Teoria Geek – O Importante é se divertir!

7 séries baseadas em livros que você precisa conhecer

séries-livros

Em minhas horas livres, eu gosto de ler livros e assistir às séries. Imagina, então, quando eu descubro que vão adaptar um livro que eu gostei…

Embora eu fique feliz, confesso que também fico extremamente apreensiva, porque sei que adaptação é algo complexo, já que é a visão do diretor e do roteirista daquilo que eles captaram da obra e isso nem sempre é uma boa pedida, uma vez que, às vezes, podem destoar bastante da obra original. E aí estraga todo a magia da adaptação… Não é?!

Entretanto, eu também gosto de saber quando uma série, na qual eu curti, é baseada em algum livro que ainda não li, porque aí eu já coloco direto nas minhas prioridades de leitura do ano.

Por isso, escolhi 7 séries que eu amei e coloquei os livros na minha lista de leituras. Confira abaixo:

House of the Dragon

House of the Dragon está disponível na HBO Max.

Sim, assim como sua antecessora (Game of Thrones), House of the Dragon é uma adaptação do episódio intitulado como a Dança dos Dragões e se encontra no livro Fogo e Sangue de George R. R. Martin.

Isso mesmo! O livro contém todas as tretas da Família Targaryen. Ah! E podem ler à vontade, porque toda a história da série já está completinha na parte I de Fogo e Sangue. Aliás, a série já teve a sua 2ª temporada confirmada.

You

You está disponível na Netflix.

A série se tornou uma das queridinhas da Netflix. E conta a história do psicopata, Joe, que “adora” stalkear sua vítimas, nas quais a intitula como “mulheres especiais”. Ademais, devo lembrar que a Parte I da 4ª temporada já está disponível na Netflix.

Mas, você sabia que a série é baseada no livro homônimo de Caroline Kepnes? A autora disse que não focou em um caso em particular. Ela, apenas, queria que a sua obra abordasse as histórias de stalkers de redes sociais que vão longe demais. E quão longe, hein?!

His Dark Materials

His Dark Materials está disponível na HBO Max.

Se na vida temos uma segunda chance, nas produções cinematográficas, também. His Dark Materiais fez aquilo que o filme não o fez: adaptou com maestria a série literária Fronteiras do Universo de Phillip Pullman, que compreende os livros, A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar.

Good Omens

Good Omens está disponível no Prime Video.

Claro que na minha lista não poderia faltar Neil Gaiman. Eu poderia colocar, também, Deuses Americanos ou The Sandman. Mas, Deuses Americanos não respondeu as minhas expectativas e The Sandman é baseada em uma HQ (e essa lista, depois a gente faz hehehe).

Mas voltando a Good Omens, a série é uma excelente adaptação do livro Belas Maldições de Gaiman com Terry Pratchett e conta com um elenco incrível. Afinal de contas, temos Michael Sheen e David Tennant, não!?

The Handmaid’s Tale

The Handmaid’s Tale está disponível no Paramount+

Você não leu errado! A história de The Handmaid’s Tale é uma adaptação do livro de mesmo nome de Margaret Atwood. Basicamente, a primeira temporada é uma cópia muito fiel do livro, o que vale muito a pena a leitura.

Aliás, em 2019, o livro ganhou uma continuação chamado de Os Testamentos, que acontece 15 anos depois dos eventos do primeiro livro.

E não pense que a série foi a primeira adaptação do livro, não. Isso porque, o livro já teve uma adaptação cinematográfica de 1990, estrelado por Natasha Richardson e Aidan Quinn.

Bridgerton

Bridgerton está disponível na Netflix.

Aqui, é uma verdadeira polêmica. Calma, eu vou explicar!
A série tem o nome dos livros? Sim;
A série tem os personagens dos livros? Sim;
A série segue a história dos livros? Veja bem… em boa parte, não.

Mas, ainda sim, os fãs dos livros que me perdoem, eu gosto da história da série. Acredito que embora destoe bastante do material original, ainda acho uma ótima adaptação.
E, pelo que estamos vendo, cada temporada vai seguir os livros e contar a história de cada irmão, ainda que não seja na mesma ordem… a terceira temporada que vai lançar, em breve, está aí para não me desmentir.

O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha da Netflix.

Essa minissérie foi um extremo sucesso quando lançou na Netflix e elevou Anya Taylor Joy ao status de estrela. Sério! O que tinha de gente falando dessa série era descomunal. Até eu me vi buscando no Google para saber que cargas d’água era esse negócio de gambito da rainha. Até que descobri que era um lance do xadrez rs!

Mas você sabia que a série também é uma adaptação do livro homônimo de Walter Travis?! Isso mesmo, eu descobri quando justamente “googlei” sobre o tal do lance do xadrez e, claro, coloquei o livro na lista para ler.

É isso pessoal, de trás de uma maravilhosa série há sempre um ótimo livro.

Por isso, eu digo: “Desliga a TV e vai ler um livro”. Quem pegou essa referência? É antiga, viu?!

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!

Quer ver mais matérias como essa? Então, clique aqui!


Conheça o nosso canal do YouTube:

Sair da versão mobile