A primeira fase de Naruto conta com diversos momentos icônicos – um deles é o arco do exame Chunin, tido como um divisor de águas na franquia. Curiosamente, ele quase não existiu.
De acordo com uma entrevista com o criador da série, Masashi Kishimoto, o mangaka se opôs terminantemente a escrever um arco de torneio, mas foi forçado por seus editores na Shōnen Jump.
O plano original de Kishimoto para a série era supostamente mais lento e desinteressado no resto dos colegas de Naruto, uma abordagem que o criador ainda gostaria de ter mantido.
No entanto, a Shōnen Jump queria uma narrativa mais rápida e lutas maiores que reunissem lutadores de várias aldeias, levando à proposta de um arco de torneio.
O editor de Kishimoto disse-lhe para “escrever mesmo que o mate”, e assim o arco do Exame Chunin nasceu (via CBR).
O Exame Chunin apresentou alguns dos momentos mais memoráveis de Naruto. Eles introduziram alguns de seus personagens mais conhecidos, como Gaara e Orochimaru.
É difícil imaginar a série sem o arco, dado o quão importante ele se tornou, com o formato também servindo de base para o filme de Boruto e um dos arcos mais bem vistos do spin-off.
Os Exames Chunin também levaram à morte de Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage, abrindo caminho para a introdução de personagens como Tsunade e Jiraya, que são amados entre os fãs.
Dito isso, dado o histórico de Kishimoto, é provável que ele tivesse encontrado uma maneira de contar a história que os fãs conhecem e amam de forma diferente, mas ainda envolvente.