Pela primeira vez no maior evento de games da América Latina, o criador de um dos jogos mais influentes da história participará da cerimônia de abertura, sessões do BGS Meet & Greet, painéis do BGS Talks e ainda receberá o Lifetime Achievement Award
A Brasil Game Show acaba de revelar mais uma peça importantíssima do seu quebra-cabeça de atrações desse ano. A 14ª edição do maior evento de games da América Latina terá a presença ilustre de Alexey Pajitnov, criador do jogo Tetris, um dos jogos eletrônicos mais populares de todos os tempos. Até hoje, mais de 520 milhões de unidades do jogo já foram vendidas para mais de 50 plataformas. Pajitnov estará presente nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de outubro, quando participará da cerimônia de abertura, sessões do BGS Meet & Greet, de diferentes painéis do BGS Talks e receberá no palco principal da BGS o prêmio Lifetime Achievement Award, premiação em reconhecimento às grandes contribuições que fez à indústria global de jogos eletrônicos.
A participação especial de Pajitnov é celebrada pelo CEO e fundador da BGS, Marcelo Tavares. “Uma das partes mais emocionantes de promover a BGS é proporcionar encontros únicos entre pessoas que transformaram o setor de games e os jogadores. É uma experiência importante tanto para os convidados, que podem ver de perto o impacto de suas criações com a comunidade, quanto para os gamers, que ficam frente a frente com figuras históricas, como Alexey, um dos mais importantes nomes da história dos jogos eletrônicos.”
Alexey Pajitnov
Nascido na União Soviética em 1955, Pajitnov era apaixonado por quebra-cabeças e pelo jogo de tabuleiro pentaminós, desde criança. Na juventude, depois de concluir seu mestrado em matemática aplicada no Moscow Institute of Aviation, ele começou a trabalhar em áreas pioneiras como reconhecimento de fala e inteligência artificial no Dorodnitsyn Computing Centre. Em seu tempo livre, em 1984, foi lá que ele desenvolveu sua obra-prima, o Tetris.
Inicialmente, Pajitnov compartilhou cópias da sua criação com seus colegas em disquetes. Em 1985, o jogo foi disponibilizado em um PC da IBM e se espalhou rapidamente pela União Soviética. Em 1987, foi a vez da criação mais famosa de Pajitnov chegar à América do Norte e à Europa. A popularidade do jogo só aumentou depois de um acordo histórico com a Nintendo, e 1989, quando o Tetris passou a fazer parte do mais novo Game Boy da Nintendo, vendendo mais de 35 milhões de cópias. Hoje, o Tetris é jogado em todo o mundo em diversas plataformas, incluindo smartphones. Mais de 425 milhões de unidades do jogo já foram vendidas apenas para mobile. Em 2023, Pajitnov foi retratado no filme Tetris, agora disponível via streaming na Apple TV+, que detalha a jornada do jogo que é o maior sucesso comercial da história.
Além de conhecer e interagir pessoalmente com Pajitnov, o visitante da edição desse ano da BGS terá muitas atrações para curtir. Ele poderá acompanhar competições de esports, conferir lançamentos de jogos e produtos para gamers, divertir-se em diversas estações free-to-play, assistir a shows da Video Game Orchestra, encontrar criadores de conteúdo e muito mais. Entre os destaques, também terá a chance única de se encontrar com outras várias personalidades históricas e atuais do mundo dos games, como Nolan Bushnell, Shota Nakama, Shawn Fonteno e Ned Luke (atores de GTA V), Charles Martinet, Samantha Kelly e Kenny James (dubladores oficiais da franquia Mario Bros.).
Para acompanhar as novidades do evento, siga a BGS nas redes sociais e visite o site oficial do evento.
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Continue lendo aqui.