Assistimos “Sede Assassina” do diretor argentino Damián Szifron conhecido pelo filme “Relatos Selvagens” que surpreendeu o mundo em 2014.
Título: Sede Assassina |
---|
Ano de Produção: 2023 |
Dirigido Por: Damián Szifron |
Estreia: 22 de junho de 2023 |
Duração: 1h 59min |
Classificação: 16 anos |
Gênero: Suspense, Policial |
País de Origem: EUA |
Sinopse: Em Sede Assassina, Eleanor (Shailene Woodley) é uma jovem investigadora que luta contra os demônios do seu passado, quando é chamada à cena de um crime brutal cometido por um assassino em massa. No suspense policial repleto de ação, acompanhamos a polícia e o FBI em uma desesperada caçada para identificar e capturar o assassino em massa sem precedentes. A cada tentativa de capturar o criminoso, a polícia e o FBI são frustrados por seu comportamento imprevisível e sem precedentes. Eleanor, mesmo sendo uma investigadora inexperiente, percebe que ela pode ser a única capaz de entender a mente desse assassino. |
---|
.
Sobre Damián Szifron
Damián Szifron é um diretor argentino que surpreendeu o mundo com o seu filme “Relatos Selvagens” (2014). Na trama, acompanhamos diversas histórias onde os protagonistas liberam o seu lado bestial e decidem partir para a vingança das mais inusitadas maneiras. Em solo americano, o realizador cria então “Sede Assassina” (2023), filme que fala sobre despertar do lado sombrio, não somente de uma pessoa, como também uma espécie de síntese sobre o lado mais perigoso da sociedade norte americana.
Narrativa
Na trama, Eleanor (Shailene Woodley) é uma jovem investigadora que luta contra os demônios do seu passado, quando é chamada à cena de um crime brutal cometido por um assassino em massa. No suspense policial repleto de ação, acompanhamos a polícia e o FBI em uma desesperada caçada para identificar e capturar o assassino em massa sem precedentes. A cada tentativa de capturar o criminoso, a polícia e o FBI são frustrados por seu comportamento imprevisível e sem precedentes.
Antes do 11 de Setembro Hollywood quase sempre retratava o verdadeiro inimigo como algo vindo de fora e que poderia atacar a qualquer momento. Antes disso, porém, o filme que talvez tenha chegado mais perto dessa realidade que marcou o início do século vinte um foi “Nova York Sitiada” (1999) e cuja ficção se tornaria verdadeira. Contudo, “Na Mira da Morte” (1968) não foi somente um filme a frente do seu tempo como também ele não envelhece até hoje, pois retrata um norte americano quebrado ao meio e do qual o mesmo mata sem saber o porquê.
Portanto, o filme de Damián Szifron fala de uma sociedade que sempre convive com armas, das quais podem ser compradas do outro lado da esquina, seja para proteção ou paranoia de uma possível invasão estrangeira. Diante disso é fácil compreendermos o do porque de tantos atentados nas escolas, mas que infelizmente a própria política de lá prefere não enxergar a verdade e optando em culpar os filmes violentos ou vídeo games. É neste cenário nebuloso que encontramos então a protagonista Eleanor.
A protagonista
Interpretada com intensidade pela jovem atriz Shailene Woodley, a protagonista possui diversos elementos que a moldam para ser uma possível assassina, seja por ter sido abandonada na vida, ou por não ter tido uma boa oportunidade para exercer o que estava predestinada. Ao ser policial ela consegue a chance de conter o seu pior lado em vida e com o caso dos atentados ela vê a chance de uma possível redenção, mesmo correndo sério risco de vida. Seu superior, interpretado pelo ótimo Geoffrey Lammark, vê nela a chance de pegar o assassino, pois ambos se conectam ao saber enxergar o verdadeiro horror do ser humano de perto.
Conclusão
Tecnicamente Damián Szifron cria um ótimo filme de suspense, cuja ações terroristas ocorrem sem nenhum aviso, ou preparando uma espécie de preludio do que irá acontecer em determinado cenário. O resultado é um verdadeiro jogo de cena e do qual nos cria uma verdadeira tensão na medida em que a trama avança. Embora o final seja um tanto que previsível até lá já estamos mais do que envolvidos pela verdadeira montanha russa que ocorre antes disso e o minuto final acaba se tornando um leve refresco.