O lançamento ocorreu, na segunda-feira 8 de dezembro, na Biblioteca Nacional de Brasília, Nicolas Xavier do Centro Educacional (CED) Incra 8 de Brazlândia.
Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Nicolas começou a escrever aos nove anos, sempre incentivado pela família e pela equipe escolar. Em 2023, ele publicou sua primeira obra, Astro Guardiões.

“Meu novo livro nasceu também das ideias que fui juntando ao longo dos anos, até transformar tudo em uma história completa. Cada capítulo carrega algo do que eu gosto de ler e imaginar. Minha família esteve comigo em todas as etapas, sem eles, nada disso teria acontecido”, contou o escritor.

Família e escola
A mãe do estudante, Lidiane Xavier, contou que o incentivo escolar foi determinante para despertar o gosto do filho pela leitura e pela escrita.
“O Nicolas sempre teve mais facilidade com a área de exatas e enfrentou desafios na alfabetização. O apoio da escola e da família, especialmente do avô materno, que também é escritor, foi essencial para criar nele o hábito da leitura”, lembrou Lidiane.
“Ver que o TEA não é um impedimento e que ele pode chegar onde quiser é muito emocionante. A escola esteve conosco desde o lançamento do primeiro livro até este evento, oferecendo suporte que sozinhos não conseguiríamos”, relatou.
Quer saber mais sobre Literatura? Então, clique!
Conheça nosso canal no YouTube:






