7 curiosidades sobre o filme Somos Guardiões
Premiado em festivais nacionais e internacionais de cinema, o documentário Somos Guardiões estreou na Netflix no último dia 28 de janeiro. Saiba algumas curiosidades do filme, dirigido por Edivan Guajajara, Chelsea Greene e Rob Grobman, que mostra a luta indígena pela preservação da Amazônia em meio a complexa realidade social e econômica da floresta.
1)Equipe vencedora. Entre os produtores do filme estão dois ganhadores do Oscar. O ator e produtor Oscar Fisher Stevens, ganhador da estatueta de melhor documentário por The Cove em 2010, e o ator Leonardo DiCaprio, que já foi premiado pela Academia pela atuação em diversas obras, são parte do time de Somos Guardiões. Fisher é produtor e DiCaprio é produtor executivo.
2)A ativista Puyr Tembé, que teve sua trajetória mostrada no filme, hoje é Secretária Estadual dos Povos Indígenas do Pará
3) Além dos sons da floresta, foi possível ouvir português, inglês e tupi durante a gravação do filme por conta da equipe formada por profissionais naturais de diferentes povos e países.
4)Os cineastas Rob Grobman e Chelsea Greene não se conheciam, mas os dois foram, em momentos diferentes, à Amazônia em 2019 para investigar o que estava acontecendo com os incêndios que ganharam manchetes globais. O produtor Gabriel Uchida (The Territory) conectou a dupla que tinha interesses parecidos e, posteriormente, se tornaram parceiros no filme Somos Guardiões.
5) Edivan, cineasta indígena e co-fundador da Mídia Indígena, foi o primeiro diretor indígena brasileiro a dirigir um filme na Netflix.
6) A produção do filme abrangeu de outubro de 2019 até o último dia de filmagem na COP no Egito em 2022. A edição começou em 2021 e foi concluída pouco antes da estreia mundial em maio de 2023.
7)No total, a equipe do filme realizou 8 missões com os Guardiões, algumas delas se estendendo por vários dias, de trabalho, trajetos de barco, caminhadas e noites na Floresta. Os objetivos das missões eram encontrar os madeireiros e invasores ilegais.
Conheça nosso canal no YouTube: