Pegue todas as referências políticas do país e misture com um humor irônico e sarcástico de Clarice Falcão e teremos uma Eleita.
Título: Eleita |
---|
Ano de Produção: 2021 |
Dirigido Por: Carolina Jabor e Rodrigo van der Put |
Estreia: 7 de outubro de 2022 |
Duração: 188 minutos |
Classificação: + 16 anos |
Gênero: Comédia |
País de Origem: Brasil |
Sinopse: Em um futuro distópico onde apenas candidatos estapafúrdios são eleitos, uma jovem comediante de internet decide se candidatar a governadora de brincadeira. O problema é que o povo também vota ironicamente e ela acaba eleita. Com um poder imenso e pouca noção do que fazer com ele, ela tenta administrar sua agitada vida pessoal e um estado arrasado pelo colapso econômico. |
---|
Em síntese, em um futuro distópico e “tão próximo”, como a própria série diz, a série Eleita nos apresenta à Fefê, uma influenciadora digital que se candidata, a título de piada, à governadora do Estado do Rio de Janeiro.
Detalhe: ela não tem nenhuma noção do que é política ou como governar um estado.
No entanto, a comoção viraliza e o meme ambulante se torna, simplesmente, a Chefe do Executivo do estado carioca.
Aliás, a comédia brinca com seu próprio sarcasmo. Isto é, não temos mais comentaristas políticos nos telejornais, mas, sim, comentaristas de memes. Uma sacada bem inteligente, uma vez que colocam um ator-mirim para explicar os diversos acontecimentos das redes, ao melhor estilo “filho, explica o que é esse vídeo aqui”.
A série é tão intrigante e não teme em trazer várias referências do cenário político brasileiro, ainda que seja de maneira sutil. Mas não se engane, ainda que se utilize da sutileza, de cara, você consegue identificar a crítica social e a qual deputado ou deputada ela está falando.
Vale lembrar que muitos temas atuais são trazidos à série, qual sejam, mansplaining, lugar de fala, pré-sal, meio ambiente, máfia (trazendo referências ao famoso Don Corleone), protagonismo negro, entre outros. Contudo, os temas são, apenas, pincelados e tratados sem muito aprofundamento, no qual acredito que seja a própria intenção da série que foca, principalmente, na evolução da inconsequente, Fefê.
Devo ressaltar que embora a série seja de comédia, a situação narrada é tão realista que dificilmente você dê altas gargalhadas, como aconteceu comigo. Aliás, posso contar nos dedos, às vezes que ri alto e isso não é culpa do roteiro, pelo contrário, é aquele velho ditado: “a situação está tão caótica, que você não sabe se ri ou se chora”.
Quanto à protagonista de Clarice Falcão, esta traz todo o seu carisma e sua comédia a la Porta dos Fundos para a sua Fefê e vou lhe dizer que a atriz está ótima em seu papel. Sua anti-heroína é tão marcante que, em muitos momentos, você se vê com raiva dos seus feitos ou com vontade de colocá-la no potinho e cuidar para ninguém ferir.
Outro ponto de destaque é a sua química com o resto do elenco. É impressionante como a sua interação com os demais personagens funciona, em especial, com Netinho, político da “velha guarda”, interpretado magistralmente por Diogo Vilela.
Ademais, a relação de Vilela é tão bem-feita que até o seu dueto em referência à frase “Saio da Vida para entrar na História” foi um dos pontos altos do episódio musical, denominado “Auxílio-Moradia” – episódio este que homenageia o próprio talento como cantora de Falcão.
Todavia, não posso esquecer da incrível Teresa, interpretada por Polly Marinho. A atriz transmite uma segurança e verdade na única personagem que realmente sabia o que estava fazendo naquele governo, que eu fiquei extasiada com a sua performance. Principalmente, quando, em um dos episódios, sua trama referencia ao famoso Capitão Nascimento, em Tropa de Elite 2.
Veredicto: Eleita
Com um timing sem igual, ao melhor estilo política do “Pão e Circo” e com temas atuais não tão aprofundados, como um “Café com Leite”, Eleita é a série de comédia para rir da própria realidade, com a sutileza sarcástica e irônica tão característica de Clarice Falcão e um elenco primoroso. E que venha o 2º Turno, ou melhor, 2ª Temporada!
Até mais, e Obrigado pelos Peixes!
Quer ver mais críticas? Então, clique aqui!
Conheça o nosso Canal do YouTube: