Todo mundo conhece Jason Voorhees como o assassino com máscara de hóquei da franquia Sexta Feira 13, mas seria possível que ele tenha uma conexão com o universo de Evil Dead? De acordo com uma história em quadrinhos, o garoto favorito da Sra. Voorhees pode na verdade ser um Deadite.
A história em quadrinhos em questão que revela a herança Deadite de Jason é Freddy vs. Jason vs. Ash de 2007/2008 , a monumental série crossover entre as franquias Hora do Pesadelo , Sexta Feira 13 e Evil Dead. Co-publicado pelo selo Wildstorm da DC e pela Dynamite Entertainment, a minissérie de seis edições começou como uma sequência cinematográfica de Freddy vs. Jason de 2003, a tão esperada mistura desses ícones do terror. O produtor de cinema Jeff Katz escreveu um tratamento para uma continuação daquele filme que mostrava Freddy e Jason enfrentando o personagem de Evil Dead, Ash Williams, mas a sequência proposta acabou sendo rejeitada pelo ator Bruce Campbell. Nunca desperdiçando uma boa ideia, Katz a lançou como uma história em quadrinhos, e o resto é história.
Jason é um Deadite em Freddy vs. Jason vs. Ash ?
Vindo da equipe criativa de Jeff Katz, James Kuhoric, Jason Craig, Thomas Mason e Jared K. Fletcher, Freddy vs. Jason vs. Ash continua de onde o filme de 2003 parou, com o espírito de Freddy Krueger preso na mente de Jason. e quer usar o Necronomicon Ex Mortis para ressuscitar após ser decapitado. Freddy usa Jason para rastrear o tomo assombrado, o que obviamente logo o coloca em contato com Ashley J. Williams. Onde as coisas realmente ficam interessantes, no entanto, é a revelação de que o Necronomicon foi escondido na antiga casa dos Voorhees.
Embora isso possa parecer uma reviravolta extraordinariamente conveniente, a conexão Necronomicon /Voorhees já foi estabelecida anos antes. Em Jason Goes to Hell: The Final Friday, de 1993 , o Necronomicon é visto na antiga casa de Pamela Voorhees. O diretor de Jason Vai para o Inferno, Adam Marcus, deixou claro no passado que pretendia isso não apenas como um easter egg divertido, mas também como uma confirmação de que Jason era um Deadite ressuscitado por sua mãe usando o Necronomicon . O cineasta pensou que era uma maneira de explicar o estado de zumbi de Jason ao longo dos últimos filmes. Essa explicação não era oficial, é claro, já que os direitos de Evil Dead eram de um estúdio diferente. Freddy vs. Jason vs. Ash torna essa ideia o cânone oficial da série, revelando que Pam Voorhees realmente usou o livro amaldiçoado para trazer seu filho de volta à vida, efetivamente tornando o crossover não oficial de Marcus oficial em sexta-feira 13 .
É improvável que Ash e Jason Voorhees compartilhem a tela tão cedo em um filme crossover Evil Dead / Sexta Feira 13 , mas os verdadeiros fãs sempre saberão que Jason é um Deadite graças à série de quadrinhos.