Legacy of Kain: Soul Reaver 1-2 Remastered | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Aspyr, Crystal Dynamics
Publicado por: Aspyr
Gênero: Ação, aventura
Série: Legacy of Kain, Soul Reaver
Lançamento: 10 de dezembro de 2024
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC
A série Legacy of Kain é um marco dos jogos de ação e aventura dos anos 2000, com Soul Reaver (1999) e Soul Reaver 2 (2001) oferecendo histórias profundas, personagens memoráveis e um ambiente gótico impressionante. A série abrange cinco títulos e, nesta coleção, estamos recebendo o 2º e o 3º game da série. Soul Reaver 1 & 2 Remastered é uma remasterização gráfica com algumas atualizações de qualidade de vida. Se você jogou os trabalhos de remasterizações anteriores da Aspyr, sabe mais ou menos o que esperar aqui. Mas será que o trabalho deles em Legacy of Kain ficou satisfatório? Vamos conferir!

Os Jogos

Lançados respectivamente em 1999 e 2001, Legacy of Kain Soul Reaver 1 e 2 são games de ação e aventura em terceira pessoa, do gênero dark fantasy. Ambos os games envelheceram mal em aspectos importantes, assim como a vasta maioria dos títulos daquela era em que o 3D ainda engatinhava. Soul Reaver foi inovador em sua história, visuais e, especialmente, em sua dublagem. Você é um tenente vampiro que é traído e morto por Kain, seu criador e busca vingança contra o mesmo.

Pontos positivos e pontos em que poderiam ter sido melhorados

Aqui, no entanto, foram realizadas melhorias para que a experiência seja um pouco mais agradável ao visitar ou revisitar estes títulos. O aspecto mais notável em que Soul Reaver 1 e 2 sofreram melhorias foi sem dúvidas no departamento gráfico, com destaque para os modelos dos personagens.

Enquanto os modelos de personagens e armas receberam atualizações robustas, o mundo do jogo em si recebeu uma reforma menor, em que muitos elementos aparentam terem sido retrabalhados por meio de IA para aumentar a resolução das texturas originais. Eles parecem incríveis em comparação com suas contrapartes originais, que você pode acessar clicando no joystick direito a qualquer momento, porém, muitas vezes nada muda quando você alterna entre os modos gráficos nos modelos de maior qualidade do original.

Originalmente lançado quando analógicos duplos não eram comuns, agora você pode controlar a câmera com um segundo analógico, por exemplo. Foi adicionado também um mapa simples para Soul Reaver 1.

Soul Reaver 1 permite que você salve quando quiser, enquanto Soul Reaver 2 usa um sistema de checkpoint/salvamento.

Assim como tantos outros games do gênero daquela época, o combate se se tornou bastante datado. Soul Reaver 1 sofre especialmente com movimentos comprometidos, combate repetitivo e level design medíocre. Sem dúvidas, era algo já criticado na época de seu lançamento e poderia ter recebido um pouco mais de atenção aqui, mesmo que ínfima.

A história, por outro lado, ainda é ótima, em ambos os jogos.  Soul Reaver 1 faz um bom trabalho de preparar as coisas para qualquer um que consiga contornar seus problemas de gameplay antiquado. Caso você seja um complecionista, terá de 30 a 40 horas.+

Como não poderia deixar de ser na maioria das coletâneas, há também uma seção bônus com as músicas dos jogos e uma série de fotos com itens dos bastidores. Há arte, fotos da equipe e muito mais, e é divertido passar por alguns minutos.

Legacy of Kain 1 & 2 Remastered: Vale a pena?
Legacy of Kain 1 & 2 Remastered deixa de ser apenas uma atualização técnica sendo na verdade uma celebração do legado de uma das franquias mais amadas dos videogames. Seja você um marinheiro de primeira viagem em Nosgoth ou um fã de longa data, este remaster oferece uma experiência envolvente, emocional e inesquecível. Uma obra-prima revitalizada que merece ser conferida por todo gamer. Infelizmente, poderia ter sido bem mais trabalhada nos outros departamentos além do visual.
Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation pela Aspyr para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.