Berlim | Confira nossa crítica

Um dos personagens mais marcantes do estrondoso sucesso La Casa de Papel, enfim, recebe o merecido destaque ao ganhar sua série própria.

Ficha Técnica
Título: Berlim
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Álex Pina e Esther Martínez Lobato
Estreia: 2023
Duração: 8 episódios
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
País de Origem: Espanha
Sinopse: Berlim se encontra com um grupo em Paris para planejar uma de suas missões mais ambiciosas: roubar 44 milhões de euros em joias em uma noite.

 

Plano de Mestre

Obviamente, como na obra original, a trama da produção gira ao redor de um ambicioso assalto. Só que agora sob o comando de Andrés de Fonollosa, o Berlim (Pedro Alonso), não do genial Professor (Álvaro Morte). Auxiliado pelo fiel escudeiro Damián (Tristán Ulloa) e um grupo de talentosos novatos.

O alvo da quadrilha é uma casa de leilões em Paris, na qual pretendem adentrar sem ser vistos ou deixar vestígios. Bem diferente do espetáculo midiático projetado para o roubo que ocorreria anos depois, na Casa da Moeda da Espanha.

Minuciosos, os meliantes estudam cada detalhe do local e de seu Diretor, Polignac (Julien Paschal), visando evitar surpresas capazes de colocar em risco toda a operação.

Amor Bandido

Porém, nem mesmo a maior cautela do mundo foi suficiente frente os encantos arrebatadores da belíssima Camille (Samantha Siqueiros), esposa do alvo. Os quais conquistaram o coração de Fonollosa, que passou a dividir sua atenção entre o golpe e a ardente paixão despertada pela amada.

Paixão correspondida mais adiante, se tornando assim um legítimo romance de cinema! Até a jovem ser obrigada a escolher entre a estabilidade do casamento frígido e a insegurança da ardente nova relação, com o medo fazendo-a recuar.

Tal recuo devolve o foco do bandido ao que deveras importa, o furto, bem a tempo de efetua-lo magistralmente. Executando cada mínima ação à perfeição e obtendo as tão desejadas joias sem nenhum confronto ou baixa.

Rostos Conhecidos

É nesse ponto que a história embala, após vários episódios um bocado arrastados, trazendo de volta também duas personagens proeminentes da série anterior: as investigadoras Alicia Sierra (Najwa Nimri) e Raquel Murillo (Itziar Ituño). Prontas para transformar a vida da trupe num verdadeiro inferno!

Apesar de ocorrer no mesmo universo de La Casa de Papel, a produção em questão nem de longe possui glamour semelhante ou os plot twists fantásticos da sua predecessora. Demorando até para a trama engatar de vez e prender nossa atenção, graças ao enredo um tanto quanto tumultuado no início.

Apesar disso, as atuações de todo o elenco merecem aplausos! Altíssimo nível do começo ao fim, especialmente dos atores principais, mas com os coadjuvantes também roubando a cena em diversos momentos. Trilha sonora, fotografia, figurinos e efeitos especiais acompanham o grau de excelência.

Dispondo de uma reta final alucinante, já deixando inclusive o gancho perfeito para a segunda temporada, Berlim sem dúvida honra o legado da franquia. Tomara que vejamos mais personagens da obra original no futuro, um complemento perfeito aos excelentes novos apresentados nessa primeira leva de episódios.

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: