Teoria Geek – O Importante é se divertir!

A degradação dos jogos ao longo dos anos

Você sabe o que são troféus?

Troféus são bonificações conquistadas quando você cumpre algum objetivo no jogo, eles são utilizados em várias plataformas, como PlayStation, Xbox e Steam. Alguns troféus você conquista por finalizar o jogo no modo mais difícil, outros por fechar a campanha em um determinado número de horas e ainda alguns são conquistados por dar 10 headshots consecutivos. Os troféus, eram assim, diversos e que exigiam alguma habilidade por parte do jogador.

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Caçar troféus e poder observar as estatísticas é viciante para alguns!

No entanto esses troféus não serviam apenas para exibir os seus feitos, mas também para ostentar seu nível na PSN perante seus amigos e definir seu lugar em algum site de ranking, como é o caso do site brasileiro myPSt, e outros estrangeiros como PSNProfiles, ExoPhase e tantos outros.

A partir daí originou-se basicamente três grupos de caçadores:

Nossa atenção vai para os caçadores de troféus que tem por finalidade competir em algum ranking, seja ele nacional ou internacional. Esses jogadores são apenas um pequeno nicho de toda a nação gamer, porém eles fomentam um ótimo comércio para aqueles que produzem platinas fáceis.

Onde tudo começou

Tudo começou na época das Disneytinas, onde como você pode imaginar, os jogos da Disney eram os mais fáceis de serem platinados. Muitos jogadores bem crescidos (alguns barbudos) jogavam então jogos como Hannah Montana, Phineas and Ferb e Disney Universe. Jogos que para época eram tidos como a ‘vergonha alheia’ do momento. É claro que hoje em dia você percebe que eram bons jogos, afinal, eram bem caprichados, você se divertia e eles levavam umas 15 horas ou mais para serem completados.

A Telltale Games lançava jogos com temáticas que estavam na moda, como Game of Thrones e The Walking Dead.

O tempo se passou e com isso surgiu a Telltale Games com suas platinas de 8-10 horas onde tudo o que você precisava fazer era praticamente completar a história do game. Ter uma platina dessas na conta era praticamente colocar uma placa de que você gostava de caçar por quantidade de troféus. Porém os jogos eram ótimos, as histórias realmente te prendiam e era basicamente como assistir uma série semanal, já que os episódios saíam aos poucos.

Uma mudança radical

Mais alguns anos e surgiram a Ratalaika Games, Eastasiasoft e ChiliDog Interactive, três publishers que reinventaram os troféus fáceis por trazer platinas em torno de 10 à 60 minutos de obtenção. A corrida pelo pódio ficou insana, já que poucos jogos faziam uma grande diferença. As platinas rápidas agora eram claramente a oferta principal dessas empresas, pois em alguns a platina saía antes mesmo de você completar o jogo ou ainda, existia um cheat para burlar o título e te deixar invencível. Porém, mesmo assim, ainda era divertido, pois os jogos geralmente eram ports de jogos feitos para jogadores e não caçadores, então você podia aproveitar e conhecer diversos indies de desenvolvedores menores – ainda pode, elas continuam na ativa.

Recentemente entrou no mercado de platinas mais algumas publishers que vieram a ser mais específicas em seus objetivos. A Gamuzumi por exemplo, oferece visual novels para o público adulto no qual você pode conquistar as platinas em questão de 5 minutinhos se skipar os textos e ignorar a história. Um prato cheio para upar a conta ou para certas pessoas se distraírem com seu conteúdo erótico.

A Gamuzumi é muita conhecida pela sua série de jogos Sakura Succubus.

Já a Smobile traz quatro tipos de jogos, a coleção Fun, Run, Break e Break Head to Head. Cada qual possui uma jogabilidade um pouco diferente, mas que basicamente só vão mudando de visual a cada novo lançamento. O mesmo pode ser dito dos estudos bíblicos da Breakthrough Gaming Arcade, que apesar de possuir uma boa variedade de jogos, diversos deles também apresentam praticamente o mesmo conteúdo.

Virou um problema

Porém, tudo isso ainda era divertido, pois as doses digamos… Estavam controladas. Até que chegou mais uma publisher um pouco mais audaciosa em seu objetivo de chamar atenção dos platinadores, a Webnetic. Por mais que inicialmente a ideia de seus jogos era divertida e até educativa, acabou que isso abriu as portas para uma promiscuidade nas platinas. Em alguns jogos da Webnetic, tudo o que você precisa fazer para platinar o jogo, é segurar um botão. Existe um animal na tela, e você precisa chegar até a pontuação de 9500 pontos, e para isso, basta segurar o ‘R1’ para a pontuação subir. A cada 500 pontos, um troféu aparece e uma curiosidade sobre o animal é revelada. Isso mudou tudo! Não porque nunca existiu, e sim porque eles viraram jogos lançados semanalmente.

A ThiGames é famosa por seus jogos de comida saltitante com o diferencial de lançar duas versões, a normal, onde você platina em 3 minutos segurando o botão ‘X’ e a turbo, onde o objetivo é o mesmo, mas você platina em 60 segundos.

Vendo então que outras empresas lucravam com a venda de platinas, publishers como a ThiGames e Zakym surgiram e fizeram exatamente a mesma coisa. Com novos títulos sendo lançados a cada semana, temos um amontoado de platinas que não exigem a menor habilidade do jogador. Essas, não são divertidas.

Onde vamos chegar?

Eu caço meus troféus desde 2010, tenho minhas platinas difíceis pra impactar os amigos, e várias simples para manter minha liderança no ranking feminino e também ter uma boa pontuação no geral. Contudo, pela primeira vez, em todos esses anos, não é mais divertido competir em um ranking de troféus e isso se deve porque para ter uma chance contra seus adversários, você obviamente precisa fazer os jogos mais fáceis, e então você se vê obrigado a jogar vários títulos que praticamente te dão uma platina exposta numa bandeja. Mas essa platina não é gratuita, ela custa dinheiro do seu bolso, logo não se trata mais de gosto ou habilidade para se tornar um grande caçador, é apenas de quem tem mais dinheiro.

Acredito que em breve, se as plataformas não colocarem um limite no que é aceito ou não para ser lançado aos seus usuários, caçar troféus em quantidade vai perder a diversão para todos. Porém, não é apenas os caçadores que sofrem, mas desenvolvedores e publishers sérias também. Para progredir no ranking mais rápido, vários indies que antes faziam sucesso, estão perdendo vendas para publishers que pouco se importam com o que estão lançando e principalmente, conosco. Afinal, onde está a diversão se nem precisamos jogar?


Não nos abandone ainda, tem muita coisa legal acontecendo, dê uma olhada aqui.

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