Angelina Jolie interpreta Maria Callas diante da câmera de Pablo Larraín na cinebiografia “Maria”. O filme foi apresentado no Festival de Cinema de Veneza onde a atriz revelou como treinou para cantar ópera.
Angelina Jolie como Maria Callas em Pablo Larraín
Não podemos dizer que Angelina Jolie deixou sua marca com seus últimos papéis em Aqueles Que Me Querem Morto e Os Eternos. Dois filmes de 2021. Desde então, a atriz aguarda. Mas com seu próximo filme, desta vez ela deverá fazer um retorno memorável às telas. Na verdade, ela estrelará Maria , cinebiografia da cantora grega Maria Callas, de Pablo Larraín . O cineasta é presença regular no gênero depois de Neruda (2016), Jackie (2017) e Spencer (2021). No entanto, o realizador chileno nunca aborda a sua cinebiografia de forma académica. Pablo Larraín costuma pegar um elemento específico das vidas que conta e misturar nele diferentes gêneros – como o thriller com Spencer, uma espécie de filme fantasma sobre Lady Diana .
Para Maria , o diretor – com Steven Knight no roteiro – decidiu focar nos últimos dias de vida da cantora , na década de 1970, em Paris. O seu objetivo desta vez não era fazer “ um filme sombrio sobre uma situação trágica ”, mas sobretudo contar a história de “uma mulher que passou a vida a cantar para os outros, a cuidar dos outros, a preocupar-se com os seus relacionamentos, e que agora está pronta para cuidar de si mesma e encontrar seu próprio destino . Foi o que disse o realizador (via Variety ) durante a conferência de imprensa de Maria no Festival de Cinema de Veneza onde foi apresentado.
7 meses de treinamento antes de cantar no La Scala
Para Angelina Jolie esse papel foi importante, pois ela se identificava muito com Maria Callas. Mas também foi difícil de abordar. Principalmente quando se trata de canto lírico . Porque, como explicou nesta mesma conferência de imprensa, a atriz tinha que ter confiança vocal e saber cantar em público. Algo que ela nunca havia feito e que a deixava muito ansiosa .
Todos aqui sabem que eu estava terrivelmente nervoso. Passei quase sete meses treinando porque quando você trabalha com o Pablo não dá para fazer nada pela metade. Exige, da maneira mais maravilhosa, que realmente trabalhemos, que realmente aprendamos e que realmente pratiquemos.
Foram, portanto, necessários sete meses de treinamento para que Angelina Jolie dominasse suficientemente sua voz. Para colocá-lo nas melhores condições na hora de filmar as cenas de canto, Pablo Larraín começou com uma sequência numa pequena locação, antes de terminar com o teatro parisiense La Scala .
A primeira vez que cantei, lembro-me de estar muito nervoso. Meus filhos estavam lá e me ajudaram a fechar a porta para que ninguém mais pudesse entrar, e eu estava tremendo. Pablo, em sua decência, me fez começar em uma sala pequena e terminar no La Scala. Então ele me deu tempo para crescer.
Esta evolução de Angelina Jolie deverá, portanto, ser visível na tela. Maria será lançado nos cinemas em 12 de fevereiro de 2025.