Febre entre os Trophy Hunters, as conquistas hoje estão presentes em pelo menos um título de cada console da família PlayStation. Desde o saudoso PS1 até o novato PS5, passando pelos finados portáteis PSP e PS Vita. Mas nem sempre foi assim, o sistema de troféus da mãe Sony teve que passar por várias etapas para chegar onde se encontra. Confira abaixo um histórico sobre o sistema de troféus:
A ideia de conquistas em games é mais antiga do que se pensa, e remonta ao longínquo ano de 1982, com os broches da Activision para pontuações Hi-Scores. Este era um sistema pelo qual os manuais dos jogos instruíam os jogadores a atingir uma pontuação alta específica, tirar uma foto da pontuação exibida na televisão e enviar a foto para receber um broche físico semelhante àqueles recebidos por escoteiros. Este sistema esteve presente em muitos títulos da Activision, independentemente da plataforma, e embora a maioria de seus jogos fosse no popular Atari 2600, os jogos no Intellivision, ColecoVision, Atari 5200 e pelo menos um título no Commodore 64 também incluíam instruções semelhantes com broches como recompensa. Broches eram enviados com uma carta da empresa, muitas vezes escrita como se fosse de um personagem fictício, como Pitfall Harry, parabenizando o jogador pela conquista. No final de 1983, os novos jogos da Activision não incluíam mais essas conquistas, mas a empresa ainda continuou a recompensar os games até então lançados com o referido sistema.
O jogo E-Motion no Amiga de 1990 foi um dos primeiros jogos a ter algum tipo de conquista programada no próprio jogo, os “secret bonuses (bônus secretos)”. O jogo tinha cinco desses bônus, para conquistas como completar um nível sem girar para a direita ou falhar completamente em certos níveis. Vários jogos individuais incluíram seu próprio sistema de conquistas ingame, separados de qualquer plataforma geral. A maioria dos jogos de MMORPG online implementou seu próprio sistema de conquistas ingame; em alguns casos, como World of Warcraft e Final Fantasy XIV, essas conquistas são acessíveis fora do jogo ao visualizar perfis de usuário nos sites do jogo e o jogo pode oferecer uma API (um conjunto de definições e protocolos para construir e integrar o software aplicativo) para que os dados de conquista sejam extraídos e usados em outros sites.
Embora muitos outros jogos individuais desenvolvessem seus próprios “bônus secretos” e conquistas internas, a primeira implementação de um sistema de conquistas de vários jogos facilmente acessível é amplamente considerada como o sistema Gamerscore da Microsoft no Xbox 360, apresentado na E3 em 2005, e implementado na data de lançamento do 360. A Microsoft estendeu o suporte do Gamerscore ao esquema Games for Windows – Live em 2007, incluindo suporte para Conquistas em Halo 2.
Lançado em novembro de 2006, inicialmente, o PlayStation 3 não possuía suporte a troféus. Quem foi early adopter do PS3 acompanhou aos poucos mecânicas sendo adicionadas ao sistema em cada atualização, desde o acesso à própria PlayStation Network, reconhecimento de outros formatos de vídeo e música, o nascimento e morte da PlayStation Home, até reformulações do próprio sistema operacional e da PSN. O sistema de troféus foi lançado somente com a atualização 2.40 do software do sistema PlayStation 3 em 2 de julho de 2008; no entanto, foi retirado mais tarde no mesmo dia devido a um pequeno número de usuários que não conseguiram reiniciar seus consoles após a atualização. O problema foi resolvido na versão 2.41 do software do sistema, lançada em 8 de julho.
Originalmente, a platina era mostrada como uma coroa rosa. Embora esse design tenha sido visto na versão 2.40, ele acabou não sendo utilizado devido a ser substituído pelo atual troféu de platina na versão 2.41, antes de qualquer jogo com platina ser lançado. Super Stardust HD foi o primeiro jogo a apresentar troféus, após receber um patch para incluir 9 de bronze, 6 de prata e 2 de ouro, valendo um total de 495 pontos, incluindo 5 troféus vinculados ao DLC, contudo, não possuía troféu de platina. O primeiro jogo a ser lançado com troféus foi PixelJunk Eden, porém, também não possuía platina. Uncharted: Drake’s Fortune foi o primeiro game PlayStation a ter um troféu de platina, após receber um patch para incluir uma lista completa de 48 troféus, na época valendo 1.230 pontos (hoje valendo 1.350 pontos). O curioso é que Uncharted já possuía um sistema de conquistas ingame, e o patch acabou adotando justamente a mesma lista de conquistas internas do game e a transformou na lista de troféus do jogo.
Alguns outros títulos também acabaram recebendo o patch com adição de troféus, embora outros não. Os títulos multiplataforma que não receberam patch, apresentam Conquistas do Xbox para seus equivalentes do Xbox 360, pois esse recurso era um requisito desde o lançamento do console. A lista completa dos títulos que receberam patch e os que não receberam você pode conferir aqui. A boa notícia para os sonystas da época era a adição da lista de troféus aos games que não tinham. A má notícia é que se você já tivesse feito determinado requisito no game antes do patch, teria que refazer.
Como funciona o sistema de troféus do PlayStation:
Tipos
Existem quatro tipos diferentes de troféus concedidos. Um troféu de bronze, prata ou ouro depende da dificuldade da conquista, sendo os troféus de ouro os mais difíceis. Um troféu de platina é concedido ao jogador assim que ele desbloquear todos os outros troféus no jogo base; jogos de tamanho menor, no entanto, geralmente não têm um troféu de platina. Cada um desses quatro tipos também recompensam o jogador com um número correspondente de pontos, contribuindo para o nível geral dos troféus apresentado em seu perfil PSN. Os troféus de platina valiam originalmente 180 pontos até outubro de 2020, quando foram reavaliados para 300 pontos.
Um quinto tipo de troféu é o troféu oculto. Um troféu oculto pode ser qualquer um dos outros quatro tipos, mas é, por padrão, mantido em segredo do jogador para que seu valor e descrição não sejam revelados até que ele o tenha obtido. Os desenvolvedores podem optar por fazer isso devido a possíveis spoilers ou simplesmente para criar uma surpresa para o jogador. A partir da atualização de firmware 4.00 no PlayStation 4, todos os troféus ocultos podem ser revelados pressionando ◻ ao visualizar um troféu oculto.
Raridade
Os troféus também são categorizados por raridade, de acordo com a porcentagem de pessoas que os ganharam. Um troféu se torna mais comum à medida que mais pessoas o desbloqueiam. Troféus que não foram conquistados por muitos jogadores são extremamente raros, enquanto troféus desbloqueados por muitos jogadores são comuns. Este recurso, no entanto, não está disponível ao visualizar troféus em um sistema PlayStation 3 e só é exibido no PlayStation Vita ao visualizar troféus no modo online.
Níveis
Além de ganhar troféus, há um sistema de nível no estilo RPG. Como os troféus são baseados em graus, obter um troféu de um tipo superior contribui mais para o nível do jogador do que um de tipo inferior. A aquisição de troféus dá ao jogador mais pontos no total e adiciona uma barra de porcentagem apresentada em seu perfil PSN. Depois que uma barra é concluída, o nível de troféus aumenta. O número necessário de pontos e, portanto, troféus, para subir de nível aumenta a cada 100 níveis. O mais alto disponível para atingir é o nível 999. Anteriormente, o requisito aumentava por nível até 12, após o que cada nível subsequente exigia 8.000 pontos a mais por subida de nível, com um nível máximo de 100.
Em preparação para o lançamento do PlayStation 5, o sistema de troféus recebeu sua primeira grande reformulação desde o lançamento. Em 7 de outubro de 2020, o sistema de nivelamento foi ampliado e recalculado para ser mais recompensador. O nível máximo foi aumentado de 100 para 999, com o progresso nos níveis anteriores agora muito mais rápido do que antes. Os troféus de platina também se tornaram mais valiosos, contando significativamente mais para a progressão de nível do que as outras séries. Os níveis dos usuários PSN existentes foram remapeados automaticamente para o novo sistema.
Graus de Níveis
Subcategorias
Existem também as subcategorias de classificação dos troféus, criadas pela comunidade, sendo as principais:
Perdíveis – são aqueles em que determinado item, coletável ou evento, se não realizado em determinado momento, o jogador não tem como retornar naquele ponto, a menos que reinicie a campanha.
Imperdíveis – são aqueles que são destravados conforme a progressão do game, com eventos obrigatórios, impossíveis de NÃO serem obtidos.
Coletáveis – aqueles que são desbloqueados ao se coletar determinada quantidade de itens ou realizar determinada quantidade de ações. Em alguns casos, costumam ser os benditos perdíveis.
Online – são troféus que dependem de acesso à internet, na maioria das vezes em partidas multiplayer para serem obtidos. Costumam ser motivo de ódio dos gamers por dependerem de outros jogadores para serem obtidos e principalmente porque se o servidor de determinado game tiver as atividades encerradas, o troféu não pode mais ser obtido, assim como a platina, e o game se torna implatinável. Grupos de jogadores costumam se
Com glitch – são troféus que não funcionam como deveriam, e acabam inconquistáveis; conquistáveis, mas com alguma dificuldade para serem conquistados; ou conquistáveis, mas o problema acaba facilitando serem conquistados, um exploit. Alguns games já são lançados com algum troféu com glitch e a desenvolvedora posteriormente lança um patch de correção; outros games podem ser lançados totalmente platináveis, mas podem ficar com algum troféu com glitch depois de alguma atualização do game, podendo serem corrigidos em atualização posterior, ou não. E alguns games a desenvolvedora pode simplesmente suspender alguma mecânica do game, e um troféu que fizer uso da mecânica afetada, fica então inconquistável.
Inconquistáveis: aqueles que sofrem/sofreram de glitch, dependiam de recurso online ou tiveram alguma mecânica cuja qual dependiam removida do game.
Cumulativos: troféus que são desbloqueados juntos de outros troféus, ao se desbloquear um troféu com o mesmo requisito, mas mais complexo, geralmente envolvendo níveis de dificuldade. Exemplo: alguns games ao serem completados no modo hard, desbloqueiam o troféu de terminar o game no modo hard, e o troféu de completar o game no nível normal é desbloqueado junto.
Listas regionais: são listas distintas de um mesmo game de duas ou mais regiões do globo, mas com os mesmos troféus entre elas, ou com poucas mudanças. Ou seja, o jogador pode platinar o mesmo game, mais de 1 vez, na mesma conta, caso ele possua listas regionais.
Listas separadas: são listas de um mesmo game, mas com listas distintas entre duas ou mais plataformas da família PlayStation.
Lista compartilhada: o game possui uma única lista, independente da plataforma da família PlayStation, ou seja, se o jogador obtiver um troféu no PS3 e for jogar no PS4, esse troféu já estará desbloqueado.
Autopop: são troféus que são desbloqueados automaticamente quando você migra o save daquele game a plataforma da geração seguinte. O caminho inverso também ocorre com boa parte dos games que têm o recurso. No entanto, há games em que nem todos os troféus são desbloqueados.
̶V̶e̶l̶h̶a̶s̶ Novas plataformas recebendo troféus
No PlayStation 4, os games clássicos de PlayStation 2 passaram também a receber troféus, e após a reestruturação do plano PlayStation Plus, em junho de 2022, os games de PlayStation 1 e PSP do plano Deluxe/Premium ou comprados separadamente também passaram a receber troféus. Vale ressaltar que no caso das plataformas classics, o recurso é opcional.
Sendo você um entusiasta ou não dos troféus/conquistas, devemos admitir que é um recurso que agrega ainda mais aos games e, sem sombra de dúvidas, veio para FICAR!
“Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão.”
Não nos abandone ainda, tem muita coisa legal acontecendo, dê uma olhada aqui.