Will Smith se tornou um dos assuntos mais comentados no mundo, afinal, suas ações durante o Oscar fizeram com que uma discussão fosse iniciada para criticar seu comportamento. Agora, o ator Denzel Washington defende o colega e amigo, confira:
‘Bem, tem um ditado: Quando o demônio te ignora, é porque você está fazendo algo errado. E o demônio diz: Oh não, deixe-o sozinho, ele é meu favorito. Agora se o demônio vem atrás de você, o motivo é que você está fazendo algo certo. E é por isso que o demônio gerou a situação daquela noite. Felizmente, existiam pessoas lá. Não apenas eu, mas outros. Tyler Perry veio imediatamente ao meu lado. Eu não quero dizer sobre o que falamos, mas a graça de Deus vai na frente. E nós oramos por ele. Quem somos nós para condenar alguém? Eu não sei os pormenores da situação, mas eu sei que a solução era a oração, pela forma como eu vejo’
Will Smith, que estava ameaçado de possível expulsão ou suspensão depois de agredir Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022, renunciou sua afiliação à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
”Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia, e aceitarei totalmente todas as consequências da minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista dos que magoei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes, e a audiência ao redor do mundo.”
Diz a nota oficial de Smith.
“Traí a confiança da Academia, e impedi que outros candidatos e vencedores celebrassem e fossem celebrados por seus extraordinários trabalhos. Estou com o coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Então, estou renunciando à adesão à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão.”
O ator vem enfrentando a crise mais grave de sua carreira, de acordo com relatório publicado há instantes pela Variety.
Apresentando um dos momentos do Oscar 2022, Chris Rock fez uma piada sobre as condições estéticas de Jada Pinketh Smith, esposa de Will, que sofre de alopecia, uma doença autoimune que a está fazendo perder cabelo. O ator não gostou da piada, foi em direção ao apresentador e o agrediu na frente de todos presentes.
O ato fez a academia expulsar o ator do Dobly Theatre, onde o evento aconteceu. Ele acabou se recusando a sair, e veio a ganhar o Oscar de Melhor Ator logo depois.
A atitude foi reprovada por diversas personalidades de Hollywood, incluindo Jim Carrey, que afirmou que se o episódio tivesse sido com ele, teria processado Will em 200 milhões de dólares. Além dele, Zoë Kravitz, de ‘Batman’, usou suas redes sociais para mandar indireta para Will Smith, dizendo que o Oscar agora é o lugar “onde aparentemente gritamos palavrões e agredimos pessoas”.
O ator pediu desculpas pelo ocorrido em comunicado oficial, dizendo que o que aconteceu na noite do Oscar foi “foi inaceitável e imperdoável”, e afirma que está “envergonhado” pelo ocorrido.
Mesmo com o pedido de desculpas, a academia revela que iniciou “processos disciplinares” contra ele, que podem incluir sua expulsão como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Will Smith teria duas semanas para prestar depoimento perante o Conselho de Governadores da organização, antes que tomassem as medidas cabíveis em sua próxima reunião, que acontece em 18 de abril.