Quando pensamos em Guerra a única coisa que vem em nossa cabeça é dor e sofrimento, porém para a pequena Ada a guerra trouxe libertação e esperança de uma vida melhor.
A Guerra que Salvou a Minha Vida, é sem dúvidas o meu livro com relatos sobre a 2° Guerra, favorito, e eu já li muitos. Aqui nós vamos conhecer Ada com seus dez anos, leva uma vida muito sofrida presa em um apartamento em Londres, passa parte do dia olhando a janela vendo seu irmão Jaime brincar com outras crianças, mas ela por ter nascido com os pés tortos não pode sair para não causar vergonha a sua mãe.
Ada sofre muitos maus-tratos de sua mãe, ela faz tudo que a mãe a pede, desde lavar, passar, cuidar do irmão, eles vivem com muita escassez tanto de comida como de afeto e amor, sem saber o que um lar realmente significa, Ada já acostumada a passar horas de castigo em um armário sujo, escuro e cheio de baratas, para Ada a Guerra que esta eminente, como os possíveis bombardeios de Hitler estão cada vez mais próximos, ela descobre que sua mãe pretende mandar só Jaime para o interior com outras crianças para se salvarem.
Ada precisa agir e aproveita a oportunidade de fugir daquela vida e até mesmo da morte. Então, com uma força brutal, ela aprende a andar e foge com seu irmão sem que a mãe saiba. Aquela sensação de estar livre, poder sentir o chão da rua mesmo com uma dor insuportável, traz para ela esperança de uma vida melhor, para ela e seu querido Jaime.
Kimberly Brubaker Bradley; tem uma escrita leve, envolvente, te faz se apegar a Ada e Jaime, entre outros personagens ao longo da história, ter um outro olhar sobre algo que traz tanta dor, como uma guerra que, para Ada, foi a chance de conhecer o amor, como é ser cuidada com carinho, proteção.
Ada é uma criança muito forte e determinada, são os últimos a serem escolhidos e ficaram sob a guarda de Susan, que não se sentia capaz de cuidar de duas crianças em meio a uma guerra, mas que escolheu lutar pela Ada e Jamie. Foi lindo acompanhar todo esse processo e ver como, mesmo em meio á destruição, se pode encontrar afeto e cuidado.
Espero que você se permita conhecer essa linda história.