Hoje 16 de dezembro de 2025, estamos comemorando os 250 anos de Jane Austen, romancista inglesa que arrebatou o coração de uma legião de fãs.

by Cassandra Austen,drawing,circa 1810

Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, em 16 de dezembro de 1775.  foi uma romancista inglesa conhecida principalmente por seus seis romances, que implicitamente interpretam, criticam e comentam sobre a pequena nobreza rural inglesa no final do século XVIII. Os enredos de Austen frequentemente exploram a dependência das mulheres do casamento para a busca de posição social favorável e segurança econômica.

Os livros anonimamente publicados Razão e Sensibilidade (1811).

Orgulho e Preconceito (1813)

Mansfield Park (1814)

Emma (1816)

foram sucessos modestos, mas lhe trouxeram pouca fama durante sua vida. Ela escreveu outros dois romances.

Northanger Abbey 

Persuasion

Ambos publicados postumamente em 1817 — e começou outro, eventualmente intitulado Sanditon, mas foi deixado inacabado após sua morte. Ela também deixou para trás três volumes de escritos juvenis em manuscrito, o curto romance epistolar Lady Susan e o romance inacabado The Watsons.

Seus romances foram adaptados para vários filmes, incluindo Sense and Sensibility (1995), Orgulho e Preconceito (2005), Emma (2020) e uma adaptação de “Lady Susan” Amor e Amizade (2016), bem como o filme da BBC Persuasão (1995) e a minissérie da BBC Pride and Prejudice (1995).

Educação

Em 1783, Austen e sua irmã Cassandra foram enviadas para Oxford a fim de que fossem educadas por Ann Cawley.

O currículo provavelmente incluía francês, ortografia, bordado, dança, música e teatro. As irmãs voltaram para casa antes de dezembro de 1786 porque as taxas escolares das duas meninas eram muito altas para a família Austen.

Depois de 1786, Austen “nunca mais viveu em nenhum lugar além dos limites de seu ambiente familiar imediato”.

Morte

Austen estava se sentindo mal no início de 1816, mas ignorou os sinais de alerta. Em meados daquele ano, seu declínio era inconfundível, e ela começou uma deterioração lenta e irregular. A maioria dos biógrafos se baseia no diagnóstico retrospectivo de Zachary Cope de 1964 e lista sua causa de morte como doença de Addison, embora sua doença final também tenha sido descrita como resultante de linfoma de Hodgkin.

Austen fez pouco caso de sua condição, descrevendo-a como “bile” e reumatismo. Conforme sua doença progredia, ela sentia dificuldade para andar e faltava energia; em meados de abril, ela estava confinada à cama. Em maio, Cassandra e Henry a levaram para Winchester para tratamento, quando ela sofreu uma dor agonizante e deu as boas-vindas à morte. Austen morreu em Winchester em 18 de julho de 1817, aos 41 anos.

Quer saber mais sobre Literatura? Então, clique!


Conheça nosso canal no YouTube: