A Fera do Mar | Confira nossa crítica

Indicado ao Oscar 2023, na categoria Melhor Filme de Animação, A Fera do Mar traz uma história bastante interessante acerca da capacidade destrutiva das narrativas, quando distorcidas para atenderem interesses escusos. Levando até mesmo pessoas boas, a cometerem atos abomináveis!

Ficha Técnica
Título: A Fera do Mar
Ano de Produção: 2021
Dirigido Por: Chris Williams
Estreia: 2022
Duração: 1:59m
Classificação: 10 anos
Gênero: Animação, Família, Aventura
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: Uma menina entra escondida no navio de um grande caçador de monstros marinhos. Juntos, eles iniciam uma jornada épica por águas desconhecidas.

 

Os Terríveis Monstros Marinhos

Ambientado na época das grandes navegações, o longa começa mostrando o embate entre humanos e as gigantescas criaturas que vivem no oceano.

Tratados como cruéis e sanguinários, esses animais são atacados tão logo os encontram, bem como muitas vezes caçados em seus habitats. Tudo em nome da segurança da espécie e, obviamente, do alto pagamento por cada morte comprovada!

Comprovação a qual se dá através da entrega de uma parte da presa, aos monarcas locais.

Porém, existe um ser mais temido do que qualquer outro: a Bravata Vermelha. Sendo ela a maior e mais forte das criaturas! Responsável pelo naufrágio de inúmeros navios.

Detendo, dessa forma, a recompensa mais alta por sua cabeça.

Inocente ou Visionária

Fã apaixonada dos caçadores dessas feras, a pequena órfã Maisie consegue penetrar escondida num dos navios especializados em tal oficio. Trombando ele, justamente, com o maior dos “demônios” marítimos!

Durante o ataque devastador da descomunal Bravata Vermelha, ela e um dos marinheiros, o veterano Jacob, acabam engolidos pelo monstro. Porém, o que parecia ser o fim da dupla, muda completamente o rumo da história!

Ao alcançar uma ilha deserta a besta regurgita ambos e, graças à coragem da garota em se aproximar dela, demonstra ser extremamente dócil.

Tal comportamento levanta o questionamento, na cabeça da menina e do contrariado rapaz, sobre a real periculosidade representada por aqueles animais. Levando-os a questionarem se os ataques às embarcações eram propositais ou motivados pela hostil ação humana?

Efeito Scooby-Doo

Lembrando em alguns momentos Moby Dick, principalmente na relação do Capitão Corvo com a Bravata. Tal qual Ahab e a lendária baleia branca! O filme assemelha-se bastante ao enredo de Como Treinar o Seu Dragão, também. Onde um personagem se aproxima da criatura mais temida pelo povo em geral e descobre ser a realidade sobre ela, deveras, diferente da contada até então.

Outra comparação que vem à mente é com Scooby-Doo, motivada pelas revelações da reta final do longa. Demonstrando serem os verdadeiros monstros, quem diria, os humanos!

Dona de uma trilha sonora razoável, alta qualidade na animação, trama bem trabalhada e ensinamentos importantes embutidos no enredo, a produção faz por merecer sua indicação ao prêmio máximo do cinema.

Deixando no ar uma valiosa lição, que já deveria estar sendo utilizada pelas pessoas na vida real: sempre buscar informações sobre os assuntos, antes de tomar atitudes preconceituosas e intempestivas!

 

Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: