TEKKEN 8 | Confira nossa review

Quando a fuça encontra o punho!
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Bandai Namco Studios, Arika
Publicado por: Bandai Namco Entertainment
Gênero: Luta
Série: TEKKEN
Lançamento: 26 de janeiro de 2024
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, Multiplayer local e Multiplayer Online
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC

 

Se Street Fighter 6, o jogo de luta de 2023, foi um jogo de celebração, podemos definir Tekken 8 como um jogo de legado. E se tem uma coisa que a série Tekken tem é legado. Como você honra esse legado sem ser acorrentado a ele? Essa é a questão que Tekken 8 leva cuidadosamente em consideração, e a resposta que surge é tão profunda quando simples: você aceita o que veio antes sem deixar que isso impeça de seguir em frente. Dizem que se não está quebrado, não conserte, e a Bandai Namco inteligentemente não tentou mudar as partes da mecânica de combate de Tekken que já eram ótimas. Movimento, espaçamento, block punishing e whiff punishing permanecem tão vitais como sempre, mas duas adições significativas também alteram essa mecânica de maneiras emocionantes: saúde recuperável e o sistema de heat. E acima de tudo, o resultado final é que é apenas mais um Tekken realmente bom, assim como todos os demais foram. E nisso, Tekken permanece consagrado como a única franquia invicta, sem um jogo sequer ruim, ou ao menos “morno”.

Inovações no combate

Pela primeira vez na história de Tekken, além dos jogos Tekken Tag Tournament, a saúde recuperável desempenha um papel importante nas partidas. Bloquear grandes ataques e receber pequenos danos, absorvê-los com um Power Crush ou ser atingido após ser lançado no ar causará dano cinza parcial. A única maneira de recuperar essa saúde cinza não é como em outros games de luta, aguardando ela se recuperar gradativamente, mas sim lançando seus próprios ataques. É também uma grande mudança, já que Tekken sempre foi um jogo defensivo. Não é incomum assistir a partidas de pro players de Tekken dos games anteriores e ver dois personagens na tela executando cancelamentos continuamente e bloqueando tudo enquanto procuram a menor abertura para o ataque. Muito disso não desapareceu em Tekken 8, mas o dano recuperável dá uma sensação constante de tensão para atacar enquanto ainda possui saúde que pode ser recuperada. Isso acaba forçando o jogador a se manter constantemente com um postura ofensiva, tendo que ir para a ofensiva para recuperar sua vida, adaptando sua mentalidade de combate. 

Já o novo sistema Heat combina perfeitamente com esta nova mentalidade ofensiva. Existem inúmeras maneiras de entrar no heat, seja através de movimentos básicos da lista de movimentos de um personagem ou simplesmente pressionando um botão, e você começa com uma barra cheia de heat a cada round, então não há razão para não usá-lo. O heat melhora seus ataques de todas as formas. Você causa mais dano enquanto recupera mais de sua própria saúde, desbloqueia novos movimentos ou propriedades para cada personagem e pode usar o resto do seu medidor para um poderoso extensor ou finalizador de combo. O heat é sua ferramenta ofensiva mais poderosa e um ótimo equalizador. Um aspecto dessas mudanças que pode eventualmente frustrar alguns jogadores é como isso dá ainda mais pressão ofensiva aos personagens que se aproveitam disso, como Hwoarang e os vários membros da família Mishima. 

Dando boas vindas aos novatos

Tekken 8 também tem algumas das melhores ferramentas de treinamento presentes em um game de luta. O novo modo Missão Arcade é uma ótima maneira de aumentar lentamente a dificuldade dos oponentes da CPU, e o modo de treinamento é incrivelmente completo, com desafios de combo, save states, treinamento de punishing, movimentos que você pode fixar na tela enquanto os pratica, além de notas e ícones úteis que informam as propriedades específicas de cada ataque.

Mas a joia da coroa é o sistema de replay integrado. Você pode assistir seus próprios replays, ou mesmo os de outros jogadores que encontrar online, e assumir o controle dos personagens a qualquer momento, desde que tenham sido jogados por um humano. Isso significa que assim que você se deparar com uma situação problemática em uma partida, você pode imediatamente entrar nos replays, assistir o que fez e tentar uma dúzia de maneiras diferentes de encontrar algo melhor. É uma adição fenomenal e bem inovadora, capaz de ser utilizada para melhorar cada vez mais os jogadores.

Com o sistema de replay, você pode ver e revivenciar, quantas vezes quiser, aquela taca que você levou

Para simplificar ainda mais as coisas, há também um modo de controle chamado Estilo Especial que vincula movimentos importantes a um único toque de botão. No entanto, o Estilo Especial não é útil de nenhuma forma que seja viável competitivamente. Os personagens de Tekken têm dezenas, senão centenas de movimentos, e você não pode mapear realisticamente a maioria deles para quatro botões. Você também pode alterar alguns deles pressionando uma direção, mas o Estilo Especial é destinado principalmente a iniciantes e àqueles que desejam uma amostra rápida do que um personagem pode fazer, o que ele oferece muito bem.

E por falar em novatos, juntando-se aos pilares do elenco estão três novos lutadores: Victor, o agente francês da ONU (dublado pelo ator Vincent Cassell), Azucena, a enérgica empresária do café, e o mais interessante deles, a enigmática Reina, aparentemente surgindo do nada, compartilhando muitos de seus movimentos com o falecido Heihachi.

Vasto conteúdo single-player

Tekken 8 tem conteúdo para um jogador suficiente para mantê-lo ocupado por dezenas de horas, sem sequer tocar no modo multiplayer. O modo história cinematográfico, intitulado O Despertar das Trevas, é uma mistura de cenas e batalhas de história de aproximadamente três horas, bastante interessante, com algumas surpresas que devem encantar os fãs de longa data da franquia, incluindo vários personagens jogáveis. É como se fosse uma versão jogável do filme animado de 2011, Tekken: Blood Vengeance, inclusive havendo um certo ar de familiaridade entre ele e este game. 

À parte do modo história focado na família Mishima, em um retorno à tradição de Tekken, também há finais de personagens para todo o elenco que são desbloqueados ao jogar uma rápida série de cinco batalhas. Algo que deixou a desejar em Tekken 7, onde existia uma batalha única para cada personagem. 

Outras duas novidades na série são os modos Missão Arcade e Super Fantasmas

  • Missão Arcade: simula uma jornada por vários fliperamas, onde seu avatar personalizável se move através de diferentes oponentes enquanto aprende lentamente as mecânicas de Tekken 8. Você pode passar o tempo que quiser em cada local desafiando personagens, todos com estilos de jogo diferentes para testar sua bravura. Aqui há uma historinha bem simplória que prega a importância de se divertir em um gênero estressante, mas realmente funciona como um longo tutorial para aqueles que podem estar um pouco hesitantes em entrar imediatamente nos modos online. 
Por meio de um avatar personalizável, você evolui gradualmente aprendendo as várias mecânicas do game
  • Super Fantasmas: é um modo no qual você pode desafiar uma CPU construída a partir do aprendizado de informações reais sobre os jogadores. Você pode treinar seu próprio fantasma lutando contra ele para aprender seus próprios vícios, ou até mesmo baixar e jogar contra fantasmas de outros jogadores. É uma ótima maneira de se testar à medida que você continua a se desenvolver em um determinado personagem, e também uma maneira divertida de enfrentar outras pessoas da vida real sem ter que combinar um horário com a pessoa. 

Um recurso notável adicionado ao game é o Jukebox. Ele permite que você substitua a música de qualquer arena do jeito que preferir, incluindo a faixa para a qual eles mudam no round final, e ainda inclui algumas das músicas do menu e faixas clássicas do passado de Tekken. E se você não quiser mexer, você pode configurá-lo para embaralhar as trilhas sonoras dos Tekkens de 1 a 8, Tekken Tag Tournament 1 e 2 e até Tekken Revolution.

Globalizando-se

O maior fator na longevidade de qualquer jogo de luta moderno é o quão bem ele se sai online e aqui Tekken 8 se sai muito bem. Aqui o netcode parece muito melhorado e cada partida que joguei em busca da obtenção dos troféus onlines correu bem fluida, sem travamentos. As revanches online agora são consideravelmente mais rápidas. Em vez de levá-lo para a tela inicial do versus enquanto espera por outro carregamento, o game o colocará de volta à ação assim que ambos os jogadores confirmarem uma revanche. Existem também várias configurações de rollback para alterar a sensação de seus imputs. Além do mais, Tekken 8 também tem suporte a cross-play! 

No que diz respeito aos modos online, o grande foco aqui é o Saguão de Luta Tekken, um centro de batalha onde você pode correr com seu avatar personalizado para conhecer e inspecionar outros jogadores, lançar alguns emotes e acessar todas as opções online, incluindo Partidas Ranqueadas, Partidas Rápidas, Salas Personalizadas e o bem-vindo retorno de Tekken Ball. É fácil de navegar, pois você pode abrir o menu para pular rapidamente de sala em sala, mas também é um espaço legal para trafegar por si só. E se não for para você, você pode encontrar facilmente todos os modos online no menu principal. É satisfatório ver o quão bem Tekken 8 acerta muito na experiência online!

TEKKEN 8: Vale a pena?

Tekken 8 é uma nova entrada incrível nesta longeva série, oferece uma experiência individual emocionante, elevada pela adição do sistema Heat e uma jogabilidade sólida em geral. Ajustes interessantes em seu sistema de luta clássico, um conjunto completo de modos off-line divertidos e que suprem a fome por conteúdo do jogador solitário, excelentes personagens estreantes, ferramentas de treinamento incríveis e uma experiência on-line amplamente aprimorada, tudo isso contribui para um jogo de luta que será jogado por muitos anos. Quer você goste de um aspecto ou de outro, seja a história contínua de três décadas, ou testando seu poder nas classificações online, Tekken 8 tem algo a oferecer para todos, de todas as idades e níveis de habilidade. Ao honrar o seu legado, mas continuar a avançar, Tekken 8 consegue destacar-se como algo especial e memorável por muitos anos!

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Bandai Namco para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.