4 livros para se comemorar o Dia Nacional do Livro

Hoje, 29, se comemora o Dia Nacional do Livro. Como uma pessoa que ama ler e isso desde bem nova eu vejo como a leitura pode ser algo valioso e lindo de se viver. Apesar de também desvalorizado. O que acaba indo além de um interesse pela leitura, afinal os livros físicos se tornam cada vez mais caros o que dificulta seu acesso.

Com a adesão do meio digital, os livros também migraram para isso e podem ser comprados por preços menores. Mas, para mim, não existe nada como pegar o livro em mãos, folhear e sentir aquele cheiro das páginas novas. E quando não é novo, é ótimo relembrar o que já vivi com ele ou o que ainda vou viver, já que outra opção para se comprar livros com preços mais acessíveis é comprando usado.

Livros podem nos transportar para os mais diversos mundos, apresentar pessoas dos mais variados tipos e permitir que nós, meros leitores, sonhemos. Cada livro que leio, não importa a temática nem o número de páginas, me desperta sentimentos e isso é algo lindo e mágico. Como escritora, por enquanto de fanfiction, eu preciso reconhecer a importância que foi a leitura na minha vida. E sou muito grata quando recebo algum comentário de leitores meus me falando que os inspirei a escrever suas próprias histórias.

Mas sem mais delongas vamos para a temática desse especial. O Dia Nacional do Livro, como uma forma de homenagear a leitura e também sua importância, eu preparei uma lista com quatro indicações de livros brasileiros mais água com açúcar para caso você ainda não tenho conhecimento dar uma chance. E se já conhecia, dar aquela relembrada.

O Fantástico Mistério de Feiurinha

O livro de Pedro Bandeira teve sua primeira publicação em 1986, eu nem sonhava em nascer. Mas tive meu primeiro contato com ele bem novinha e simplesmente amei. E depois, no sexto ano do colégio, O Fantástico Mistério de Feiurinha era um dos paradidáticos do ano. Eu reli super feliz, porque realmente gostei da história.

Dia Nacional do Livro - O Fantástico Mistério de Feiurinha

O Fantástico Mistério de Feiurinha vai falar sobre o desaparecimento de uma suposta princesa, no caso a própria Feiurinha. Em uma reunião com as princesas já conhecidas do nosso imaginário, elas entram nesse tópico da conversa. E mesmo com suas diferenças e até egoísmo, elas unem forças para encontrar a princesa desaparecida.

A história é bem tranquila e o livro é curto então é lido super rápido. Mesmo assim, o leitor se entretém com as páginas e acaba ficando bem curioso com o que vai acontecer em seguida. Super recomendo esse livro, inclusive para todas as idades.

Fazendo Meu Filme

Acho que Fazendo Meu Filme é o meu livro brasileiro preferido. Esse livro foi emprestado para mim, e já me chamou atenção a capa rosa e o nome, eu sem ler “sinopse” nem nada, deduzi que era algo que me ensinaria a fazer um filme (leve em consideração que eu era bem nova). Mas quando comecei a ler vi que não era nada disso. Na verdade, se tratava de um romance adolescente bem clichê (amo) com uma personagem principal que até hoje me identifico muito. E eu gostei tanto do livro que a pessoa que me emprestou acabou dando ele para mim.

A história vai acompanhar Fani, uma menina no ensino médio que é apaixonada por filmes e tem um crush gigantesco em um de seus professores. Ela tem duas amigas super diferentes e maravilhosas e um melhor amigo extremamente fofo, Leo. Mas tudo começa a mudar quando ela passa na prova de um intercâmbio e começa a olhar para Leo de uma maneira diferente.

A princípio são quatro livros. Mas Paula Pimenta, a autora, já lançou algumas histórias em quadrinhos com os personagens e também uma versão do livro contada do ponto de vista de Leo. Mas todos são incríveis, quem gosta de algo mais clichê vai amar. Quem não, vale dar a chance também, porque os livros contam com suas reviravoltas. O primeiro livro vai ganhar filme e já tem até trailer disponível, então bora ler antes do lançamento.

Sábado à Noite

O livro que começou como fanfiction não podia ficar de fora dessa lista. Lembro que durante anos eu ficava pedindo para minha mãe comprar esse livro para mim, até que numa Black Friday finalmente aconteceu. Obviamente, como a boa leitora que minha mãe é também, ela acabou lendo e gostando e o terceiro comprou na pré-venda.

Sábado à Noite vai acompanhar um grupo de meninas super populares e outro de meninos um tanto desordeiros, além de uma banda mascarada que faz show nos bailes de sábado à noite que acontecem na escola. Mas o foco principal acaba sendo em Amanda e Daniel que desenvolvem um romance às escondidas porque a menina insiste nisso.

A trilogia conta com booktrailer dos três livros, um de cada, e também é possível ouvir as músicas que são cantadas pela banda mascarada nos livros. Os capítulos são divididos entre apresentar a versão das meninas e dos meninos, o que deixa tudo ainda mais interessante. E as referências vem em dose alta. A leitura é rápida e super recomendada.

Azar o Seu

Talvez esse seja o livro menos conhecido dessa lista, mas garanto que é tão bom quanto. Descobri ele aleatoriamente, a capa com fundo cor de rosa e um casal desenhado na frente me chamou atenção da mesma maneira que a sinopse. Como é de se esperar o livro vai falar um pouco do azar que a protagonista acredita tem aos montes em sua vida.

Azar o Seu acompanha Bia, cuja vida está indo de mal a pior. Depois de um infeliz ocorrido ela acaba reencontrando seu antigo amor, só que ele mudou tanto que ela não consegue reconhecer. E acaba se sentindo feliz porque finalmente se apaixonou por outro cara que não ele. Só que é ele, que por sua vez, acaba se deixando levar e não tendo coragem de dizer quem é de verdade.

Dia Nacional do Livro - Azar o Seu!

O livro vai garantir muitas risadas, principalmente com o jeito humorado da protagonista. Algumas referências também se fazem presentes ao longo das páginas. Diferente dos citado anteriormente, essa é uma literatura mais adulta. Mas assim como todos que apareceram nessa lista, vale a leitura também.

 

Eaí, quais livros já conhecia daqui? Qual livro brasileiro você indicaria? Deixa aí nos comentários. E para mais produções como essa é só clicar aqui.