contra vítimas de bullying.
Decerto que o sucesso das cenas dos atos de bullying, é devido ao excelente trabalho em conjunto da direção com a atuação espetacular. Pois conseguem transmitir a dor de cada queimadura e cada tapa que a personagem sofria.
O que aumenta sua vontade de ver a Moon Dong Eun concluindo seu plano de vingança, isso porque os seus agressores cresceram e, por incrível que pareça, alguns deles conseguiram ficar ainda piores.
Vale a pena falar sobre
- Assim como na série, houve um caso real de agressão escolar onde uma estudante foi queimada com um utensílio de beleza.
- O bullying na Coreia do Sul acontece em grandes proporções, por isso existem campanhas anti-bullying da UNICEF em parceria com o grupo BTS.
- A atriz Song Hye-Kyo e a roteirista Kim Eun-Sook já haviam trabalhado juntas no kdrama “Descendentes do Sol”.
A Lição: é bom ou é bomba?
Em resumo: é muito bom. Pois possui um roteiro inteligente que te prende do início ao fim, atores excepcionais, direção e roteiro impecáveis. Ademais é uma história de raiva, brigas e desencontros que vale muito a pena assistir.
Pois assim como nas novelas brasileiras, que tentam trazer alguns pontos escuros da sociedade, trouxe uma visão mais abrangente das marcas causadas pelo bullying.
Então se você é fã dos dramas asiáticos, continue por aqui.
Conheça o nosso Canal no YouTube