Hora Nostálgica | Novelas Mais Marcantes dos Anos 2000

Mesmo em uma era onde não se dispunha de acesso a filmes e afins, com a mesma facilidade, que temos nos dias de hoje, existem diversas obras, que conseguiram alcançar um enorme público, se tornando eternas e servindo, inclusive, de referência para tantos trabalhos, que são atualmente realizados. Aqui, no Brasil, temos uma categoria, que outrora, já teve mais força, mas que não deixa de ser uma de nossas mais populares: as novelas!

Em tempos onde a TV aberta era uma das  principais forma de se consumir conteúdo, podemos dizer que as novelas foram o que as séries, produzidas pelos streamings, são hoje para nós. Afinal, era através das novelas que o grande público daquela época podia se divertir, teorizar e debater.

Era esse o gênero que reunia a família, para acompanhar dramas, descobrir mistérios, ou ainda, poder ver, em seus últimos capítulos, aquele casal que passou o enredo inteiro comendo o pão que o coisa ruim amassou, enfim, ficar junto e viver feliz para sempre.

Pensando nisso, hoje o Teoria Geek continua a série de especiais Hora Nostálgica, relembrando, em uma lista com 5 títulos, grandes novelas dos anos 2000 que foram extremamente marcantes e que mais conversam com o universo da cultura pop atual.

Confira:

5. MUTANTES – CAMINHOS DO CORAÇÃO:

Claro que, uma lista sobre novelas, em um nicho de cultura pop, não poderia deixar de contar com esse grande clássico, vulgo X-Men brasileiro!

Transmitida pela Record TV entre os anos de 2008 e 2009, a novela era uma verdadeira fábrica de cenas excêntricas e diálogos sofríveis – quem lembra do “nossa, que sapão”? – desenvolvidos em um enredo, que fazia uma imensa salada, com diversos elementos fantásticos: de zumbis e dinossauros, até gatos gigantes – isso mesmo, GATOS GIGANTES -, seres mitológicos e personagens presentes no folclore brasileiro.

Imagem: reprodução

No mais, mesmo bizarra como era, a novela conseguiu alcançar bons índices de audiência quando foi exibida, se estendendo por três temporadas. E claro, segue sendo bastante lembrada até hoje, pois dificilmente, veremos algo do mesmo “nível” sendo produzido por aqui.

4. O BEIJO DO VAMPIRO:

Exibida na faixa das sete da Globo, no ano de 2002, a novela foi uma das poucas, exibidas na faixa noturna da emissora, voltada para o público infanto-juvenil.

Resumidamente, sua trama girava em torno de Zeca, personagem vivido por Kayky Brito, que estava destinado, a ser herdeiro do trono de seu verdadeiro pai, um dos vampiros mais temidos de todos, Bóris, brilhantemente interpretado pelo saudoso Tarcísio Meira.

Imagem: reprodução

Dessa forma, O Beijo do Vampiro conseguiu se tornar um sucesso entre seu público-alvo, que, finalmente, tinha um entretenimento no horário nobre da TV aberta, para chamar de seu.

3. KUBANACAN:

Também transmitida no horário das sete da Globo, no ano de 2003, a novela tinha como eixo principal o personagem Esteban Maroto, vivido pelo ator Marcos Pasquim, que havia caído, do nada e sem memória, na ilha paradisíaca que dá nome a novela, o que vem a mudar a vida de todos os seus habitantes, dando gancho para o desenvolvimento da trama.

Imagem: reprodução

Ademais, apresentando um complexo enredo, do tipo que, se você deixasse de assistir um capítulo que fosse, corria o risco de ficar completamente perdido, Kubanacan apresentava uma premissa que envolvia conflitos políticos, distopia e viajem no tempo.

Porém, mesmo com uma história bem diferente, do que o grande público, estava acostumado, a novela conseguiu atingir o objetivo de seu criador, Carlos Lombardi, que declarou, na época do lançamento da novela, que não tinha intenção de contar uma história com linearidade, mas apenas de divertir seu público.

2. CHOCOLATE COM PIMENTA:

Transmitida na horário das seis da Globo, no ano de 2003, eu considero essa como uma das melhores novelas, já produzidas, pela emissora.

Escrita por Walcyr Carrasco, a história contada em Chocolate com Pimenta se passa na década de 1920 e gira em torno da Ana Francisca, muito bem interpretada pela Mariana Ximenes, uma humilde garota que, após perder os pais, vai morar na fictícia cidade de Ventura.

Assim sendo, Ana acaba se apaixonando por Danilo, personagem de Murilo Benício, que é um dos principais galãs da cidade. Entretanto, entre vários conflitos, que se desenrolam no decorrer da trama, o improvável casal descobre que, para ficar junto, irá passar por muitas adversidades.

Imagem: reprodução

Em suma, vários são os fatores que fazem de Chocolate com Pimenta uma excelente novela: escolha do elenco, ambientação, figurino, desenvolvimento do enredo e mais alguns outros. Com isso, essa é uma obra que envelheceu muito bem, conquistando, merecidamente, seu lugar de honra no hall de produções da Globo.

1. MALHAÇÃO:

“Vou te levar, yeah, te levar daqui…”

Ogro Móvel, Giga Byte, Cabeção, Vagabanda, Múltipla Escolha… Quanta nostalgia!

Voltada para o público adolescente, essa era a novela que assistíamos depois de um longo dia de aula, com aqueles carismáticos personagens e histórias que faziam o jovem da época, rapidamente, se identificar com o que era apresentado.

Imagem: reprodução

Em síntese, contando com 27 temporadas, Malhação surgiu como uma alternativa da Globo, ante ao sucesso de Confissões de Adolescente, da TV Cultura, que foi pioneira em apresentar esse tipo de formato, voltado para os jovens.

Atualmente, Malhação segue fora do ar na TV aberta, tendo reprises de suas antigas temporadas, pelo Canal Viva. No entanto, não podemos negar a importância de Malhação para o adolescente dos anos 2000, que faz a obra seguir firme e forte, presente na memória afetiva, de quem pode acompanhar, seus tempos áureos.

Enfim, chegamos ao fim de nossa viajem no tempo. Espero que tenham gostado! Fiquem de olho, em breve, teremos mais uma Hora Nostálgica por aqui.

Até a próxima, geek’s! 

 

LEIA MAIS SOBRE TV ABERTA CLICANDO AQUI

 

CONHEÇA NOSSO CANAL NO YOUTUBE: