In Nightmare | Confira nossa review

In Nightmare é um jogo de aventura de terror com o foco na  narrativa combinada com puzzles e ação furtiva. Será que você conseguirá desvendar as memórias de Bill e fazê-lo acordar para o mundo real? 

critica-in-nightmare
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Magic Fish Studio
Publicado por: Maximum Games
Gênero: Aventura, Indie, Terror
Série: In Nightmare
Lançamento: 29 de novembro de 2022 (versão de PC)
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: Um Jogador
Disponível para: PC, PlayStation 4 e 5

 

O jogo foi desenvolvido pela  Magic Fish Studio e tem sua distribuição pela  Maximum Games, que conta em sua lista um jogo brasileiro, o Fobia – St. Dinfna Hotel.

Primeiramente é preciso dizer que a história do jogo pode causar gatilhos em algumas pessoas, uma vez que durante nossa  jornada o pequeno Bill “encontra” fragmentos da sua realidade, que não é nada agradável. Recado dado, então agora é hora de falar sobre o jogo.

critica-teoria-geek-games

Como viver assim?

Bill, nosso protagonista, é uma criança que está determinada a não acordar, já que no mundo real seu lar foi desfeito, seus pais o negligenciam, além disso também sofre bullying na escola.

Então como consequência dessa série de trágicos eventos, ele se colocou em “coma”, e por isso ele desperta em um mundo de sonhos de pesadelo que foi criado a partir de suas próprias memórias. 

Conforme você avança pelo cenário, você perceberá alguns objetos brilhando, e em sua grande maioria eles possuem itens que contam partes da vida de Bill, seja por meio de bilhetes dos pais, por laudos médicos ou até mesmo itens colecionáveis.  

E confesso que em algumas partes da campanha principal ao invés de sentir medo, eu fiquei com vontade de chorar. Isso porque o jogo aborda o tema da depressão e como os fatores externos atuam diretamente e indiretamente na vontade do personagem em não querer fazer parte mais do “mundo real”.

critica-teoria-geek-games-in-nightmare

Jogabilidade

Infelizmente no quesito jogabilidade, In Nightmare é bem problemático, não pelo fato de ser difícil, mas sim que os controles não são responsivos. Portanto você fica muito frustrado quando faz determinada ação e o personagem demora a concluir o comando.

Uma vez que num jogo onde você precisa concluir muitas ações em modo furtivo, para não ser detectado pelos inimigos do nível, é imprescindível que  tudo seja executado de forma milimetricamente correta. 

Todavia preciso ser justa e avisar que é recomendado jogar utilizando controle, mas como o meu quebrou fiz uso do teclado e mouse. O que, em partes, pode ter dificultado os comandos. Um outro fator que não me agradou muito foi o ângulo da câmera, que dificulta muito em certos momentos em que é preciso pular.

Entretanto, a parte que deveria ser mais desafiadora, os puzzles, deixam muito a desejar. Isso porque eles são simples e rápidos de desvendar, além disso você ainda conta com a ajuda de Bikti, uma borboleta dourada, que possui algumas habilidades e uma delas revela o caminho que você precisa fazer para encontrar as respostas do puzzle.

Porém, a parte que consegue assustar mesmo, principalmente se você for medroso assim como eu, são as perseguições dos monstros, a música e os efeitos das cenas ajudam bastante para criar uma atmosfera real de pesadelos.

No entanto, o jogo ficaria melhor situado na categoria de suspense do que na categoria terror, pois como essa categoria é muito específica se o jogo não atende às expectativas mínimas do público, ele acaba se destacando por ser ruim.

critica-teoria-geek-games

Objetivo

Em resumo, nossa tarefa em In Nightmare é bem simples: guiar o pequeno Bill enquanto ele enfrenta seus piores medos que foram criados em sua mente. Porém além da campanha principal você pode concluir outros objetivos que são eles:

  • Encontrar os itens colecionáveis dos níveis;
  • Completar quests adicionais, como coletar todas as peças do boneco de gengibre e assim poder assistir um show especial;
  • Desbloquear roupas e acessórios diferentes para o Bill.

A história principal do jogo dura uma média de 8 horas, porém caso você deseje completar totalmente o jogo, de acordo com o site HowLongToBeat a jogatina pode durar um total de 15 horas. 

Os cenários contém itens e também atalhos escondidos, alguns só são detectáveis pelas habilidades especiais da sua companheira, Bikti. Então fique de olho em tudo para não deixar passar nada despercebido. Além disso, se você possui a versão da Steam, o jogo possui 35 conquistas para você platinar. 

Gráficos e Trilha Sonora

As imagens do trailer me deixaram bem animada, mas logo no início do jogo minhas expectativas foram por água abaixo. Mesmo com as configurações no máximo, os gráficos  são esquisitos, não sei se de forma proposital.

Alguns dos inimigos possuem um design bem legal, porém outros parecem que foram feitos às pressas, pois não possuem nada que possa te dar o mínimo de medinho.

Ainda no quesito design, um outro ponto que não se encaixa bem é o fato do personagem não ter nenhuma expressão, o menino parece que fez um botox que deu errado e ficou com o rosto todo congelado.

Da mesma forma que alguns controles interferiram na jogabilidade, a parte gráfica em junção com os efeitos de luz e sombra prejudicam o jogador, e muito, durante vários cenários. Já que você precisa estar atento nos mínimos detalhes dos monstros para poder avançar de forma furtiva pela fase.

Inegavelmente a trilha sonora e os sons de efeito cumprem o seu propósito no jogo, pois as duas trabalharam de forma exemplar criando uma atmosfera onde a tensão ficou quase palpável. 

Porém mesmo sendo o destaque de In Nightmare, não é aquela trilha sonora que te faz ficar preso por horas, querer saber mais sobre quem criou ou então buscar a playlist no Youtube.

  • PONTOS POSITIVOS

  • Aborda um tema que é bem necessário falar sobre, a depressão;
  • A trilha sonora e os efeitos sonoros são bem legais;
  • Jogo com menu e textos em português.
  • PONTOS NEGATIVOS

  • Controles não são responsivos;
  • Gráficos não tão bons, e ainda te prejudicam;
  • Puzzles simples demais.

Trailer Oficial

In Nightmare: Vale a pena?

Mesmo não sendo uma amante da categoria de terror, In Nightmare não é um jogo que eu indicaria para alguém jogar. Durante a gameplay até levei uns sustos, mas isso aconteceu pelo fato de que eu me assusto até com a minha sombra, rs.

Entretanto, se você gosta de jogos que você precisa de atenção e que o foco seja estar atento aos mínimos detalhes, recomendo esperar uma promoção para poder adquirir o título.

Requisitos Mínimos de Sistema (Windows)
Sistema Operacional:  Windows 10  64 bit
Processador: Intel Core i5
Memória: 8 GB de RAM
Placa de Vídeo: GTX 960
Armazenamento: 12 GB de espaço disponível
Observações: Compatibilidade total com controle

Gosta de ler reviews de games? Então continue por aqui.