Hoje a CMA, órgão regulatório do Reino Unido, aprovou de maneira provisória a compra da Activision Blizzard pela Microsoft no valor de aproximadamente 70 Bilhões de dólares. Esse movimento, após a derrota do FTC nos tribunais, marca o que indicam ser os últimos passos para a finalização a compra que fará a Activision Blizzard se tornar oficialmente uma publisher first party do Xbox.
the CMA has provisionally approved Microsoft’s Activision Blizzard deal. A final ruling is now expected before October 18th https://t.co/hTBLry0t2e
— Tom Warren (@tomwarren) September 22, 2023
A CMA, que anteriormente havia bloqueado a aquisição, demonstrou nova postura após a reorganização do acordo por parte da Microsoft, que agora entregara os direitos de distribuição dos jogos em nuvem da Activision Blizzard para a Ubisoft. Entre as concessões deste novo acordo, está o comprometimento da Microsoft de não comprar a Ubisoft nos próximos 10 anos, alem de ser obrigada a dar suporte total as decisões da mesma.
Os direitos de publicação e marketing dos jogos fora da nuvem, como consoles, PC e mobile, assim como sua exclusividade, permanecem no controle da Microsoft Gaming. Se espera que a decisão final da CMA ocorra entre dia 6 e 18 de outubro, sendo dia 6 o prazo final para que outras empresas se posicionem contra o acordo, o que não deve acontecer, visto que todas as concorrentes da Microsoft assinaram acordos e/ou veem a aquisição como benéficas para o próprio negocio e para o mercado como um todo!