Apresentando Juliana Salgado
Juliana Ribeiro Salgado: 29 anos, mais de 18 de experiência, e uma carreira repleta de história e talento.
Natural de Belém do Pará, Juliana é baterista, compositora e educadora musical, com uma trajetória sólida na cena musical. Com mais de 18 anos de dedicação à música, ela se destacou em diversos projetos de rock e heavy metal paraenses, com participações em gravações de destaque como os EPs “Discovery” (Born to Be, 2012) e “Welcome to Our Dream” (Archibald, 2011).
Sua versatilidade a levou também ao universo da música erudita, onde, em 2018, gravou o álbum “Never Surrender” com a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA), realizando quatro turnês internacionais, passando por diversos países da Europa e Estados Unidos. Além disso, integrou a Orquestra Sinfônica do Eurochestries Festival e esteve em turnês nacionais com a OVA, em Brasília e Palmas. Posteriormente, levou seu talento para o continente africano, onde acompanhou o artista Naldinho Freire em turnê por Cabo Verde.
De volta a Belém, consolidou sua presença na cena musical local, tocando em bandas e em diversos eventos. Com formação em Música pela Universidade Federal do Pará e pós-graduação em Educação Musical pela Faculdade Souza Lima, em São Paulo, Juliana continua se reinventando como artista e educadora.

Hoje em dia entre aulas e os palcos
Atualmente radicada em São Paulo, Juliana é professora de bateria e integrante da banda Malvada, um dos maiores nomes do hard rock feminino no Brasil. Com a banda, ela participou de grandes festivais como Rock in Rio, Best of Blues and Rock e Angra Fest. Além disso, gravou dois álbuns de estúdio: A Noite Vai Ferver (2021) e, posteriormente, o mais recente, Malvada (2025), lançado mundialmente pela gravadora italiana Frontiers Records — que, por sua vez, conta com nomes como Mr. Big, Whitesnake e Soto — reforçando, assim, ainda mais sua projeção na cena do rock nacional e internacional.
Entrevista | Juliana Salgado — entre o rock e o universo nerd
Quais foram as primeiras influências nerds que você teve na infância? Algum filme, jogo ou livro que te marcou?
Juliana: Harry Potter, com certeza! Foi o filme que me fez amar a arte do cinema e esse conceito de histórias que se completam nas continuações — as franquias. Eu ficava sempre ansiosa pelo próximo lançamento, e até hoje sou assim com filmes e séries (sou potterhead declarada, rs). Também jogava muito games de ação e ficção, como Need for Speed, Resident Evil e GTA. Amava jogos como RollerCoaster Tycoon, onde eu criava parques gigantescos, e claro, pirava nas guitarrinhas do Guitar Hero — zerei vários!
Se você pudesse viver em qualquer universo de ficção, qual escolheria e por quê?
Juliana: Acho que viveria no universo de The Witcher, porque amo essa mistura de mundo medieval com bruxaria! Hahaha.
Você está ansiosa para algum lançamento de filme, série ou jogo nos próximos meses? Qual?
Juliana: SIM! Vem aí o grande final de Stranger Things e acho que o mundo todo está aguardando por esse momento 🥺
Como instrumentista, existe alguma música de adaptação que te marcou?
Juliana: A trilha sonora de Interestelar é simplesmente magnífica. Hans Zimmer é um gênio — o trabalho dele é emocionante do início ao fim.
Tem algum filme, série ou livro que você considera “obrigatório” para qualquer pessoa?
Juliana: Quem ainda não assistiu Breaking Bad não sabe o que está perdendo! Pra mim, é a melhor série da história.
Quem quiser acompanhar mais a Juliana Salgado segue ela pelos canais:
Instagram: https://www.instagram.com/julianarsalgado?igsh=MW9oMjlzbnkybm43NA==
Youtube: https://youtube.com/@julianasalgado1458?si=FVcF8MW8tkSd2m-e
Conheça nosso canal no YouTube:







