Apesar de soar como teoria da conspiração, é evidente que existem diversos interesses escusos correndo nos bastidores do alto escalão dos governos. Os quais a sétima arte adora explorar, de maneira costumeiramente reflexiva.

Distrito 9

Utilizar uma analogia inteligente, colocando os considerados diferentes em guetos bem no país onde ocorreu o hediondo Apartheid, é algo sem dúvida genial. Ainda mais num cenário com ares pós-apocalípticos.

Ao chegarem à Terra em busca de refúgio, extraterrestres são segregados e forçados a viver no deplorável Distrito 9, localizado na África do Sul. Porém, quando o agente humano Wikus van de Merwe (Sharlto Copley) é infectado com um vírus que lhe transforma numa das criaturas, a situação muda radicalmente.

Minority Report

Imagine se existisse uma forma de prever detalhadamente a ação dos bandidos, antes mesmo delas acontecerem. Condenar alguém por um crime que ainda não cometeu, mas pretendia, baseado apenas numa visão, seria correto?

Defensor ferrenho dessa maneira questionável de agir, o competente detetive John Anderton (Tom Cruise) encontra-se perante um dilema, quando uma das previsões denunciam um homicídio o qual ele próprio cometerá. Inconformado, a icônica figura da lei sequestra um dos videntes enclausurados e parte numa jornada para tentar escapar da sua vaticinada sina, bem como desmascarar as mentiras por trás da nova ordem imposta.

Ender’s Game

Qual o limite do aceitável durante uma guerra? Há, de fato, algum? Tal indagação surge, inevitavelmente, na mente daqueles que assistem a esse deveras subestimado longa, ostentando um invejável elenco estrelado.

Depois de vencerem o exército invasor da raça alienígena conhecida como Formics, graças á atuação heroica do lendário piloto Mazer Hackam (Ben Kingsley), os comandantes militares do nosso planeta decidem ir até o lar natal deles e eliminar de vez a ameaça. Para tão arriscada missão, o Coronel Hyrum Graff (Harrison Ford) seleciona os jovens mais prodigiosos do mundo! Contudo, o brilhante líder dos escolhidos, Ender Wiggin (Asa Butterfield), logo percebe que a realidade não é bem aquela relatada ao público.

Tropa de Elite 2

Se o primeiro filme da franquia tornou-se um marco do cinema nacional, esse segundo elevou as críticas políticas a outro patamar. Abordando, justamente, o quão infiltradas na estrutura pública estão as maiores organizações criminosas do país.

Afastado do BOPE após uma operação malsucedida diante da rebelião ocorrida no presídio Bangu 1, o agora Coronel Nascimento (Wagner Moura) é transferido para a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Péssima escolha feita pelos milicianos que comandam o Estado! Afinal, ele não só tropeça nos esquemas sujos dos bandidos de colarinho branco, como resolve combatê-los a qualquer custo.

V de Vingança

Não existe, no cinema, obra capaz de expressar melhor a temática deste especial! Pois discorre, impecavelmente, acerca dos abusos cometidos pelo regime autoritário em vigor, tal qual a culpa do povo perante essa despótica conjuntura.

Ao andar ingenuamente sozinha pelas ruas desoladas de Londres, a inocente Evey Hammond (Natalie Portman) acabaria sendo estuprada por depravados Homens-Dedo, não fosse o misterioso mascarado autonomeado V (Hugo Weaving) salvá-la. Isso dá início a uma inesperada relação entre os dois, enquanto o protagonista desempenha sua impetuosa retaliação contra figuras importantes do partido no poder, as quais jazem sob a liderança do tirânico Chanceler Adam Sutler (John Hurt).

 

Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: