Um Ano Inesquecível – Outono vem como um musical brasileiro teen maravilhoso. E também para mostrar que o outono nem sempre é igual. Repleto de debates sociais, muita música e personagens bem diferentes entre si, mas que envolvem o público, o filme entretém quem assiste e faz a gente teorizar a respeito do que vai acontecer.
Título: Um Ano Inesquecível |
---|
Ano de Produção: 2022 |
Dirigido Por: Lázaro Ramos |
Estreia: 09/06/2023 |
Duração: 1 hora e 42 minutos |
Classificação: 12 anos |
Gênero: Romance, drama, musical |
País de Origem: Brasil |
Sinopse: Anna Julia é uma jovem com a vida toda planejada que em pleno outono vê sua vida mudar quando conhece João Paulo e também luta para conseguir o estágio dos sonhos. |
---|
Sobre o que é?
Esse segundo filme é baseado na história escrita por Babi Dewet para o livro Um Ano Inesquecível, e se passa em São Paulo. O roteiro é de Keka Reis com colaboração de Thamyra Thâmara, enquanto a produção é da Panorâmica.
O foco é em Anna Julia (Gabz), uma jovem que tem a vida toda planejada, sabe muito bem o que quer (ou acha que sabe), quer conseguir a vaga de estágio numa firma de advogados e odeia música. Do outro lado temos João Paulo (Lucas Leto) um jovem sonhador com uma ligação enorme com música e quer viver disso.
O bom e velho clichê já estaria montado só com isso. Mas ele é complementado com a estação em que se passa. É frisado que no outono em São Paulo o tempo muda do nada e isso se prova em várias cenas. Também é dito que a vida nessa época dá uns sacodes e isso também é mostrado. E os dois protagonistas talvez nem se conhecessem se não fossem as mudanças da vida.
Música e reflexão
Desde o início o filme mostra que vai ser bem musical. Já nos primeiros minutos a musicalidade é bem presente e conta com uma encenação bem ao estilo High School Musical (o americano). Além de ter adorado isso, eu me surpreendi, porque realmente ficou bom. As músicas conhecidas que são tocadas fazem a gente cantar junto, mas mesmo as feitas para o filme conseguem nos embalar.
Tudo é muito bem coreografado e isso faz com que quem assiste queira levantar e dançar junto. Da mesma forma que as letras das músicas se encaixam com o contexto em que são usadas, em alguns momentos de maneira bem crítica. Inclusive, é num desses momentos que o debate quanto ao racismo acaba sendo levantado e abordado.
Isso é feito de maneira a deixar claro que a situação que aconteceu, aconteceu por racismo. Sem forçar a barra nem nada do tipo, e é um retrato da realidade que, infelizmente, muitas pessoas ainda passam. E precisa ser falado, precisa ser mostrado, e que maneira melhor de fazer isso chegar no grande público do que com um filme?
Histórias
As histórias presentes no filme, principalmente a de Anna Julia, é bem feita. Ela é sólida e tem seus nuances e isso é passado para o público. A jovem tem seus pontos fortes e suas qualidades, mas também têm seus problemas e defeitos. O roteiro juntamente com o trabalho de direção consegue passar isso para o público, inclusive em conjunto também com a trilha sonora.
Toda a história da ocupação que se entrelaça com situações que ocorrem no filme é muito tocante também. Um Ano Inesquecível – Outono mostra algumas das pessoas a margem da sociedade, têm protagonistas integrantes de uma minoria e dá lugar de fala para debates e reflexões importantes.
Mas não, o filme não é só isso. Ele conta com reflexões engraçadas, por exemplo: a vida é mais como um prato de comida organizado ou como um cachorro-quente que é todo bagunçado? E tudo isso feito de maneira leve e natural, em parte graças ao outro protagonista, João Paulo, que a gente gosta desde o início devido ao jeitinho dele de ser.
Um Ano Inesquecível – Outono
O filme consegue se aproximar da realidade ao mostrar coisas do dia a dia como pegar ônibus, mas também consegue manter seu ar mais fantasioso com toda a misticidade presente na estação e com os momentos musicais surgindo do nada. Os amantes de musicais vão gostar muito da história, e aqueles que não são entusiastas do gênero também vale a pena.
Um Ano Inesquecível – Outono é o tipo de filme que consegue divertir quem assiste e ao mesmo tempo levantar debates sociais. Deixa o coração quentinho com seus momentos fofos, mas também joga baldes de água fria com situações que acontecem na realidade. Ele vem com múltiplas funções e ainda consegue dar uma outra visão para a cidade de São Paulo. Porque mesmo em meio a tanto caos e mudanças no tempo, graças ao outono, uma história de amor pode acontecer.
Para mais produções como essa é só clicar aqui.