Teoria Geek – O Importante é se divertir!

500 páginas | Calhamaços que merecem nosso amor!

calhamaços

Existem leitores e leitores. Não, ninguém é melhor do que ninguém ou “mais” leitor que o outro apenas pelo tipo de livros que prefere ter em mãos. Me refiro a: existem leitores sãos e leitores meio… Esquisitos. Os esquisitos: aqueles que veem um livro de mais de quinhentas páginas (nossos famosinhos calhamaços) e sentem seus olhos brilharem de amor e desejo de mergulhar nas páginas!

Não negue que é esquisito se você se encaixa neste grupo. Porque você é (risos). Eu sei, porque me incluo aqui também, uma leitora completamente apaixonada pelos livros grandões bem no estilo “tijolão”.

Socialmente, dizem que calhamaços são considerados livros de a partir de 400 páginas, mas sou só eu quem acha que isso é uma merreca para chamar de tijolão? Bom, adaptei um padrão que é mais usado pelos leitores e selecionei algumas obras que possuam ao menos 500 (deliciosas) páginas, que sem sombra de dúvidas, merecem ser lidas.

Se você é dos leitores sãos, te desafio a me dizer que não leu nenhum destes! Afinal, as minhas amadas e protegidas sagas literárias vão preparando terreno de início para te tacar na cara os calhamaços na continuação te deixando sem ter para onde correr. Os autores parecem amar fazer isso.

Será um teste para o nosso amor? Talvez nunca saibamos. Bora!

Saga Harry Potter: Livro 5

Para amansar o coração de vocês ou para não apanhar pela ausência, SIM, temos Harry Potter. É claro que temos Harry Potter. SEMPRE teremos Harry Potter. E mesmo sendo um leitor são, eu duvido que não passou pelas mais de 500 páginas deste livro. Sim, sim, você pode não gostar do gênero e não ler, tudo bem… Mas é mais fácil encontrar com os que passaram por aqui do que com os que não, por isso a presença. E porque é Harry Potter (Viciada? Nem um pouco…).

Continuando a mágica trama sobre nosso bruxinho favorito, J.K. (Rainha) Rowling nos entregou um quinto volume cheio de lembranças e provas sobre feitiços que ela achou que acabou exigindo um número de páginas maior que o usual. Se você chegou nesta saga e gostou deste livro, te dou os parabéns… Porque particularmente, não é meu preferido. Achei desnecessário a ponto de ficar chato. MAS: amo feitiços bem explicados e quanto mais feitiços melhor. Então eu passo um pano sim. E eu sei que muitos veneram este volume, então ele é mais do que digno de encabeçar a lista.

Saga Crepúsculo: Sol da Meia-Noite

Não critica meu Crepúsculo!

E sim, vou falar das modinhas nostálgicas sim, me deixa (risos).

Depois de anos e anos e anos esperando uma continuação a respeito de Jacob e Renesmee (geralmente é o que eu sentia e ouvia por aí), tivemos nossa querida Stephenie Meyer voltando com a saga, porém com um livro contando o início da trama sob os olhos de Edward. Este foi um pouco polêmico já que divide os fãs que só lembravam do amor doce e do mel com açúcar que era nosso casalzão.

Aos olhos do Edward, temos mais de 700 páginas dele perseguindo a Bella e mostrando o quão obcecado estava por ela. E embora a autora tenha comentado a respeito no livro da Bella, o original, é claro que tudo fica mais intenso quando de fato estamos na mente de Edward.

Tem partes fofas, tem partes incrivelmente lindas e partes (muito) bizarras também. Contudo, este é apenas mais um dia normal na cidade de Forks.

Mas e aí, a pergunta que nunca morre… Você é time Edward ou Jacob?

(Eu sou do time do Edward para Bella e Jacob para mim)

Saga Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A mamãe de Crepúsculo não foi a única que resolveu voltar a sua saga favorita MUITO BEM INSPIRADA. A incrível Suzanne Collins voltou e nos entregou um calhamaço também. Porém, agora com uma trama que se passa muitos anos antes da saga original, algo realmente novo. O que nos deixa ainda mais curiosos, afinal, a trilogia principal não teve tudo isso, então… O que de tão intenso essa mulher tem para nos contar ainda?

Se você não curte ler “tijolos”, fica tranquilo que antes do final deste ano teremos uma adaptação da obra. Claro, nós leitores sabemos o muro gigantesco que geralmente mantêm entre o livro e as adaptações, mas… Ter esperança nunca é demais, certo… Certo?

Saga ACOTAR: Livros 2 e 3… 4

Vamos falar dela, da colecionadora de calhamaços!

Sendo bem realista, eu poderia fazer um especial dos “tijolões” apenas da genial Sarah J. (Deusa) Maas, já que este ser excepcional notavelmente AMA escrever páginas sem fim. Os livros dela são todos neste padrão aí, porém, priorizei o patrão da fantasia escrito pelas mãos dela.

A saga ACOTAR começa mais sutil, porém no segundo e terceiro livros já dá um murro na porta e traz o que a autora mais gosta: um calhamaço cheio com uma fantasia excepcional. E te contei que ele vem com superpoder? Sim, você lê e mal percebe que acabou (risos). Sou suspeita para falar porque sou fascinada pelo mundo que ela criou, então, aqui está uma obra que merece ser lida e enaltecida em todas as oportunidades.

Porém, contudo, entretanto… A voadora veio no quarto livro, com mais de 700 páginas também. E para os que curtem, problema nenhum. MAS: Sarah, eu adoro você, mas o quarto volume era outra obra que não precisava de tudo isso não. Talvez nem da metade. E na minha singela e super particular opinião, talvez nenhuma (Cassian, você é tudo, merece 1000 páginas, mas, Nestha… Sai daqui). “Entendedores entenderão”.

Resumindo, se você ama calhamaços, mira nessa mulher e mergulha!

Se você não gosta muito… Essa mulher pode te fazer amá-los.

Saga A Crônica do Matador do Rei: Livros 1, 2 e…

Algo com 500 páginas é fichinha para você?

Então pega na minha mão e vem! Porque este escritor de fato gosta de deixar a coisa toda fluir e te joga de cara um primeiro livro com mais de 600 páginas e o segundo com mais de 950. Que o terceiro também será assim já podemos imaginar que sim. Porém, certeza mesmo só Deus tem, porque nem o escritor Patrick Rothfuss deve saber já que esperamos pela continuação por anos (SÓ MAIS DE UMA DÉCADA).

Porém, os fãs ainda aguardam esta continuação e depois de tanto tempo, talvez venham umas 5 mil talvez? Rindo de animação ou desespero, aqui estou. Contudo, a vida e os mistérios do aventureiro e músico que divide a trama com sua atualidade e seu passado, misturando fantasia com o segredo de quem de fato é o vilão e o herói da história, nos mantém firme e fortes no aguardo do terceiro e último livro da saga.

Saga As Crônicas Lunares: Livro 4

Aqui temos uma adaptação para lá de curiosa das princesas da “Disney”, feita pela Marissa Meyer. A saga aborda a fantasia com ficção científica, trazendo as personagens para um mundo futurista e super tecnológico. Com mistérios e romance, a saga te leva a algo bem diferente do usual, com seus três primeiros livros mais sutis e o quarto, sendo primo dos calhamaços também. Intrigante, maluco e super curioso, algumas das nossas “princesas” contarão como é viver num conto aonde humanos e ciborgues convivem.

Ficou curioso? Confesse, você não sabia desta saga, não é? Pois agora está sabendo. Disponha.

 As Crônicas de Nárnia: Livro “Único”

Volume único? Temos também.

Não só de sagas eu sobrevivo (risos – mas é quase isso…)!

Bom, são contos que juntos temos a versão mais padrão (e pobre) que possuímos no Brasil. Então resolvi considerá-lo nesta margem, mas para quem não gosta da ideia de livros imensos, saiba que: sim, você pode ler um ou mais contos e pausar se assim preferir. Ou considerar cada um, um livro. Só que estão embalados num só, muito prático, o que pode adicioná-lo em nossa lista de calhamaços.

Entretanto, isso não diminui em nada o mundo genial criado pelo brilhante C.S Lewis. É possível degustar cada página com a mesma sensação do início ao fim! A fantasia que encontramos nestas páginas, misturada a uma realidade tão bem contextualizada a ideia de criaturas mágicas é simplesmente… Mágico! Esta obra vale a pena para todos que colocarem as mãos nela.

 Drácula

Clássico? Temos também.

Não importa a geração, é ouvir o nome Drácula que todos sabem de quem se trata. Bram Stolker sem dúvidas rompeu todas as barreiras do tempo e impregnou nossas mentes com a identidade tão marcante do personagem. Tantas adaptações, referências, lendas… E num “calhamacinho” maravilhoso temos a obra-prima que o autor nos deixou!

Gosta de calhamaços? Não gosta de calhamaços? Este aqui, certamente VALE A PENA. 

It: a coisa

E se você é daqueles que adora um livro que dispare seu coração no peito, com um terror para lá de assustador, temos o incomparável Stephen King esperando por você.

O pai do terror moderno, o autor é um exemplo de referência no ramo de fazer você se assustar “apenas” com a escrita. E com a necessidade e genialidade dele em te aterrorizar, claro que calhamaços são ideais e esta obra em particular, com mais de 1000 belas e angustiantes páginas, é uma das mais memoráveis de Stephen.

Seu psicológico é forte para isso? Porque o meu, até hoje, não foi…

Os Miseráveis

Peguei pesado agora, hein? LITERALMENTE muahaha…

Se você chegou até aqui animado em ler ou orgulhoso por ter lido as obras que mencionei, aqui temos um dos maiores desafios literários de quem gosta de ser “vida louca” neste ramo: OS MISERÁVEIS. Um clássico com 3 vezes mais o número de páginas mencionado no título. Para quem não conhece, é isso mesmo, você não leu errado não. A edição padrão deste bebê possui mais de 1500 páginas. Esse nem tijolo é, é uma parede inteira.

Focando na extrema pobreza de alguns personagens, este livro também é um clássico que atravessou gerações e está no topo da lista de preferidos de muitos leitores. A mensagem que nos passa com algumas das realidades infelizmente mais comuns vividas por grande parte da sociedade, marca cada um que decide se aventurar pelas páginas que Victor Hugo deixou para nós.

Você é louco o suficiente? Ou já foi louco o suficiente para encarar?

Se é covarde como eu, só balança a cabeça para edição que SIM, está na prateleira, mas você finge que não vê (risos). Pega seu livro de até mil “paginazinhas” para continuar a ler e mergulha, jovem! Num dia de sol, chuva, calor ou frio, não existe melhor companhia do que um livro que te agrade.

Atual ou clássico, famosinho ou “anônimo”, de 200 ou 1000 páginas… Apenas sejamos felizes! E assim está tudo ótimo.

Quer saber mais sobre livros? Então, clique aqui!


Conheça o nosso canal do Youtube:

 

Sair da versão mobile