Com o 50º aniversário chegando no próximo ano, um documentário Tubarão apoiado pela National Geographic e Amblin está em andamento.
Com o título provisório de Tubarão @ 50, o documentário Tubarão se concentrará tanto no filme de Steven Spielberg quanto no romance de Peter Benchley que o deu origem.
O documentário incluirá filmagens e fotografias dos arquivos de Benchley e Spielberg. Também examinará como o blockbuster deu origem a uma nova geração de obsessivos por tubarões. Será feito em colaboração com a defensora da conservação dos oceanos e da política marinha, Wendy Benchley, esposa de Peter.
Quando e onde você pode assistir ao documentário Tubarão?
Um lançamento no verão de 2025 está atualmente previsto para a National Geographic. Um lançamento em streaming também está chegando para Disney+ e Hulu.
Há uma grande história por trás da produção do filme. Teve um desenvolvimento tórrido por vários motivos. O diretor Laurent Bouzereau já tem experiência com Spielberg e seu grande sucesso de bilheteria. Bouzereau escreveu o livro Spielberg: os primeiros dez anos. Nisso, ele já conversou com o cineasta sobre a produção de Tubarão.
Na direção, Bouzereau atualmente tem filmes em andamento sobre a vida da atriz Faye Dunaway e do colaborador e compositor de longa data de Spielberg, John Williams.
“Tubarão, o romance de Peter Benchley e o filme de Steven Spielberg, definiram tanto a literatura popular quanto o cinema”, disseram Darryl Frank e Justin Falvey, da Amblin. “A ideia de mergulhar no legado passado, presente e futuro de Tubarão, combinada com uma discussão informada e inspiradora sobre os tubarões e o oceano num único documentário, é uma oportunidade única para explorar a união perfeita entre arte e ciência.”
A história da produção do filme Tubarão foi transformada em uma peça da Broadway e do West End. The Shark is Broken foi criado por Ian Shaw, filho do ator de Tubarão, Robert Shaw. Richard Dreyfuss, também estrela de Tubarão, não gostou da forma como foi representado na peça.