Abragames anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

abragames

Abragames anuncia Patrícia Sato como nova gerente executiva do projeto Brazil Games

Visualização da imagem

Executiva traz quase uma década de experiência na indústria de games e fortalece ações internacionais em prol dos estúdios brasileiros.

São Paulo, 4 de novembro de 2024 – A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) anunciou Patrícia Sato como a nova gerente executiva do Brazil Games, o projeto de exportação do setor de jogos realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). Com atuação ao lado da Abragames desde 2016, Sato foi uma das principais produtoras de ações internacionais do Brazil Games, contribuindo significativamente para a visibilidade global dos estúdios brasileiros.

Graduada em design de jogos e com uma trajetória na indústria desde 2014, Patrícia Sato destaca o potencial do mercado de games brasileiro e a importância da internacionalização do setor. “O Brasil tem um dos mercados de desenvolvimento de jogos que mais cresce no mundo, com iniciativas tanto em external development quanto em projetos originais. Nos últimos anos, o interesse internacional por nossos estúdios aumentou consideravelmente, e estamos prontos para transformar esse momento em novas oportunidades de negócios para os desenvolvedores nacionais”, afirma Sato. Ela também relembra que, graças aos estudos da Abragames, sabe-se que o país conta com mais de 1.000 estúdios ativos, que entre 2020 e 2022 lançaram aproximadamente 2.600 jogos.

Patrícia também enfatiza a prioridade de expandir a base do setor no Brasil, com foco em capacitar pequenas empresas das regiões Norte e Nordeste. “Grande parte dos estúdios brasileiros ainda são pequenos e enfrentam muitos desafios para concluir seus projetos, ganhar visibilidade e manter-se no mercado. A internacionalização é essencial para apoiar esses estúdios, formados por profissionais extremamente talentosos, que já entram no setor com uma visão global. Nosso objetivo é guiá-los e impulsioná-los nesta nova fase do Brazil Games, especialmente no biênio 2025-2026.”

Recentemente, Patrícia tem acompanhado estúdios brasileiros em grandes eventos internacionais, como a gamescom em Colônia, além de liderar o primeiro Roadshow nacional do Brazil Games, uma iniciativa que aproximou o projeto de empresas e associações regionais. “O Roadshow foi crucial para escutarmos as demandas do setor e entender o perfil específico de cada região do país”, explica Sato.

As visitas iniciais do Roadshow ocorreram em Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, reunindo mais de 40 empresários de 30 diferentes empresas, junto a representantes das associações regionais ADJogos-RS, ASCJogos (Santa Catarina), ABRING (Distrito Federal) e Ascende (Ceará). O evento também contou com a presença de parceiros como o Sebrae-RS, a Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura – CE, a Secretaria de Ciência e Tecnologia – DF e CE, a SDE (Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará) e empresários do setor. Essas visitas marcam a primeira etapa de um esforço contínuo, com planos de levar o Roadshow para outras cidades brasileiras, ampliando o diálogo e o suporte ao setor de games em todo o país.


Quer ficar antenado nas novidades sobre o mundo gamer? clique aqui
Além disso, conheça o nosso Canal no YouTube.