Setembro está chegando ao fim. Também conhecido como Setembro Amarelo, ele é o mês que traz campanhas sobre prevenção do suicídio. Com início em 2015, o mês mostra a importância da saúde mental. Repleto de palestras e conversas sobre o tema que ainda é considerado um tabu, setembro acaba auxiliando para que portas do entendimento sejam abertas.
Pensando nisso e que esses são assuntos que se devem falar todos os meses do ano preparei uma pequena lista com filmes que de certa forma vão mostrar a importância da saúde mental. Com diferentes maneiras de abordar e tratando o tema com exemplos distintos.
Divertida Mente
Divertida Mente é a animação da Disney Pixar que estreou em 2015. O filme apresenta as emoções (literalmente) da jovem Riley. A menina que acabou de mudar de cidade e tem sua vida transformada acaba tendo que lidar com sentimentos de ansiedade e depressão. Principalmente, depois que Alegria e Tristeza tem uma briga e precisam lidar com as consequências. E assim, bagunçam a cabeça de Riley.
Apesar de ser uma animação o filme tem uma temática bem forte e serve como uma forma de aviso e reflexão. Ao longo de seu enredo é possível ver a jovem mudando e tendo atitudes que antes não teria. O apoio que vem a ter dos pais também é importante de se mostrar, porque muitas pessoas que passam por problemas mentais se sentem sozinhas.
A produção tem muitos momentos de reflexão em seu enredo. E consegue ser um alerta até para os jovens. Mesmo tudo dando certo no final, os acontecimentos fogem ao controle de Riley e geram uma angústia e sentimentos terríveis na menina. E Riley com certeza representa muitos jovens da nossa sociedade.
A Voz do Silêncio
Koe no Katachi ou A Voz do Silêncio foi lançado em 2016 e já começa com uma tentativa de suicídio de Ishida. O garoto acaba não indo em frente com o ato porque encontra o caderno antigo de uma menina que estudou com ele quando criança. A menina em questão é Nishimiya, uma jovem surda que sofria bullying principalmente de Ishida e isso a faz mudar de escola.
Ishida vai atrás da menina, que assim como ele, cresceu e ambos desenvolvem uma relação de carinho um pelo outro. O garoto que depois da saída de Nishimiya da escola começou a ser vítima de bullying que ele tanto praticava acaba se isolando e desenvolvendo alguns problemas.
O filme de anime mostra muito bem a importância da saúde mental com seus dois personagens principais e como as pessoas podem sim mudar. O impacto que acontecimentos do passado podem ter na vida de uma pessoa e como ter alguém ajudando auxilia em todo o processo. A animação é repleta de cenas fortes e momentos reflexivos que valem a pena conferir.
Por Lugares Incríveis
Por Lugares Incríveis é um filme de 2020, baseado no livro de Jennifer Niven. O filme acompanha Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith). Violet passa por um momento de luto e ao tentar um suicídio é impedida por Theodore que acaba se aproximando dela ainda mais depois de um trabalho de escola.
O filme mostra muito bem como as aparências podem enganar. Theodore que em primeiro momento parece um menino super alto astral acaba por se mostrar bem profundo e tão complexo como Violet. Ele tem os próprios problemas e jeitos de “lidar” com isso.
São abordados diversos assuntos que geram reflexão quanto aos temas. Inclusive, a dificuldade de se abrir com um profissional da área. Apesar de acompanhamento psicológico ser algo muito importante, nem todo mundo consegue de fato se abrir e assim traçar caminhos que auxiliem na resolução de problemas. Então, apesar de pesada, a produção acerta ao gerar reflexão quanto sua temática.
Coringa
O filme Coringa lançado em 2019, aborda claramente a importância da saúde mental na vida de alguém e a importância de ter pessoas a sua volta. Arthur Fleck é considerado um fracasso, sofre com isolamento e é intimidado, mesmo assim tenta ser uma boa pessoa. Mas tudo muda quando ele assassina três homens.
Apesar de poder ser compreensível o que levou Arthur a se tornar Coringa, é importante saber que isso não significa que ele estivesse certo em seus atos em atitudes. Mesmo assim, o filme mostra bem claramente como a vida de alguém pode ser impactada pela forma como é tratada.
Coringa, assim como os outros filmes citados, mostra a importância da saúde mental. É um personagem com uma história interessante de se avaliar. Os atos dele talvez pudessem ter sido evitados se seu tratamento em sociedade fosse diferente. Ou se, ao menos, ele conseguisse lidar melhor com os próprios sentimentos. O filme é bem crítico e reflexivo.
Já assistiu aos filmes citados? Conhece algum outro que se relaciona com saúde mental? Me conta aí nos comentários e para mais produções minhas é só clicar aqui.