Hoje, 5, se comemora o Dia Mundial dos Professores. Mas também agora no mês de outubro existe o Dia do Professor. É muito bom que aqui no Brasil existam essas duas datas para homenagear uma profissão que é tão necessária para praticamente todas as outras. Afinal, sem um professor você provavelmente nem estaria lendo esse texto.
Mas mesmo com tanto esforço essa ainda é uma profissão muito desvalorizada e que pena com pensamentos da sociedade. Por isso, quem escolhe ir por esse caminho deveria ser muito mais acolhido e ter sua devida importância. Na prática não é o que acontece, a educação ainda sofre muito aqui no Brasil. E apesar desse texto não ser sobre a desvalorização é uma pauta necessária de se falar.
E como já falei, ainda que só por cima, vamos para o assunto do texto em si. Professores que fizeram (e fazem) parte da nossa vida. Existe muito dessa profissão na cultura pop e ainda mais no universo geek. E por isso, eu quis trazer quatro desses nomes que com certeza marcaram as devidas histórias que participaram.
Professor Xavier
Acredito que não dê para falar de professor no meio geek sem falar do professor Xavier. O personagem que apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em 1963, é o fundador e idealizador dos X-Men. E tem como meta de vida a existência da convivência pacifica entre mutantes e não mutantes.
O telepata é responsável por dar um lar e um propósito a muitas pessoas que não o tinham. Ajuda outros mutantes a terem fé em um mundo melhor e os ensina a lutar por isso. O personagem é paciente e compreensível, características valiosas em um professor. E foi auxilio para formação de alguns outros heróis do universo Marvel.
Professor Xavier ainda traz mais representatividade para esse mundo geek. O personagem perde o movimento das pernas após um acidente e passa a utilizar cadeira de rodas. Hoje em dia, o mundo geek tem cada vez mais diversidade, mas Xavier trouxe logo nos primeiros anos de X-Men em quadrinhos. Os filmes e animações mostram essa característica do personagem.
Minerva McGonagall
Minerva McGonagall também não poderia ficar de fora dessa lista. A professora que chega a ser vice-diretora e até diretora de Hogwarts tem muita importância no universo bruxo e é uma das melhores personagens. Participou ativamente das duas Guerras Bruxas, mesmo que na primeira não tenha feito parte da Ordem da Fênix.
Apesar de ser rigorosa, o que as vezes é necessário para lidar com alunos, Minerva sempre foi uma professora compreensiva que tentava fazer o certo. Nos filmes ela protagoniza uma das cenas mais marcantes e engraçadas. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo existe o Baile de Inverno e Minerva, como diretora da Grifinória, fica responsável por dar aulas de dança para os alunos da casa. Assim, Rony é sua cobaia nesse momento de descontração.
Os últimos livros e filmes da franquia são os que mais fazem Minerva brilhar. Ela enfrenta sem medo Dolores Umbridge, quando essa assume a “direção” de Hogwarts. E liderou a resistência contra Lorde Voldemort na Batalha de Hogwarts. Mas durante toda sua trajetória é possível ver a excelente professora que ela é e sua preocupação com os alunos também.
Maito Gai
Gai sensei ou Maito Gai é um personagem de Naruto, e querendo ou não senseis são um tipo de professor. Sendo que Gai é um dos melhores e ao final do anime chega a ser declarado por Madara como “o ninja mais forte”. O personagem é responsável pelo trio formado por Neji, Rock Lee e Tenten.
Com uma personalidade totalmente alto-astral e sempre empolgado com tudo, essa também é a forma de Gai passar suas lições para seu trio de aprendizes. Sua relação acaba sendo mais próxima com Rock Lee, sendo uma espécie de pai para o jovem que se inspira no sensei chegando ao ponto de usar o mesmo corte de cabelo e as roupas. Mas ele também tem imensa preocupação com os outros dois e passa perfeitamente a lição de espirito de equipe.
Gai teve uma história de vida difícil e teve que lidar com muita coisa para chegar onde chegou. Mas mostra que perseverança, determinação e batalhar pelo que quer são lições super importantes para conseguir chegar onde almeja, apesar de tudo ele nunca desistiu. E sempre tentou passar esses aprendizados para o trio que era responsável.
Dona Marocas
Para fechar essa pequena lista, trouxe uma professora brasileira presente nas histórias de Chico Bento. Dona Marocas representa muitos professores brasileiros sendo professora e escola pública. Nesse caso, ela ainda é professora de interior, onde o acesso a educação é mais precário.
Professora de diversas matérias ela mantinha um jeito rígido, exatamente para tentar que seus alunos levassem o aprendizado a sério. Mas mesmo assim, é mostrada como uma pessoa carinhosa com grande preocupação relacionada aos alunos. Nas edições de Chico Bento Moço ela chega a ser citada pelos personagens ao relembrarem os tempos de escola e a preocupação que a professora tinha com o aprendizado deles.
Dona Marocas mostra que muitas vezes aquele professor ou professora exige mais não por querer encher o saco, mas sim por querer o melhor para os seus alunos. Que eles sejam capazes de ter uma boa formação e assim mais possibilidades de uma vida melhor. E mesmo com as dificuldades que passava, Dona Marocas não desistiu de seus alunos da Vila Abobrinha.
Qual seu professor/a favorito/a do mundo geek? Conta aí nos comentários. E para mais especiais como esse é só clicar aqui.