Na Literatura: Eu, Mona Lisa

“Eu, Mona Lisa” da Natasha Solomons

Ouça minha história. Vale a pena ouvir minhas aventuras. Vivi muitas vidas e fui amada por imperadores, reis e ladrões. Sobrevivi a sequestro, agressões, revolução e duas guerras mundiais. Mas esta também é uma história de amor. E a história do que fazemos por aqueles que amamos.

Já pensou poder ouvir a voz de Mona Lisa direto de um quadro pintado por Leonardo da Vinci? Nesse romance histórico, vamos passear pela Florença Renascentista até o século XX, abordando temas como amor, arte, obsessão e sobrevivência como sequestro, agressão e duas guerras mundiais.

A escrita da autora é envolvente, te prende do começo ao fim, quando eu precisava fazer pausas, ficava aquele sentimento,o que está acontecendo agora, eu virei a Mona Lisa por alguns dias e foi incrível, a riqueza de detalhes de alguns acontecimentos, quando Leonardo falece deixando sua Lisa presa por toda a eternidade, quando o quadro é roubado do Museu do Louvre em Paris, Lisa passou décadas em silencio, só observando os turistas que mal ligavam para ela, até que seu sequestro aconteceu, depois de ser recuperada ela foi a atração principal.

”No fundo da garganta, se alguém olhar com vontade,é possível ver os pulsos latejando. E, neste trabalho de Leonardo, há um sorriso tão agradável, como se fosse algo mais divino que humano…” – Giorgio Vassari, 1550.

Mona Lisa pelos olhos da Lisa de Leonardo, não a Lisa del Giocondo, a beldade florentina que foi modelo, aparecem tantos outros nomes que foram importantes na vida de Leonardo como os seus ajudantes Salaí, Cecco que depois se tornou copista, editor e organizador de seus manuscritos; amargo rival de Salaí. Nicolau Maquiavel ocasionalmente amigo de Leonardo, Michelangelo Buonarroti dentre outras figuras importantes.

Não vou olhar para o quadro de Mona Lisa com os mesmos olhos, agora tem magia como se Leonardo tivesse jogado um feitiço, como Michelangelo o deletou para o Papa Leão X. Foi uma grande descoberta essa autora que não é muito conhecida aqui no Brasil, mas que é extraordinária.

Boa Leitura e até a Próxima Na Literatura!

 

Quer saber mais sobre Literatura? Então, clique!

Conheça nosso canal no YouTube: