O Coringa é um dos personagens mais impactantes da cultura pop, muito por suas características psicológicas peculiares, que alguns jovens até gostam resumir com a palavra “coringar“.
Acontece que, ninguém nunca foi a fundo na cabeça do vilão para poder falar uma frase como, “fulano coringou de vez“, com propriedade.
Aliás, isso até agora, pois em um vídeo da GQ, o psiquiatra Dr. Eric Bender analisou de perto o comportamento de vários vilões do Batman, dando destaque, claro, ao Palhaço do Crime.
E olha, o que o doutor diagnosticou do Coringa surpreende bastante, pois ele basicamente disse que o vilão “não parece ter nenhuma doença mental“.
O doutor até citou que existe a possibilidade de o vilão ter um transtorno de personalidade antissocial, que ele resumiu como “não ter consideração por leis ou regras” e “mentir continuamente“.
Mesmo assim, ele não vê nenhum sinal de doença mental grave no Coringa, até por ele sempre tentar evitar ser capturado pelo Batman, o que indica que o vilão é um psicopata que sabe muito bem o que está fazendo, logo, não deveria ser preso no Arkham, e sim em Blackgate.
“Sim, algo está errado com ele, como as pessoas dizem, algo errado que faz ele cometer os crimes que comete. Ele mata pessoas. Ele quer introduzir a anarquia… Ele está pronto para criar o caos. Ele é um agente do caos. Tudo isso me faz pensar que existem problemas reais de saúde mental, como depressão ou ansiedade ou qualquer psicose, algo assim? Eu não vejo isso.” Disse Bender.
“Dado que ele é um psicopata e não há nenhuma doença mental significativa relacionada ao motivo pelo qual ele está cometendo os crimes, ele não deve ser aprisionado no Arkham. Ele também tentou não ser pego. Ele fez coisas para evitar claramente a captura, o que significa que ele sabe que o que está fazendo é errado… Ele sabe o que está fazendo, então não só ele não tem uma doença mental, como também sabe que o que ele está fazendo é errado. Ele pertence à Penitenciária de Blackgate.” Completou o doutor.
Vale lembrar que a sequência do filme do personagem estrelado por Joaquin Phoenix, que trabalha algumas nuances psicológicas do personagem, já está em produção.