“Racionais MC´s – Das ruas de São Paulo pro mundo” uma história de resistência e luta contra o racismo estrutural no Brasil.
Título: Racionais MC`s – Das Ruas De São Paulo Pro Mundo |
---|
Ano de Produção: 2022 |
Dirigido Por: Juliana Vicente |
Estreia: 16/10/2022 |
Duração: 116 min |
Classificação: 14 anos |
Gênero: Documentário |
País de Origem: Brasil |
Sinopse: Com seus protestos em forma de música, o lendário grupo de rap Racionais MC’s transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo. Acompanhe sua trajetória de glória e luta. |
---|
Sobre o Documentário
O documentário conta com gravações inéditas do grupo que tem mais de 30 anos de estrada, além de entrevistas com os 4 integrantes do Racionais MC´s. Desse modo, o filme é dirigido pela Juliana Vicente e nos mostra como o grupo é formado, sua ascensão e seu impacto na sociedade Brasileira, principalmente a periférica.
Com isso, o filme contem impactantes, e porque não maravilhosas, declarações de Kl Jay, Ice Blue, Edi Rock e Mano Brown.
Assim sendo, por meio da arte eles conseguiram denunciar e evidenciar toda a violência que o povo pobre, preto sofria e ainda sofre. Dessa maneira, letras que falavam sobre a necropolítica da polícia, do racismo estrutural que assola o Brasil desde os tempos da escravidão até os dias atuais, como bem diz Mano Brown: “o Brasil é uma máquina de matar pretos”.
O Valor do Grupo
Com isso, o grupo colocou em evidência um Brasil que a grande mídia queria esconder, mais do que isso, queria exterminar. Aliás, isso fica evidente quando, Juliana Vicente, magistralmente, coloca alguns recortes de jornais da época.
Certamente, Racionais MC´s queria falar com a periferia, com os jovens negros e conseguiram. Isso porque, o grupo rapidamente conseguiu a atenção desse público.
Assim sendo, criou-se uma relação forte e direta com essas pessoas. Aliás, Eliane Dias (Empresária do grupo) diz no filme: “O racionais se comunicam, o público presta a atenção. É um canal como se fosse um cordão umbilical”.
Mas, todo esse sucesso teve seu preço, pois essa forte ascensão colocou um alvo no grupo e gerou perseguições não só da polícia, mas também da grande mídia que tentava criminalizá-los.
De fato, a diretora do documentário conseguiu! E de forma muito precisa. Construindo uma cronologia em que todos esses eventos, desde a formação do grupo, até hoje, passasse por tudo o que foi vivenciado pela banda. Isto é, desde as batidas policiais aos momentos tristes, de forma muito coesa e com muita intensidade, refletindo aquilo que os músicos queriam dizer.
Conclusão
Sem dúvida, Racionais MC’s – Das ruas de São Paulo pro Mundo é muito bem produzido e dirigido por Juliana Vicente. A diretora, realmente, tinha ouro nas mão, pois contava ali com um conteúdo inédito de mais de 30 anos de um grupo que mudou a vida de várias gerações. Dessa forma, ao meu ver, o documentário é a melhor obra audiovisual nacional no ano de 2022.
É um relato de um Brasil que se quis esconder. Mostrando, também, como a arte na periferia transforma a vida de muitas pessoas.